A situação dos mangás da Shonen Jump parte II

A continuação da primeira parte está aqui com o restante dos mangás da revista sendo analizados por mim. Aproveitem!

Poro no Ryuugakuki
Autor: Hitsuji Gondaira
Estreia: 20 de fevereiro de 2017
Adaptação: Nenhuma
Sinopse: Poro é um demônio aparentemente comum. Com apenas uma diferença: ele acaba indo parar no mundo dos humanos. Como será a vida deste ser em nosso mundo?

Mais um dos seis novatos de 2017 e nesse caso com um autor também novato, tendo somente um one-shot publicado antes da atual obra. Poro estreou faz cerca de 3 meses e desde então vem tendo rankings horríveis ficando em último ou penúltimo em praticamente todas as edições e sendo considerado por todos como praticamente cancelado. Só um milagre salva esse mangá do cancelamento, o que particularmente acho difícil acontecer mas só o futuro dirá com seu primeiro volume indo as lojas nesse mês.

Sobre o mangá, acabei lendo todos os seis novatos e Poro foi um deles. É algo realmente bem ruim, tanto que mal consegui terminar ele. É muito texto inútil, ainda mais para uma comédia e exposição prolongada o que faz com que se canse rápido do mangá ao longo da leitura, ainda mais quando o conteúdo do texto não ajuda. De ponto positivo, a arte e o traço são bonitos então tem algum futuro.

Robot x Laserbeam
Autor: Tadatoshi Fujimaki
Estreia: 18 de março de 2017
Adaptação: Nenhuma
Sinopse: Conheça Robot, um garoto do colegial que é restrito e metódico, fazendo jus ao seu apelido age feito um robô. Mesmo descobrindo Golfe pela primeira vez, suas atitudes extremamente precisas podem fazer dele um gênio no esporte!?

Fujimaki voltou á revista três anos após encerrar sua primeira grande obra Kuroko no Basket, que foi um dos maiores sucessos da revista nos últimos anos. Sendo um dos seis mangás novos do início do ano e o último a ser lançado, Laserbeam ainda tem poucos rankings mas até o momento pegou o nono lugar e o terceiro. Como todos os mangás novatos, teremos que esperar algum tempo para ver como se sairá nos rankings e volumes e se conseguirá se estabelecer na revista.

Laserbeam tem sido um mangá divertido pra mim. Nunca cheguei a ler Kuroko no Basket, no entanto, toda a dinâmica do golf, personagens, traço e o mangá em geral tem me agradado bastante. Obviamente, assim como os outros quatro que leio, torço para que consiga se manter devido a isso.

Saiki Kusuo no Sainan
Autor: Shuuichi Asou
Estreia: 14 de maio de 2012
Adaptação: Um ONA foi lançado em 2013. Em 2016 houve a adaptação feita pelo estúdio J.C.Staff totalizando 24 episódios. Uma segunda temporada foi anunciada.
Sinopse: Saiki Kusuo possui uma gama variada de super-poderes à sua disposição, incluindo telepatia e telequinesia. Soa espetacular, mas, segundo a experiência de Saiki, super-poderes não são tudo aquilo que parecem e tais capacidades criam mais problemas do que vantagens. Com isso, ele tenta viver uma vida normal, apesar das suas habilidades irritantes.

Saiki é um Gag mangá que foi um dos grandes mangás estreantes de 2012 junto de Haikyuu, Shokugeki no Soma e Assassination Classroom e que se estabilizaram desde então na revista. Saiki, assim como todo gag mangá, é instável. Por muitas vezes o mangá está no meio, por outras no top 5, por outras no bottom five. No entanto, o mangá nunca correu risco algum e sempre foi bastante estável nesse quesito.

Em relação a suas vendas, o mangá vende em média mais de 100 mil por volume com uma totalidade de mais de 4 milhões com 20 volumes publicados. Um bom número para um mangá do tipo. Seu anime no entanto não aumentou muito suas vendas.

Agora sobre o mangá, é uma das minhas comédias favoritas tanto da jump como no geral. Infelizmente a tradução está extremamente atrasada mas felizmente o anime conseguiu pegar o gap e adaptar uma grande quantidade de capítulos, ultrapassando o que havia sido traduzido. O mangá em si é muito bom e completamente focado na comédia, ao contrário de Gintama que é uma comédia mas tem arcos de ação e Sket Dance que era uma comédia mas havia arcos com desenvolvimento de personagens, construções e dramas. Há personagens carismáticos, piadas hilárias, momentos engraçados, um bom traço e tudo o que um gag necessita.

Samon-kun wa Summoner
Autor: Shun Numa
Estreia: 15 de setembro de 2015
Adaptação: Nenhuma
Sinopse: Sakura Teshigawara pode ser a garota mais agradável que você irá conhecer. Ela é capaz de pegar o seu vômito com as próprias mãos, de modo que você não irá sujar suas roupas, enquanto pergunta “como você se sente” depois. Em suma, Sakura Teshigawara é uma boa pessoa. É por isso que, Samon, o novo aluno transferido a odeia. Não há ninguém em todo o mundo que Samon odeia mais do que Teshigawara. Por causa de seu orgulho, ele tentará corrompê-la antes que ela morra com o objetivo de fazer ela cair no inferno.

Samon é um mangá de comédia feito por Shun Numa, um autor novato que está em sua segunda obra e que dessa vez conseguiu se estabilizar um pouco em uma serialização em comparação com sua obra anterior cancelada em 3 volumes.

Samon tem rankings inconstantes desde sua estreia, ficando por vezes entre os últimos e pelo meio, quase nunca chegando no top 5 da revista. Sobre suas vendas, Samon vende cerca de 30 mil por volume, algo bem pouco mas que devido a outros mangás de outras levas estarem em situações muito piores nos rankings e nas vendas, Samon tem sobrevivido relativamente bem.

Sobre o mangá, ele me interessou pela arte e pela premissa faz meses. Acabei lendo 7 capítulos mas infelizmente não me pegou nem um pouco e dropei logo no início da vida do mesmo.

Shokugeki no Soma
Autores: Yuuto Tsukuda (roteirista), Shun Saeki (desenhista), Yuki Morisaki (colaboradora)
Estreia: 26 de novembro de 2012
Adaptação: Uma temporada de 24 episódios em 2015 e outra em 2016 com 13 episódios feitos pelo estúdio J.C.Staff
Sinopse: O sonho de Yukihira Souma é se tornar um chef no restaurante de seu pai e superar a culinária dele. Mas assim que Yukihira se forma no ensino fundamental, seu pai, Jouichirou, fecha o restaurante para ir cozinhar na Europa. Apesar de estar para baixo, o espírito lutador de Souma reacende quando seu pai o desafia a sobreviver numa escola de culinária de elite onde só 10% dos alunos se formam. Será que Souma sobreviverá?

Shokugeki é escrito por Tsukuda e desenhado por Saeki mas a parte mais importantes da obra é feita pela colaboradora chef Yuki Morisaki que é uma das chefs mais famosas do Japão e extremamente famosa no país, além de obviamente uma cozinheira de primeira. Desde o início é ela quem lida com a parte de comida e receita do mangá, enquanto os autores lidam com a parte de história e de arte.

Dito isso, Shokugeki é um dos destaques da revista faz um bom tempo e sendo o segundo mais vendido de sua leva, atrás apenas de Haikyuu que obteve um sucesso muito maior. O mangá vendeu mais de 12 milhões de volumes com 22 volumes no mercado japonês. O anime aumentou as vendas do mangá e ajudou a promover o mesmo bastante, fazendo assim o papel que se espera de uma adaptação para TV.

Nos rankings, Shokugeki foi muito bem desde sua estreia ficando entre os 8 primeiros e chegando muitas vezes no top 5 ou algumas vezes pegando o primeiro lugar. Isso durou por muitos anos até que o mangá sofreu uma queda de vendas e de popularidade no meio de 2016, perdendo vendas e principalmente pegando posições ruins no ranking e ficando por muitas edições no bottom five ou próximo demais dele. Em 2017 o mangá parece ter se recuperado disso, talvez devido ao anime mas a queda foi mais do que aparente e por muito tempo foi realmente preocupante.

Comecei a ler Shokugeki no Soma desde sua estreia em 2012 e fui acompanhando o mangá semanalmente até chegar até o capítulo 54. Na época, acabei deixando o mangá de lado e acumulando capítulo e depois de algum tempo acabei dropando completamente. Mas apesar disso, gostava do mangá e achava ele bom então pretendo voltar a ler quando for finalizado já que hoje em dia já ultrapassa os 200 capítulos e vai saber quando vai terminar

Spring Weapon Number One
Autor: Tomohiro Hasegawa
Estreia: 17 de outubro de 2016
Adaptação: Nenhuma
Sinopse: Uma organização do mal de androids chamados de Numbers está ameaçando tomar o mundo! Por sorte, um serviço secreto de agentes especiais chamados de MAPPO (Monster Attack Professional & Pacific Organization) está lá para parar eles. Então o que acontece quando um agente da MAPPO que está no colégio vê que o novo aluno da sua classe é extremamente parecido com um Number?!

Spring Weapon é a segunda tentativa do autor Tomohiro Hasegawa após Koi no Cupid ter fracassado e ser cancelado com 20 capítulos e 3 volumes tendo vendas e receptividade muito baixas.  Spring Weapon está longe de ser um sucesso como outros mangás que estreiaram no ano de 2016 (por esse mesmo motivo não contei ele) e vem se mantendo pelas falhas de outros mangás e pelo fim natural de outros. Seus rankings durante boa parte do início eram ruins, ficando no bottom five por várias edições e seus volumes vendiam pouco.
Desde 2017, no entanto, o mangá começou a figurar na parte alta da revista e não chegou no bottom por meses, fazendo com que muitos pensassem que o mangá já estaria seguro o suficiente para não ser cancelado, o que mudou desde a última semana em que o mangá voltou ao bottom five após meses fora dele. Fora isso, seus volumes não melhoraram nem um pouco em vendas e é um sério candidato a ser cancelado ainda esse ano.

U19
Autor: Yuuji Kimura
Estreia: 13 de fevereiro de 2017
Adaptação: Nenhuma
Sinopse: Em um mundo totalmente controlado pelos adultos, um grupo de jovens precisa lutar pela sua própria “independência”, nem que para isso eles precisem se rebelar contra tudo e contra todos.

U19 é mais um dos seis novatos estreantes do início de 2017. O mangá foi um dos primeiros a estrear e devido a isso é um dos que mais temos informações o suficiente em relação a seus rankings. Falando nos rankings, eles são péssimos. U19 desde o início tem estado entre último ou penúltimo, geralmente trocando de posição com Poro. O mangá com a recepção que vem tendo, tem tudo pra ser cancelado ainda nesse ano caso não haja um milagre pois as posições são preocupantes demais.
Seu primeiro volume será lançado nesse mês e com isso veremos como ele se sairá mas como mencionado antes, é difícil uma recuperação, embora não impossível.

Li 7 capítulos do mangá e com certeza é um dos piores da nova leva junto com Poro, não a toa os dois estão nas posições que estão. O mangá tem uma ideia interessante mas executa de uma maneira muito ruim com vários problemas que podem e vão incomodar o leitor. Devido a isso, acabei dropando o mangá, apesar de ter insistido bem mais que Poro.

World Trigger
Autor: Daisuke Ashihara
Estreia: 8 de fevereiro de 2013
Adaptação: Um anime feito pela Toei Animation começou em 2014 e terminou em 2016 com 73 episódios
Sinopse: Em um dia qualquer, na cidade de Mikado, surge uma espécie de portal que traz de outra dimensão criaturas gigantes que são chamadas de “Neighbors”. Seu poder de destruição é devastador, não podendo a tecnologia humana atual lidar com essa invasão; entretanto, em pouco tempo é criada a organização “Border”, que se beneficia da própria tecnologia do mundo dos “Neighbors” para combatê-los. Desde então a população de Mikado, apesar das constantes aparições de portais trazendo essas criaturas, se acostumou com tal cenário graças ao bom trabalho desses agentes.
Quatro anos e meio após o início disso tudo, Osamu Mikumo, um estudante membro da organização Border que prefere manter sua identidade em segredo, vê ser apresentado em sua sala um novo aluno que diz vir de outro país. Ele logo descobre que o garoto, de nome Yuuma Kuga, é na verdade um “Neighbor” humanoide, que veio ao Japão por indicação de seu pai, e esse fato ocasionará uma reviravolta na carreira de Osamu como agente.

Após dois one-shots e um mangá fracassado na Shonen Jump, Daisuke Ashihara chegou a seu primeiro sucesso na revista em 2013 com o mangá World Trigger. World Trigger tem sido um sucesso desde então, vendendo bem e ganhando seu anime um ano após o início de publicação da obra.

Seus rankings estiveram com boas classificações entre o meio e os primeiros lugares. No entanto, desde 2016 o autor apresentou problemas de saúde e devido a isso o mangá começou a ter posições inconstantes na revista, figurando entre os primeiros e outras vezes próximo aos últimos. Pelo mesmo problema de saúde, o mangá está desde o fim de 2016 em hiato para o autor se recuperar de seu problema em questão, o que não há previsão de volta para a publicação da série que se mantém assim a meses. Apesar disso, o mangá é extremamente estável nas vendas e não corre risco algum de cancelamento, sendo um dos mangás que mais vende na revista.

Falando em vendas, World Trigger chega a cerca de 300 mil por volume a alguns anos e mesmo com o fim de seu anime, essas vendas não mudaram nem um pouco, fazendo dele um dos mangás mais estáveis da revista nesse quesito. Além disso, o mangá já vendeu mais de 5 milhões  de volumes com 17 volumes em publicação.

Yakusoku no Neverland
Autores: Kaiu Shirai (roteirista) e Demizu Posuka (desenhista)
Estreia: 1 de Agosto de 2016
Adaptação: Nenhuma
Sinopse:  O mangá narra a história de três crianças que vivem em um orfanato e são criadas por uma certa mulher que dedica sua vida cuidando de várias crianças. Porém, por algum motivo, as crianças são proibidas de saírem de lá, qual será o mistério por trás de tudo isso?

Yakusoku é a maior surpresa do ano de 2016 e um dos sucessos que surgiram do mesmo ano juntamente com Boruto, Kimetsu no Yaiba e Yuragi-sou. Uma série de mistério que foge do padrão da revista como Death Note, Enigma e outros mangás mais diferentes surgiram ao longo da história é atualmente um dos grandes sucessos da mesma. Feito pela dupla Shirai e Posuka (uma mulher por sinal), o mangá conquistou os leitores da revista em poucas edições com sua história e seu mistério, ainda mais quando é o único mangá atual da revista tem esse gênero como foco de sua história.

Neverland vem tendo rankings ótimos, ficando entre os 10 primeiros sempre e chegando por muitas vezes no top 5 ou em primeiro, mostrando que o mangá tem tido uma boa receptividade do público e dos editores na revista. Além disso, há uma promoção muito boa da obra com capas e páginas coloridas frequentes, com o mangá chegando a ter duas semanas seguidas de página colorida, algo que não é tão normal.

Em relação a vendas, Neverland tem ido muito bem também. Com uma média de 180 mil volumes vendidos a cada unidade, o mangá tem mais de 700 mil volumes vendidos em 3 volumes publicados, o que já mostra o sucesso na revista. Yakusoku não é mais uma promessa, mas sim uma realidade que já se firmou. Tem tudo para daqui a algum tempo ter um anime e conseguir ainda mais público.

Agora sobre o mangá, é também um dos meus favoritos não só da jump mas no geral atualmente. O clima, a escrita, o mistério, personagens, tudo aquilo é muito bem feito e bem escrito, além de ser instigante e curioso. O autor faz muito bem o mangá e conduz muito bem o mundo e seus mistérios, tendo desde então 39 capítulos de bons a excelentes além da desenhista que faz um belo trabalho nos personagens e naquele mundo, dando um clima único para o mesmo. É com certeza um dos melhores títulos da revista no momento e um dos que mais tem potencial, o que vale a pena ficar de olho.

Yuragi-sou no Yuuna-san
Autor: Miura Tadahiro
Estreia: 8 de fevereiro de 2016
Adaptação: Nenhuma
Sinopse: Fuyuzora Kogarashi tem habilidades espirituais, e foi possuído por fantasmas desde que ele era criança. Isto causou uma série de problemas em sua vida, mas agora ele aprendeu a lutar contra os maus espíritos! Infelizmente, ele agora é muito pobre, sem-teto, mas tem esperança de uma vida escolar normal. Em sua busca por uma moradia, apresentam a ele uma pensão muito barata chamada Yuragi-sou, que antigamente era uma popular pousada de fontes termais. A pensão É barata porque a casa está assombrada pelo espírito de uma estudante do ensino médio, cujo cadáver foi encontrado lá.

Yuragi é o primeiro sucesso de Miura Tadahiro após one-shots e Koisomi Momiji, um mangá que fracassou a alguns anos atrás com 4 volumes e poucas vendas. Assim como os mangás novatos mencionados anteriormente, foi um dos sucessos da revista em 2016 que se estabilizaram na mesma. O mangá começou quando Nisekoi ainda estava sendo serializado, o que aumenta a competição já que duas séries de mesmo gênero podem acabar prejudicando a outra. Felizmente, isso não foi o caso já que mesmo com um rival ainda em publicação, Yuragi se firmou rapidamente e conseguiu seu espaço na revista, conseguindo ainda mais após o fim de seu rival.

Yuragi-sou tem tido rankings relativamente bons, ficando entre os primeiros mangás da revista e adquirindo boas posições, embora nunca tenha chegado a um primeiro lugar até o momento. Suas vendas também estão boas desde seu primeiro volume com vendas em média de mais de 100 mil por volume e com uma totalidade de mais de 800 mil de volumes vendidos em 4 volumes disponíveis no mercado, sendo um forte candidato a ser adaptado para anime daqui a alguns anos.

E com isso encerro minha análise sobre os mangás da revista. Foi algo relativamente simples mas ao mesmo tempo bem complicado. Espero que tenham gostado do texto no geral, tenham interesse em algum desses mangás e que tenham adquirido conhecimento sobre os mesmos.

Deixe uma resposta