Arco X Arco: Boku no Hero Academia #6 – Exames Finais

Vamos para mais um Arco X Arco de Boku no Hero Academia, dessa vez falando do arco dos exames finais da U.A, que vai dos capítulos 60 a 69 no mangá e dos episódios  21 ao 25 da segunda temporada do anime.

OS TESTES

Começamos esse arco com a turma se preparando para os testes finais, que consistem em uma prova escrita e outra prova prática e parte da turma está preocupada com as notas, pois se não tirarem uma nota boa não vão poder ir para o acampamento que vai acontecer durante as férias.

As partes mais slice of life desse arco são muito boas, os personagens da sala A-1 conseguem ser carismáticos, os ver interagindo em situações normais, como pedindo ajuda para passar em uma prova torna eles mais tangíveis para quem está lendo.

Outra parte boa é a montagem que o autor faz para mostrar os alunos da A-1 estudando e fazendo o teste escrito, que deixa o ritmo bem rápido para irmos logo para a ação de fato.

ALUNOS VS PROFESSORES

Depois disso vamos para os exames práticos. Alguns alunos disseram que o exame ia ser igual ao de admissão na U.A, uma prova contra robôs, mas, depois dos diversos ataques de vilões que tiveram alunos da sala A-1 envolvidos, a prova foi mudada para ser um desafio contra os professores, que estarão fazendo o papel de vilão.

Esse teste é muito interessante, principalmente como ele foi montado. Os professores se reuniram para decidir as duplas que enfrentaram cada professor, e essas duplas tem alguma relação entre si que vai ajudar ambos e descobrir suas fraquezas e melhorar como heróis. Mesmo que eles não mostram quais são as razões para cada dupla, as que nós vemos fazem sentido para a história.

Outro aspecto interessante é a maneira como os alunos vencem o exame, eles podem tanto capturar os vilões quanto fugir em segurança. Mesmo que isso seja deixado de lado, os personagens principais de boku no hero academia são crianças com os seus 15 anos, então é claramente mais seguro para eles fugirem de uma batalha franca com o vilão do que encarar ele cara a cara.

BAKUGOU E DEKU VS ALL MIGHT

O foco desse arco é a luta do All Might, temos algumas outras lutas pequenas no final, mas a mais importante sem sombra de dúvidas é essa. Um dos objetivos dessa luta e mostrar mais um pouco do Bakugou e os motivos dele agir dessa maneira agressiva, principalmente com o Deku, além de mostrar como ele está errado por ser assim.

Toda essa parte do Bakugou deixando a sua arrogância de lado e começando a lutar sério ao lado do Deku é muito bem feito. Em nenhum momento o Bakugou deixa de ser quem ele é. Ele continua esquentado e agindo antes de pensar, mas entendendo onde estava errando antes e fazendo tudo o possível  para ganhar o exame ajudando o Deku, algo que ele não faria naturalmente.

Temos também um dos poucos momentos em que o Deku desafia o Bakugou, mostrando como ele estava errado nas suas ações até o momento e que suas falas não faziam sentido com o que ele é de fato

Além disso, temos um pouco do All Might “brincando de vilão” e lutando, o que funciona muito bem. Mesmo o All MIght tendo o mesmo poder do Deku, todas as lutas dele não são com ele usando toda a sua força, então o leitor sempre fica com aquele pensando de que o All Might é forte, mas isso nem é o seu melhor.

Um ponto antes de irmos para a última parte do texto e elogiar a arte do mangá nesse arco, em todos os arcos até aqui ela foi boa, mas especialmente nessa luta ela está muito acima da média, com ótimos quadros e uma boa noção de movimento.

A NOVA LIGA

Depois desse momento temos a apresentação de dois novos membros da liga dos vilões chamados Dabi e Toga, mesmo que eles sejam personagens aparentemente interessantes, volta ao problema do Stain, o mangá fala que ele foi a maior influência para essa nova leva de vilões que está aparecendo agora, mas nunca parece que isso realmente aconteceu, parece que temos que dar saltos lógicos para entender isso como verdade.

SHIGARAKI VS DEKU

No final desse arco descobrimos que toda a turma vai poder ir para o acampamento e por isso um grupo de colegas da tuma A-1 vai fazer compras em um shopping da região, é nesse momento que Shigaraki encontra o Deku e pega ele como refém  para uma conversa.

Nessa hora temos realmente o nascimento do Shigaraki como o principal antagonista do Deku, já que ele tem pensamentos completamente opostos, um ama o que o All Might representa naquela sociedade, enquanto o outro o despreza acima de tudo.

É interessante também ver a relação indireta entre o Stain e o Shigaraki e como ele percebe de onde vem o ódio que ele sentia por ele.

No próximo Arco X Arco vamos falar sobre o arco do acampamento na floresta.

Deixe uma resposta