Rent a Girlfriend me fez de trouxa

 

Rent a Girlfriend é um mangá escrito por Reiji Miyajima e é publicado na Weekly Shonen Magazine desde 2017. Em 2020 teve uma adaptação em anime e conta com uma segunda temporada neste ano (2022).

Antes de mais nada, deixo claro que este texto se refere apenas a primeira temporada do anime. Este texto foi patrocinado por Pedro Raimundo, ao fim da segunda temporada do anime, farei um texto dedicado a ela.

Aliás, já falei sobre Rent a Girlfriend brevemente em um dos nossos podcast de animes do ano. Citei o anime como uma decepção e falei de forma bem frustrada sobre o mesmo. Após dois anos revi a primeira temporada e aproveitei e vi a recém lançada dublagem brasileira. Será que minha opinião sobre este anime mudou depois de um tempo e revendo com mais calma? Ou definitivamente odeio este anime?  É o que iremos descobrir nesta analise.

 

Primeiramente, a dublagem de Rent a Girlfriend é boa.

Não vou fazer mistério, ainda acho esse anime ruim. Por outro lado, a dublagem brasileira ficou muito boa. A atuação dos dubladores está ótima bem como a adaptação. É possível se incomodar com algumas liberdades, contudo, achei condizentes. Aqui teremos termos como “garota 10/10” e algumas gírias, mas nada de meme que envelhece mal ou fuga do texto. De fato, todas as adaptações pra versão brasileira do anime condizem muito com os personagens.

Assisti a dublagem no primeiro dia que saiu na Crunchyroll e encontrei um problema técnico, contendo uma cena em que uma fala não ocorre e a personagem fica “muda”, mas acredito que em breve este problema será arrumado.

Enfim, tive agonia e dor revendo o anime dublado, mas isso indica que fizeram um bom trabalho, Afinal, a obra inerentemente causa agonia e dor.

impossível assistir este homem agindo sem sentir vergonha alheia.

Afinal, por que Rent a Girlfriend causa dor e agonia?

Veja bem, Rent a Girlfriend causa muita vergonha alheia, o que não é necessariamente ruim. Muitas séries usam situações de vergonha alheia para engajar a pessoa, The Office é totalmente isso. O meu problema é quando a série bota seus personagens em situações problemáticas ao mesmo tempo que os bajula. Sinto que parte disso é consequência de tropos comuns em comédias românticas.

É comum se criticar comédia românticas por serem lentas e redundantes, especialmente se forem longas. Afinal, o conflito principal está exposto desde o início mas o autor deseja continuar sua história, então é fácil cair em certas armadilhas para deixar sua história longa. A primeira temporada de Rent a Girlfriend fingiu que se resolveria e apresentaria outro rumo diversas vezes, e recuou em todas. Meu sentimento assistindo foi parecido ao de acompanhar uma sitcom média, em que seus personagens estão fadados a nunca evoluírem de verdade. Mudanças drásticas em personagens de sitcom pode significar a morte de dinâmicas ou o fim da série. Mudar pode ser arriscado, ao mesmo tempo que pode levar para lugares novos e incríveis. Contudo, Rent a Girlfriend não demonstrou ter vontade de se arriscar.

De fato, Rent a Girlfriend é cheio de oportunidades perdidas

Não tenho problemas com premissas problemáticas. já consumi séries que possuem premissas ruins mas são autoconscientes o suficiente para tomar caminhos interessantes. O conceito de alugar uma namorada é sim muito problemático, mas pode servir como porta de vários temas

A solidão de alguém que vai atrás de uma companheira artificialmente, o uso de mulheres como troféu, a possibilidade de mesmo não vendendo seu corpo per se ainda ser vista como algo análogo a prostituta, pessoas que alugam namorada por serem gays e querem manter uma farsa para não sair do armário…Enfim, de todos os exemplos que citei só o primeiro é abordado na primeira temporada, e com a profundidade de um pires.

Me irrito em como o anime bate na trave mas nunca faz gol.

E a única razão dessas faltas de abordagens me incomodarem é pelo anime flertar com a ideia de ser algo a mais. Mas no fim é isso, são apenas flertes.

Rent a Girlfriend constantemente reconhece o quão problemático seus personagens podem ser, mas não tem coragem de ir até o fim com isso. O anime justifica suas problemáticas e segue com elas o tempo todo.

E como o anime justifica?

Para exemplificar de forma didática, apresentarei personagens do elenco principal e vou contar sobre suas ações no percurso da temporada

Temos Kazuya, o protagonista bundão

Kazuya, protagonista de Rent a Girlfriend
O protagonista bundão com baixa auto estima, mas de bom coração

Kazuya Kinoshita é um estudante universitário visto como um fracassado. Ele não se da bem com mulheres, seu único relacionamento durou um mês e sua auto estima é menor que um pinscher. É muito fácil se identificar com Kazuya, afinal, homens inseguros é o que não falta. Após o término repentino de seu primeiro namoro, o protagonista da historia impulsivamente decide contratar um serviço de aluguel de namorada par suprir uma carência. Alugar uma namorada a princípio só piora sua situação e ele decide…Alugar de novo e acaba entrando numa situação complicada e consequentemente apresentando a “namorada” para a vó. Com a vó encantada pelo fato do netinho ter uma namorada incrível, Kazuya ficou sem jeito de desmentir e decidiu seguir com suas mentiras. Eventualmente ele estende a situação e todo seu ciclo social acredita que ele tem uma namorada incrível.

Kazuya constantemente se sabota graças a falta de autoestima. Contudo, seus defeitos mesmo que reconhecidos pela série, ganham passadas de pano e recompensa. Diversas vezes Kazuya reconhece que está num emaranhado de mentiras e isso só vai causar mais problemas a longo prazo. Há momentos genuinamente bem trabalhados quando ele reconhece que talvez o melhor seja parar de alugar namorada e assumir responsabilidade de suas mentiras…Até alguma inconveniência artificial surgir e o fazer mudar de ideia, normalmente tratando isso como algo bonito.

Kazuya não tem apenas defeitos, ele tem duas qualidades. A primeira é ser uma pessoa insistente e persistir em algo até que isso dê certo, (ao mesmo tempo que é um defeito). Sua segunda grande qualidade é…ser um um humano minimamente decente. Ele cai no tropo de pessoa que mulheres se apaixonam por fazer o básico ou ter uma grande atitude no meio de tantas defeitos.

Kazuya pode ter muitos defeitos, mas as garotas o amam

Pelo menos duas personagens se apaixonam por Kazuya na primeira temporada, e apenas uma eu realmente consigo enxergar algum sentido. Ele cai naquele clichê de homem que impressiona a mulher por… tomar uma decisão decente. “O que? você se arriscou pra me ajudar? claramente isso compensa você ter me feito ficar incrivelmente desconfortável e me stalkeado!” O que me frustra é que o protagonista poderia ser muito mais, ele tem potencial. Existe boas histórias com protagonistas problemáticos. Rent a Girlfriend não é uma delas

E por falar em problemático…

Temos Mami Namami, a ex-namorada possessiva

Provavelmente a personagem mais odiada da franquia

 

Mami Nanami é a ex-namorada do protagonista, que após namorar um mês com ele deu um pé na bunda súbito no qual ele nunca superou. Absolutamente tudo dessa personagem escancara que ela é uma pessoa tóxica. Mami se manteve relativamente próxima de Kazuya após o termino mas fala mal dele na primeira oportunidade. Ao ver que seu ex provavelmente a superou ela começa a fazer de tudo para sabotar o namoro e fingir interesse. Tem alguns trechos que apontam que nem ela entende o porquê ser assim. Ela tem bastante potencial para tomar caminhos interessantes e fazer a história falar sobre relacionamentos abusivos em diversas perspectivas…Mas ele não chega nem perto de fazer isso na primeira temporada.

Por enquanto, Mami está ai só pra ser uma babaca de marca maior misteriosa e ameaçadora. Eu sou um idiota por cogitar na possibilidade dela se tornar uma boa personagem posteriormente, mas ela é um dos vários conflitos que a série deixa em aberto. Eu tenho curiosidade pra saber mais da Mami, mas não entendi de verdade qual é a dela.

Sabe quem eu também não entendi?

Ruka Sarashina, a namorada unilateral

Ruka Sarashina, namorada "oficial" do protagonista
É sério, qual é a dela?

Eu não consigo entender a Ruka. Essa menina entra no meio da série pra criar um conflito numa série já cheia deles. Ela tem problema cardíaco…Acho. Ruka não pode deixar seu coração acelerar muito então sempre ficou longe de estímulos, ao mesmo tempo que ela procura uma pessoa que lhe provoque estimulo para seu coração bater muito? Eu de verdade não consegui entender o plot dela.

A montagem que o anime mostrou dá a entender que ela tem problemas cardíacos e não pode nem jogar videogame, pois se ficar empolgada demais gera problemas de saúde. Graças a sua condição ela parou de responder a estímulos e sempre soou meio fria, então ela se torna uma garota de aluguel pra encontrar um homem que estimule seu coração a bater forte, porque isso vai dar significado pra ela, pois é indicio de que encontrou o amor. Parece confuso pra você? Porque é. Eu só aceitei que o coração dela bateu muito forte interagindo com o protagonista e por isso ela é apaixonada por ele.

Ruka é ex-namorada de aluguel, largou esse emprego para se dedicar exclusivamente ao seu namorado Kazuya, o protagonista. Exceto que ela namora Kazuya mas ele não namora ela. Ela passou a namorá-lo após chantageá-lo dizendo que se não o fizesse, contaria a todos que ele aluga namorada. Kazuya após uma discussão com sua namorada de aluguel sobre como isso é uma ideia torta e não deveria ser levada em frente, decide ceder a chantagem e namorar mesmo assim porque Rent a Girlfriend se recusa a ter personagens com atitudes sensatas.

mas relaxa que isso nem é um namoro

Mas no fim das contas Kazuya não apresenta sua namorada oficial pra ninguém, não a trata como namorada e sai mais com a namorada de aluguel do que com a “verdadeira”. É uma relação unilateral. A própria personagem reconhece a situação em que está, mas encara com um sorriso e decide se esforçar pra que Kazuya a reconheça. E como ela se esforça? Não sei, mesmo depois da resolução ela continua agindo igual na série.

No fim, eu não sei bem a razão da Ruka estar na série, nem o que ela realmente acrescenta

Mas tem alguém que eu sei que não acrescenta em nada:

Sumi Sakurasawa, a tímida

Sumi Sakurasawa, menina timida
Se essa menina se tornar algo além de ferramenta de roteiro, estarei legitimamente surpreso

Sumi Sakurasawa é tímida e se tornou namorada de aluguel para interagir com pessoas e superar a timidez. É isto, acabou, não tem mais nada pra falar dela.

Ela aparece no último terço da primeira temporada e serviu apenas como uma ferramenta de roteiro para colocar mais conflitos em relação ao Kazuya e a Mami. E…talvez ela tenha se apaixonado pelo Kazuya porque ele foi legal com ela.

Ah, e ela também serve de escadinha pra ter interações bonitinhas entre Kazuya e sua namorada de aluguel

Namorada de aluguel essa que é a:

Chizuru Ichinose

Chizuru Ichinose, a garota principal
Se Kazuya gastasse o dinheiro dele com um psicólogo ao invés de aluga-la, talvez essa série já teria sido resolvida.

Chizuru Ichinose é a garota principal desta comédia romântica, é a personagem com quem o protagonista aluga e eventualmente se apaixona.

De verdade, acho ela uma personagem com muito potencial, e isso é o que mais me frustra.

Chizuru ao ser apresentada para a avó da protagonista descobre que, por coincidência, a vó dela e de Kazuya são amigas, fazendo com que a família dela acredite que ela namora Kazuya. Como o trabalho como namorada de aluguel é segredo, ela tem que cobrir Kazuya na mentira para não revelar sua profissão.

Ela é a única das garotas que na primeira temporada demonstra ter uma personalidade mais complexa, tanto que eu comprei a ideia dela acabar se apaixonando por Kazuya após uma temporada inteira sendo alugada. Chizuru é tsundere, mas boa parte das vezes que ela é grossa com o protagonista ela ta na razão. A série se esforça pra vendê-la como uma personagem amável e obtém êxito.

Mas é claro que Rent a Girlfriend bate na trave e caga com ela também.

Eu sinto que se a série trata-se os personagens como gente de verdade, Chizuru e Kazuya teriam uma dinâmica de relacionamento muito mais interessante.

Podia ser um lindo casal, pena que é todo mundo disfuncional.

Eles acabam compartilhando peculiaridades e coincidências, e tem diversos momentos que existe um companheirismo genuíno entre os personagens, o problema é que esse companheirismo está com uma roupagem problemática demais.

Em dado momento Chizuru legitimamente se importa com Kazuya e quer ajudá-lo a ser alguém melhor, qualquer pessoa normal faria isso como amiga, né? No caso de Chizuru, ela transforma isso numa relação comercial e floreia a profissão de namorada de aluguel como se fosse uma psicóloga.

Todas as vezes que ela soltava um “Namoradas de aluguel curam feridas” ou qualquer papo de coach eu morria por dentro.

Toda vez que ela tinha na ponta da língua a frase “você não precisa de uma namorada, precisa de terapia” e no lugar romantizava o conceito de namorada de aluguel, eu morria por dentro.

No fim, ela deixa de ser uma amiga legitima e potencial par romântico pra virar uma espécie de coach de namoro que paga de psicóloga.

E, como não pode deixar de ser, TODA VEZ que o texto tenta escapar disso, alguma coisa acontece e ele volta pro status quo.

até tentei gostar de vocês, mas a falta de terapia não colabora

Muito conflito pra pouco desenvolvimento

Quando falei sobre o protagonista e as garotas principais, apresentei diversos conflitos, e talvez esse seja o maior problema da temporada. São doze episódios que apresentam muito e desenvolvem quase nada.

O maior problema em introduzir problemas e ser inimigo da resolução é o fato de que sua série para de andar. Eu senti que a primeira temporada deu muitas voltas para andar apenas um passo, e o pouquíssimo que de fato se desenvolve poderia ser muito mais.

No fim, eu acho que esse é meu maior sentimento com Rent a Girlfriend. A série podia ser muito mais, mas precisava de menos personagens e mais foco.

Se eu tiver que apostar se a segunda temporada vai consertar estes problemas ou me deixar mais puto, apostaria na segunda opção.

Talvez esteja fadado a ser sempre o trouxa que fica pensando mais no que essa série poderia ser do que no que ela de fato é.

Deixe uma resposta

3 pensamentos em “Rent a Girlfriend me fez de trouxa”