Quadro x Quadro 060 – Slam Dunk

Slam Dunk - Quadro x Quadro 060

E sejam muito bem-vindos, queridos ouvintes a mais um podcast Quadro X Quadro! No programa de hoje, Jean ‘Kei’ Badji, Gabriel Guerrero, José Verissimo e Victor Hugo se reúnem para falar sobre Slam Dunk, um dos melhores mangás de todos os tempos! Acompanhem esta empolgante jornada junto aos delinquentes do clube de basquete do colégio Shohoku que figurou ao lado de Dragon Ball e YuYu Hakusho como carro chefe da Weekly Shonen Jump no início dos anos 1990.

Escrito e desenhado por Takehiko Inoue, um dos mais aclamados artistas de mangá, Slam Dunk é um verdadeiro fenômeno em diversos aspectos. Sua influência cultural no Japão, catapultou o basquete de esporte pouquíssimo praticado para esporte de um em cada cinco adolescentes do ginásio e colegial e chegou popularizar tanto a modalidade que o país recebeu partidas da temporada regular da NBA em ginásios lotados por vários anos consecutivos (ok, coloquemos um pouco disso na conta de Dear Boys e do fenômeno global que a NBA estava se tornando na época). Suas vendas, mesmo 30 anos após a estreia e 24 após seu encerramento, ainda atingem eventualmente a casa das milhões de cópias (foram mais de 130 milhões no total) e eventualmente a obra aparece nos tênis de algum atleta da NBA ou tem modelos lançados pela Air Jordan, marca de produtos de basquete da Nike.

Por mais que o autor diga que Slam Dunk poderia ser sobre outra modalidade, é inegável que faz muita diferença em toda a parte que envolve jogos e treinamentos ser um esporte que ele tenha praticado, que ele acompanha e que é fã a ponto de viajar para os EUA para acompanhar jogos. É com certeza o que faz sua arte ir muito além de, em alguns quadros, copiar fotos de revistas de basquete. O que o fez saber trabalhar referências reais do esporte para seus personagens sem que fossem 1:1 e até, talvez por coincidência, fazer algumas previsões, como colocar o grande reboteiro dos bad-boys ao lado da maior estrela da liga ou mostrar como um jogador unicórnio pode ser decisivo… Coincidência? Ou será Takehiko Inoue um gênio do basquete? Do mangá, não resta dúvida.

Basketball is great! Let’s play it together!

Gostou do episódio? Achou que falamos muita besteira sobre basquete, mangá ou delinquentes adolescentes japoneses? Quer contribuir com a discussão? Então deixa teu comentário aqui em baixo, envia um e-mail para contato@quadroxquadro.com.br ou entra em contato com a gente para trocarmos ideias pelas nossas redes sociais, que estão nos links abaixo, junto com os feeds RSS e do iTunes/Apple Podcasts. A bola está com vocês e já preparamos o corta-luz. Tratem de infiltrar na direção do próximo episódio!

Nosso FEED
Disponível também no Apple Podcasts
A nossa Página no Facebook
O nosso perfil no Twitter

Nosso Link da Amazon
Mangás Quadro X Quadro

Edição de Áudio: José Verissimo
Artes de Capa e Vitrine: Matheus Santos

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Quadro x Quadro 060 – Slam Dunk”