A situação dos mangás da Shounen Jump: Um ano depois/2018

No ano passado eu fiz pela primeira vez um texto que foi dividido em dois (veja aqui a parte 1 e parte 2) sobre a situação dos mangás da Shounen Jump após vários encerramentos e também novas estreias e sucessos. Este novo texto será uma continuação do que fiz nos textos anteriores, mas com menos detalhes sobre os mangás que eu já apresentei anteriormente, focando mais em mangás novos que estrearam e fizeram sucesso ou terminaram, além de mostrar a situação deles.

Vocês devem ter percebido que no texto anterior eu usei de imagens da estreia dos mangás na jump. Neste novo texto, as capas usadas são mais recentes do ano de 2018 com os mangás que tiveram ao menos uma capa. Mangás como Hunter x Hunter, World Trigger e outros que não tiveram capas novas, como os novatos que falharam, vão estar com capas de anos anteriores ou com a capa de estreia. Além disso, eu irei dividir os mangás entre aqueles ainda ativos e aqueles que terminaram no período entre o texto anterior e esse. E ao contrário do ano passado, eu não irei colocar sinopse e afins nos mangás já que esse não é o ponto do texto.

One Piece

Autor: Eichiro Oda
Estreia
: 19 de julho de 1997
Adaptação
: Anime criado a mais de 20 anos, com mais de 800 episódios pela Toei Animation, continua ativo e é um grande sucesso até hoje, estando sempre no top 10 mais vistos do Japão.

One Piece continua sendo o mangá de maior sucesso do Japão vendendo em média 3,5 milhões de unidades por volume. Durante este ano, ele terminou sendo o mangá mais vendido novamente com mais de 11 milhões no total e suas posições na revista sempre estão altas. Fora isso, não há muito o que comentar do mangá já que não houveram mudanças significativas na série desde o período passado.

Gintama

Autor: Hideaki Sorachi
Estreia:
8 de dezembro de 2003
Adaptação:
Quatro OVAs, um filme e oito temporadas de anime que resultam em mais 350 episódios no total, no aguardo de uma nova temporada a ser anunciada. Todos feitos pela Sunrise primeiramente, e a partir da sexta temporada, pela Bandai Namco Pictures.

Enquanto um ano se passou desde o último texto, o veterano Gintama estava em seu arco final e eu achei que o mangá iria acabar nesse período. Porém, o arco final terminou, houve um time-skip e agora parece que o verdadeiro arco final realmente chegou. Foi algo surpreendente considerando que houveram notícias de o manga acabaria um capítulo depois da resolução do arco, mas acabou ele que continuou. O mangá deve terminar no mínimo até o fim de ano se o Sorachi não colocar outro em cima dele.

Sobre Gintama em relação a suas vendas do ano, o mangá ainda vende relativamente bem com uma média de cerca de 250 mil  unidades por volume no ano e 1,3 milhões no total de vendas de seus volumes, sendo o vigésimo quarto mangá mais vendido do país e o oitavo mais vendido da revista. Fora isso, Gintama continua tendo posições baixas e medianas já que está em fim de arco. O mangá já tem seu público fiel que lê e compra os volumes, e por esses e outros motivos não há muito motivo para que esteja tão alto. Apesar disto, Gintama geralmente recebe páginas coloridas e algumas capas por ano então mesmo que não esteja dessa forma, ainda é relativamente promovido.

Falando do anime, Gintama está em seu “arco final” agora onde esse material será adaptado completamente até chegar ao verdadeiro arco final e onde deve finalmente acabar após 10 anos desde a estreia do mesmo.

Hunter x Hunter

Autor: Yoshihiro Togashi
Estreia:
3 de março de 1998
Adaptação:
Um anime feito pelo estúdio Nippon Animation com 62 episódios, além de um OVA de 30 episódios produzido pelo mesmo estúdio. Anos depois, o anime foi adaptado novamente, dessa vez pela Madhouse com 148 episódios.

Hunter x Hunter continua na mesma situação de sempre em que passa por meses em hiato, até que volta por um tempo e entra em hiato novamente. Não há muita mudança em relação a série desde então e duvido que muita coisa mude durante os próximos anos de toda forma. É o padrão que a série vem tendo desde que entrou nesta fase.

Em relação as suas vendas, Hunter x Hunter teve um volume durante o ano que vendeu mais de 1,3 milhões e fez com que o mangá fosse o vigésimo segundo mais vendido do país e o sétimo na revista, o que mostra como o mangá ainda é popular e porque mesmo nessa situação o mangá continua a ser publicado.

Haikyuu

Autor: Haruichi Furudate
Estreia:
20 de fevereiro de 2012
Adaptação: 
Três temporadas com 60 episódios produzidos pelo estúdio Production I.G.

Haikyuu continua sendo um grande sucesso como um dos três pilares da revista. Apesar de não estar em posições tão altas como antes por já ser uma série de grande sucesso e ser estabelecido no mercado, o manga ainda é rankeado de forma relativamente alta com poucas vezes indo para o meio da revista. E ainda assim, é bastante promovido com várias capas durante o ano e páginas coloridas. Suas vendas também continuam muito boas com uma média de 700 mil unidades vendidas por volume e no total do ano o mangá obteve quase 5 milhões no total de seus volumes lançados no ano, sendo o sexto mangá mais vendido do japão e o terceiro da Shounen Jump.

Boku no Hero Academia

Autor: Kouhei Horikoshi
Estreia
: Julho de 2014
Adaptação
: 3 temporadas lançadas em 2016, com 13 episódios, 2017, com 25 episódios e 2018, com 25 episódios pelo estúdio Bones. Também receberá um filme em 2018 nos cinemas pelo mesmo estúdio.

Boku no Hero Academia continua sendo um dos três pilares da revista junto de One Piece e Haikyuu. Suas vendas continuam bastante altas e estáveis devido a seu anime que continua sendo um grande sucesso com o público no modelo de temporada que tem usado. Sua audiência é tão grande que chega a ponto de aparecer no top 10 de animes mais vistos do país, o que não é algo fácil quando seus concorrentes no top 10 são todos animes long-running como Precure, One Piece, Detective Conan, Pokémon, dentre outros. Além de ter pela primeira vez um filme próprio, o que é uma conquista e tanto. E falando nas suas vendas, Boku no Hero tem uma média de 800 mil unidades vendidas por volume, onde chegou a 5,8 milhões de vendais no total de seus volumes no ano, sendo o quarto mangá mais vendido do país e o segundo na Shounen Jump, atrás apenas de One Piece por uma diferença de 7 milhões.

Apesar disto, Boku no Hero assim como Haikyuu, não tem ficado em posições tão altas como antes. Por um lado, isso aconteceu pela mudança do editor chefe da revista, por outro isso é relativamente normal visto que o mangá já é um sucesso estabelecido, o que o deixa no meio na maior parte das vezes. No entanto, o mangá ainda continua sendo promovido com bastante capas e páginas coloridas durante o ano.

Yakusoku no Neverland

Autores: Kaiu Shirai (roteirista) e Demizu Posuka (desenhista)
Estreia
: 1 de Agosto de 2016
Adaptação
: Um anime foi anunciado na revista para o ano de 2019 pelo estúdio Cloverworks.

Um dos mangás de 2016 que obtiveram sucesso, Neverland é o mangá de maior sucesso da leva dele e também um dos maiores e mais promissores mangás a estrearem na revista nos últimos anos. Mesmo antes do anúncio da sua adaptação em anime, o mangá já estava conquistando números muito grandes com cerca de 400 mil unidades vendidas por volume e chegando a marca de 2 milhões no total de seus volumes no ano de 2017. Sendo o décimo primeiro mangá mais vendido do país e o quinto mangá mais vendido da Shounen Jump no período. Com o anúncio do anime, a possibilidade de Neverland aumentar ainda mais as suas vendas por conta da adaptação é muito grande, podendo vender ainda mais por volume.

Neverland tem posições altas no ranking, sendo bastante promovido e ficando entre os primeiros colocados a maior parte das edições, além de ganhar bastante capas durante o ano e páginas coloridas.

Kimetsu no Yaiba

Autora: Gotouge Koyoharu
Estreia
: 15 de fevereiro de 2016
Adaptação
: Um anime foi anunciado para 2019 feito pelo estúdio Ufotable.

Kimetsu no Yaiba assim como Neverland e Yuragi-sou foi um dos sucessos do ano de 2016. Porém, o que poucos sabem é que o início do mangá foi bastante complicado com posições baixas e vendas não muito boas. Só a partir de alguns volumes e capítulos que o mangá deu uma reviravolta, em ambos os aspectos, devido ao trabalho da autora. Começou a ter um crescimento então, vendendo muito melhor e tendo posições melhores por conta da aceitação dos leitores na revista. Kimetsu no Yaiba vende atualmente cerca de 200 mil unidades por volume e em seu total no ano de 2017, o mangá vendeu 1,193 milhões com todos os seus volumes durante o período, ficando em trigésimo primeiro lugar entre os mais vendidos do país e sendo o décimo mais vendido da revista.

Por conta desse crescimento que Kimetsu experimentou, suas posições na revista geralmente são bem altas, ficando sempre entre os primeiros colocados e tendo muito mais promoções que possuia antes. Além disso, alguns meses atrás o mangá recebeu o anúncio de que receberia uma adaptação de anime feito pela Ufotable, o que com certeza pode aumentar bastante as vendas do mangá que tem potencial pra vender muito mais.

Shokugeki no Soma

Autores: Yuuto Tsukuda (roteirista), Shun Saeki (desenhista), Yuki Morisaki (chef colaboradora para a parte de comida)
Estreia
: 26 de novembro de 2012
Adaptação
: Uma temporada de 24 episódios em 2015, uma de 13 episódios em 2016, uma de 12 episódios em 2017 e outra de 12 episódios em 2018. Todas feitas pelo estúdio J.C.Staff.

Desde o último período do texto, Shokugeki no Soma tem passado por algumas mudanças. Apesar de ter recebido duas temporadas de seu anime entre esse período e o anterior, o mangá experimentou uma queda de popularidade tanto dentro da revista quanto na venda de seus volumes. Shokugeki no Soma constantemente aparece entre os quatro últimos ou mais próximo do fim do que do início, além de seus volumes terem vendidos menos comparado ao que vendiam no ano passado. É uma situação de perda de popularidade que aconteceu com vários mangás durante a história e dificilmente a popularidade vai crescer novamente, mas o mangá ainda vende muito bem, apesar disso tudo. São cerca de 500 mil unidades vendidas por volume, vendendo 2,70 milhões com todos os seus volumes no ano de 2017, sendo o décimo primeiro mangá mais vendido do país e o quarto mangá mais vendido da revista.

World Trigger

Autor: Daisuke Ashihara
Estreia
: 8 de fevereiro de 2013
Adaptação
: Um anime feito pela Toei Animation com 73 episódios.

Infelizmente desde o último post, World Trigger continua em hiato, o que me parte o coração. Não há muito o que falar da obra. Só que o Ashihara infelizmente não dá notícias faz tempo e o mangá superou Hunter x Hunter em tempo de hiato, ficando 81 edições da Jump sem ser publicado, ou seja, quase 2 anos desde o último capítulo publicado em novembro de 2016. Ainda assim, a boa notícia é que único volume lançado no início de 2017 vendeu 937 mil unidades, sendo o quadrigésimo sétimo mangá mais vendido do país e o décimo segundo mais vendido da revista.

Hinomaru Zumou

Autor: Kawada
Estreia: 26 de Maio de 2014
Adaptação: Um anime irá estrear no fim do ano de 2018. Está sendo feito pelo estúdio Gonzo.

A situação de Hinomaru Zumou não mudou muito desde o ano passado. O mangá ainda vende bem pouco e também não tem posições muito boas, ficando na maior parte do tempo entre os últimos. Apesar de tudo isso, o mangá conseguiu uma adaptação para anime que irá estrear no fim do ano. O mangá vende atualmente cerca de 40 mil unidades por volume. É um número baixo, mas possui uma base relativamente fiel tanto dentro da revista quanto a volumes, o que fortalece a permanência do mangá e que pode elevar o número de vendas para um nível bom ou até mais caso seu anime tenha algum sucesso pra trazer um novo público pra revista

Black Clover

Autor: Yuki Tabata
Estreia: 16 de fevereiro de 2015
Adaptação: Um OVA produzido pela Xebec foi lançado 2016 e um anime produzido pela Pierrot estreou em 2017 e vai terminar em 2018 com 51 episódios

Black Clover teve um bom ano em 2017 e um bom primeiro semestre de 2018 também. No final de 2017 seu anime estreou, mas o efeito não pôde ser visto muito na época já que estava muito em cima da virada do ano. Porém, em 2018 suas vendas aumentaram bastante no período. Black Clover vende hoje em dia cerca de 350 mil unidades por volume e em 2017 vendeu 1,89 milhões durante o ano, sendo o décimo quarto mangá mais vendido do Japão e o sexto mangá mais vendido da revista. Em 2018, sua situação já está muito superior a antes, ultrapassando a marca de 2 milhões com todos os mangás vendidos devido ao anime, com volumes antigos e novos fazendo parte dessa conta. É o sétimo mangá mais vendido desse período e o quarto da jump.

No entanto, Black Clover não fica em primeiras colocações como antes, se posiciona ainda próximo dos 5 primeiros lugares mas não tão bem colocado, o que tem sido uma prática para mangás mais estabelecidos com o tempo. Apesar disto, o mangá ainda recebe bastante capas e páginas coloridas durante o período.

Yuragi-sou no Yuuna-san

Autor: Miura Tadahiro
Estreia: 8 de fevereiro de 2016
Adaptação: Seu anime foi anunciado esse ano e vai estrear no meio de Julho de 2018, sendo feito pela Xebec.

Yuragi-sou no Yuna-san teve algumas mudanças desde o último post. A série que se estabeleceu na revista em 2016 como um sucesso teve seu anime anunciado no início do ano, o que pode aumentar as vendas do mangá em comparação ao que se tem agora. Falando em vendas, o mangá tem uma média de vendas de 130 mil unidades por volume faz algum tempo, o que se manteve e que como mencionado anteriormente, pode aumentar. Em relação a suas posições na revistas, Yuna sempre foi um mangá de meio de tabela ou perto do fundo da revista, o que não é incomum pra séries ecchis na jump, mas nesse período Yuna passou pelo fundo algumas vezes, o que não necessariamente é preocupante, mas chama a atenção pela mudança em comparação com antes.

Boruto: Naruto Next Generations

Autores: Ukyou Kodachi (roteirista), Mikio Ikemoto (desenhista) e Masashi Kishimoto (supervisão)
Estreia: 9 de Maio de 2016
Adaptação: Um anime produzido pelo estúdio Pierrot desde o começo de 2017.

Um dos mangás que estrearam em 2016, Boruto era um dos casos em que a permanência era praticamente certa. Por esse motivo acabo não considerando o mangá como algo a ser provado quando é uma sequência de um dos maiores mangás da história, o que garante muito mais a sua continuação na revista comparado com mangás completamente novos. Com isso dito, Boruto continua sendo publicado mensalmente na revista, sendo o único mangá nessa condição, onde toda vez que é publicado recebe uma página colorida. Seu anime continua em exibição na TV Tokyo e é top 3 entre os animes da emissora atrás apenas de Pokémon. Com relação a seu mangá, Boruto tem uma média de 280 mil unidades por volume e vendeu em 2017 1,206 milhões com seus volumes, sendo o vigésimo segundo mangá mais vendido do país e o nono em relação aos mangás da jump.

Bokutachi wa Benkyou Ga Dekinai

Autor: Taishi Tsutsui
Estreia: 6 de Fevereiro de 2017

Você lembra da leva inicial que houve em 2017 com seis mangás estreando em seis semanas? Pois é, Bokutachi foi um dos sobreviventes e sucessos não só daquela leva como do ano de 2017 junto de Dr. Stone e Robot X Laserbeam (que depois foi cancelado na metade de 2018). A série teve um começo bom com posições sempre entre o meio e próximo do fundo, mas com o tempo o mangá passou a figurar muito mais na parte de cima da revista do que no início, onde a sua situação não era ruim, mas obviamente não era melhor que a atual onde o mangá está na maior parte das vezes entre os 4 primeiros ou próximo do top 5, além de ganhar algumas páginas coloridas. Fora isso, Bokutachi tem vendas boas e é o mangá mais vendido dentre aqueles que estrearam no ano passado (além de ultrapassar alguns de seus veteranos), com cerca de 120 mil unidades por volume.

Com o anúncio do anime de Yuna, Hinomaru Zumou, Kimetsu no Yaiba e Neverland, Bokutachi é com certeza o maior candidato pra receber uma adaptação junto de seu companheiro de leva Dr.Stone.

Dr. Stone

Autores: Riichiro Inagaki (roteirista) e Boichi (desenhista)
Estreia: 6 de março de 2017

Como mencionei anteriormente, Dr. Stone foi um dos mangás de 2017 a sobreviver e ser um sucesso. O mangá não conseguiu superar seu companheiro de leva Bokutachi que sempre vendeu mais, mas a obra ainda assim não está tão distante, além de ainda superar outros mangás em vendas. No quesito de vendas, Dr. Stone tem uma média de 110 mil unidades por volume vendido, ficando um pouco atrás de Bokutachi como mencionado. Em questão de promoção, no entanto, o mangá recebe bastante, estando praticamente sempre entre os 5 primeiros colocados na revista e ganhando uma boa quantidade de capas e páginas coloridas, o que leva a crer que o editorial aposta bastante no mangá em um longo período.

E assim como mencionei antes, eu vejo Dr. Stone e Bokutachi tendo seus animes anunciados nesse ano ou ano que vem. É praticamente certo com o desempenho deles.

Act-Age

Autores: Tatsuya Matsuki (roteirista) e Shiro Usazaki (desenhista)
Estreia:
22 de janeiro de 2018

Agora é que começa a ficar um pouco difícil. Os mangás mencionados anteriores já são estabelecidos, mas a partir de Act-Age, todos esses são mangás relativamente recentes, podendo acontecer qualquer coisa com eles. No entanto, pro caso de Act-Age, a situação parece melhor, assim como a de outro mangá que vou mencionar depois, então vamos lá. Act-Age foi uma das primeiras estreias do ano de 2018 e ao contrário de outros mangás que estrearam no mesmo período, não foi cancelado, o que já é um bom sinal. O mangá começou com posições baixas e medianas durante o começo e por um tempo, porém, no último mês, de junho e agora em julho, o mangá tem tido posições muito mais altas constantemente. O que já mostra que a série é vista como promissora e que algo mudou internamente. Falando em vendas, o mangá até agora tem dois volumes lançados. O segundo foi lançado a poucas semanas atrás e vendeu 15 mil unidades(o primeiro mal apareceu no ranking oricon). Porém, o mangá recebeu uma reimpressão, o que significa que a série teve muito mais demanda do que esperavam para este segundo volume e esse número deve aumentar significativamente. Com base em tudo isso, eu realmente acredito que o mangá irá sobreviver e se estabelecer na revista, o que vai ajudar no crescimento do roteirista que é relativamente jovem com 25 anos e a desenhista que tem apenas 21 anos.

Jujutsu Kaisen

Autor: Gege Akutami
Estreia:
5 de março de 2018

O outro mangá que mencionei anteriormente que está em uma melhor situação é Jujutsu. Assim como Act-Age, eu vejo o mangá como um grande candidato a ser um dos sucessos da revista em 2018 por conta do seu desempenho na revista e agora muito mais pela parte de vendas que eu falarei depois. Jujutsu Kaisen teve uma estreia tímida, mas suas posições tem sido cada vez melhores no geral, ficando entre o meio e próximo do top 5 ultimamente. Fora isto, o mangá teve seu primeiro volume lançado este mês e obteve 28 mil unidades vendidas em somente 5 dias, o que é bastante para um mangá novato e ainda mais porque houve a notícia de que o mangá receberia, assim como Act-Age, uma reimpressão, mostrando que a demanda esperada foi muito maior do que originalmente. Com isso dito, eu acredito que o mangá vai se estabelecer na revista.

Noah’s Notes

Autor: Haruto Ikezawa
Estreia:
12 de março de 2018

Noah’s Notes é a terceira tentativa de Haruto Ikezawa com uma série na Shounen Jump após duas tentativas falhas que foram canceladas, que foram Kurogane (2011-2013) e Mononofu (2015-2016).  Nessa terceira tentativa, no entanto, ao que parece o mangá não vai chegar tão longe quanto os dois primeiros. Ele pode acabar sendo salvo por conta de outro mangá em pior situação mas no momento suas posições não são nada boas, ficando quase sempre em último e suas vendas estão bem abaixo de 10 mil unidades com seu primeiro volume. Obviamente a situação pode mudar para o mangá, mas no momento o que pode ser dito sobre ele é que a possibilidade de cancelamento é alta.

Momiji no Kisetsu

Autor: Masayoshi Satoshou
Estreia:
14 de maio de 2018

Momiji no Kisetsu é um mangá com um caso interessante. O mangá já havia sido publicado com o mesmo nome, arte, design e tinha o mesmo autor na revista Shounen Jump GIGA. O mangá havia sido publicado por alguns meses e teve um volume compilado. Após isso, o mangá que havia terminado acabou tendo um “reboot” como um novo mangá na própria Shounen Jump após o fim do original na Giga. Dito isso, é ainda muito cedo pra dizer o que vai acontecer ele já que seu primeiro volume na Jump ainda não está pra sair, mas suas posições no geral tem sido estáveis.

Kimi wo Shinrayku Seyo

Autores: Kazusa Inaoka
Estreia:
21 de maio de 2018

Assim como Momiji, esse mangá também era publicado na Shounen Jump Giga em uma outra versão e teve também uma versão reboot que estreou na revista na mesma leva de Momiji. O mangá ainda não tem seu primeiro volume lançado, mas suas posições não tem sido muito boas, o que o torna um forte candidato a cancelamento.

Sougou Jikan Jigyou Gaisha Daihyou Torishimariyaku Shachou Senzoku Hisho Tanaka Seiji

Autor: Keiji Amatsuka
Estreia:
21 de junho de 2018

Com um dos maiores títulos da história da (se não o maior), Tanaka Seiji superou mangás como Kochikame e outros que possuíam títulos enormes e tinham seus títulos simplificados pela revista, o que foi exatamente o que fiz aqui. Tanaka Seiji ainda é um mangá relativamente novo então não dá pra fazer nenhuma avaliação sobre.

Alice no Taiyou

Autores: Takahide Totsuno
Estreia:
28 de junho de 2018

Estreando na mesma leva de Tanaka Seiji, Alice no Taiyou também é um mangá muito recente pra fazer qualquer avaliação dele. No entanto, ainda assim é digno de nota deixar ele e Tanaka Seiji pra que eu mencione o que houve com eles no texto de 2019.

Mangás finalizados nesse período

Saiki Kusuo no Psi-nan

Autor: Shuuichi Asou
Estreia: 14 de maio de 2012
Adaptação: Um ONA foi lançado em 2013. Primeira temporada feita pelo estúdio J.C.Staff, em 2016, totalizando 24 episódios. Teve uma segunda temporada em 2018 com a mesma quantidade de episódios e pelo mesmo estúdio.

Um dos mangás mais antigos da revista no ano de 2017, Saiki terminou após 6 anos de publicação na Shounen Jump. O mangá ganhou uma segunda temporada em 2018 antes de acabar e vai ganhar ao menos mais uma adaptação em um formato não especificado. Saiki como uma comédia tinha uma performance inconstante com posições indo da metade pro fim e pra cima, mas geralmente ficando no meio da revista. A série tinha como média de vendas 230 mil unidades e com seus volumes durante o ano de 2017 chegou a 992,909 mil, ficando em quadrigésimo terceiro no Japao e sendo o décimo primeiro mais vendido na jump.

U19

Autor: Yuuji Kimura
Estreia: 13 de fevereiro de 2017

U19 foi parte da leva de seis mangás do início de 2017 em que 3 desses sobreviveram ao ano em questão e 3 outros foram cancelados. U19 fez parte do segundo caso, tendo uma recepção ruim entre os leitores desde o começo e isto se refletindo em suas posições na revista e depois em suas vendas quando os seus volumes foram lançados. Vendeu cerca de 2 mil unidades por volume, um número muito baixo para um mangá, o que motivou o seu cancelamento quatro meses depois de sua estreia.

Poro no Ryuugakuki

Autor: Hitsuji Gondaira
Estreia: 20 de fevereiro de 2017

Poro também era parte da leva de 6 mangás que estreou no início de 2017 e assim como U19, fez parte da metade que não deu certo no ano de 2017. Poro também foi mal recebido no geral, o que refletiu em suas posições sempre estando no fim da revista e em seus volumes vendendo cerca de 2,5 mil unidades, o que motivou o cancelamento do mangá 4 meses depois da sua estreia.

Harepeko no Marie

Autor: Ryuhei Tamura
Estreia: 27 de fevereiro de 2017

Completando o trio dos dois mangás mencionados anteriormente, o retorno de Tamura após Beelzebub foi um completo fracasso. O mangá teve um desempenho melhor que os dois companheiros de leva, porém, ainda assim um desempenho muito ruim. Ficou constantemente entre os últimos devido a má recepção que o mangá teve com os leitores e depois isto refletiu-se nas vendas dos volumes, que venderam cerca de 5 mil unidades, o que influenciou no cancelamento da série 7 meses depois da sua estreia.

Isobe Isobee Monogatari: Ukiyo wa Tsurai yo

Autor: Nakama Ryou
Estreia: 27 de março de 2013
Adaptação: Três ONAs (Original Net Animation)

Após quatro anos e meio de publicação na revista, Isobe terminou. Apesar de não ser uma série que vendia muito, Isobe era muito bem visto pelos leitores da revista que gostavam muito de ler a comédia quando compravam a Jump. Isso motivou a colocação da série que sempre esteve em último na ordem da revista para sempre encerrar a leitura da Jump com uma obra leve e engraçada. Isto já foi usado outras vezes no passado e o mesmo ocorreu aqui, o que deu ao mangá muitos anos de sobrevida pelo carinho que recebeu.

Samon-kun wa Summoner

Autor: Shun Numa
Estreia: 15 de setembro de 2015

Após um ano e dez meses de publicação, Samon terminou sua serialização. Se por um lado o mangá não foi um sucesso de vendas, obviamente também não foi um fracasso considerando que sobreviveu durante todo esse tempo, o que não é qualquer mangá que consegue. A série teve uma base de fãs durante o período, o que sustentou sua permanência na revista, porém, seus números de vendas em volume não eram bons, vendendo bem abaixo do esperado, embora nada horrível como outros mangás, considerando que vendia acima de 10 mil unidades por volume.

Shudan

Autor: Takuma Yokota
Estreia: 27 de junho de 2017

Quatro meses após o fim de sua série Sasuji Pinto que era publicada na própria Shounen Jump, Yokota surpreendeu e voltou a revista com uma nova série. Apesar disso, a série não teve uma boa recepção e suas vendas por consequência não foram boas, vendendo somente 5 mil. Devido a isso, o mangá foi cancelado 5 meses depois de sua estreia.

Spring Weapon Number One

Autor: Tomohiro Hasegawa
Estreia: 17 de outubro de 2016

Após um ano e seis meses depois de sua estreia, Spring Weapon foi cancelado. O mangá durou por muito tempo em posições bem baixas na maior parte das vezes e suas vendas eram em média 8 mil unidades por volume, o que motivou seu cancelamento nesse tempo. No caso do mangá, sua permanência na revista se deu muito mais devido a outros mangás estarem indo pior do que por outros motivos considerando o desempenho e a falta de popularidade que a série possuia.

Cross Account

Autor: Tsunehiro Date
Estreia: 19 de junho de 2017

Após a sua tentativa anos atrás como desenhista de Tokyo Wonder Boys, Date voltou a revista dessa vez como autor e desenhista de uma série. Infelizmente para ele, sua série teve uma performance fraca na revista, estando sempre entre os últimos e com suas vendas de volume sendo baixas com 4 mil unidades vendidas, o que resultou em seu cancelamento seis meses depois na segunda tentativa do autor.

Tomaytopoo no Lycopene

Autor: Kouji Ouishi
Estreia: 7 de outubro de 2017

Lycopene é o mangá de Ouishi, mesmo autor de Inumarudashi que teve um relativo sucesso na revista. O mangá estreou logo após o fim de Isobe e assumiu a mesma posição de seu predecessor: Uma comédia curta e leve no fim da revista, o que levou o mangá a ser sempre colocado em último na revista. Lycopene não tinha a mesma popularidade de Isobe, porém, o mangá ainda assim era adorado pelos leitores da revista, embora a maioria deles não optava por comprar os volumes do mangá que vendia cerca de 7 mil unidades.  O mangá foi cancelado oito meses depois de sua estreia na revista, porém, ao contrário de outros e seguindo alguns outros exemplos, Lycopene só terminou na Shounen Jump em si, já que o mangá terá uma sequência na revista digital Shounen Jump+ em Agosto deste ano assim como outros mangás tiveram como iShoujo que teve sua sequência na revista digital e Soul Catchers que foi transferido diretamente sem uma continuação em si. Comparado com outros mangás do ano de 2017 que terminaram, Lycopene teve a sorte grande por conta de seu desempenho interno.

Full Drive

Autor: Genki Ono
Estreia: 23de outubro de 2017

A primeira tentativa de Ono, um mangaka que temos conhecimento de que é bastante novo com 21 anos de idade acabou sendo um fracasso. O mangá teve uma recepção bem fraca em ambos os campos, seja em vendas ou posições, sendo cancelado quatro meses depois de sua estreia.

Golem Hearts

Autor: Gen Ousuka
Estreia: 30 de outubro de 2017

Após um one-shot inicial de mesmo nome em 2016, Golem Hearts tornou-se uma série na revista no ano seguinte. No entanto, o resultado da serialização não poderia ter sido pior. A recepção do mangá foi terrível e sem sombra de dúvidas, a pior dentre todos os mangás cancelados do ano de 2017. Golem hearts desde o início pegou posições baixas e só não foi o último o tempo todo pois Lycopene ainda era publicado na revista e automaticamente ficava em último por estratégia. Fora isso, era de comum conhecimento que os leitores não gostaram nem um pouco do mangá, o que ficou comprovado meses depois com o lançamento de seus volumes que o mangá havia sido um fracasso completo tanto de vendas quanto em sua recepção, não chegando nem a duas mil unidades vendidas, o que fez o mangá ser cancelado apenas 3 meses depois da sua estreia.

Bozebeats

Autor: Ryoji Hirano
Estreia: 15 de janeiro de 2018

Bozebeats foi o primeiro trabalho de Hirano como mangaká após um one-shot e infelizmente para o autor, seu mangá teve uma recepção pobre com posições sempre baixas refletindo isso e o volume do mangá vendendo menos de 5 mil unidades, sendo cancelado 3 meses após sua estreia.

Robot x Laserbeam

Autor: Tadatoshi Fujimaki
Estreia: 18 de março de 2017

Após o grande sucesso de Kuroko no Basket que vendeu mais de 30 milhões durante seus 6 anos de serialização do mangá original, Fujimaki voltou a revista após terminar a sequência do mangá na Shounen Jump+, ou seja, um ano depois do término. Dessa vez, ao contrário de Basquete, Fujimaki experimentou um mangá sobre golfe. Robot x Laserbeam começou relativamente bem com posições altas e médias na revista, além de vendas significativas com cerca de 100 mil unidades por volume, porém, ainda em 2017 e poucos meses depois da estreia a situação já começou a mudar. As posições que eram altas na revista começaram a cair e o mangá começou a sempre ficar entre os últimos colocados. Apesar disso, suas vendas ainda estavam boas, mas ficava claro que a popularidade interna do mangá com leitores que só compravam a revista e não os volumes era baixa, evidenciando que os volumes eram comprados por fãs de Kuroko. Ainda assim, o mangá sobreviveu ao ano de 2017 devido a suas vendas de volume e era considerado parte do sucesso da leva de seis mangás junto de Bokutachi e Dr. Stone, ainda que menos popular que os dois. Porém, em 2018 suas vendas começaram a cair e o mangá que já não tinha uma popularidade com os leitores da revista acabou terminando 1 ano e 3 meses após a sua estreia devido a queda de popularidade fora (que sustentava o mangá) e o fato de que dentro da revista a maioria dos leitores não gostava do mangá.

Ziga

Autores: Rokurou Sano (roteirista) e Kentarou Hidano (desenhista)
Estreia: 19 de março de 2018

Ziga foi um mangá que estreou e teve algumas posições medíocres e que em boa parte do tempo estava sempre entre os últimos, o que refletiu em suas vendas sendo muito baixas e 3 meses depois de sua estreia o mangá foi cancelado.

E é isso. No ano de 2019 eu farei mais um texto sobre a situação dos mangás da revista com atualizações de cada um e do que houve com os mangás no período então nos vemos daqui a um ano. Até lá.

Deixe uma resposta