Quadro x Quadro 038 – Suzumiya Haruhi no Yuutsu

Suzumiya Haruhi no Yuutsu - Podcast Quadro x Quadro

E sejam muito bem-vindos, queridos ouvintes, ao episódio de Suzumiya Haruhi no Yuutsu do Quadro x Quadro! No episódio de hoje, Jean ‘Kei’ Badji, José Verissimo e Pedro Guilherme recebem a convidada Marli Cantarino para falar sobre nossas formações enquanto otakus, experiências de vida com pessoas esquisitas e cronologias bagunçadas, numa discussão sobre este maravilhoso anime que foi um fenômeno no fim da última década.

Um pouco sobre o fenômeno comercial: Suzumiya Haruhi no Yuutsu é uma série de light novels publicada no Japão pela Kadokawa Shoten, com 11 volumes até hoje, além de algumas histórias curtas. No ocidente, foi publicada em inglês pela Yen Press, e foi uma franquia tão popular que chegou logo em duas versões aos EUA, uma mais simples e uma mais premium com papel pólen no miolo e capa dura. Isso porque o anime tornou-se um fenômeno entre otakus tanto no Japão, onde Akihabara teve algumas de suas maiores caracterizações voltadas para uma obra, vendeu centenas de milhares de blu-rays e DVDs (números maravilhosos numa época em que isto era importantíssimo) e dezenas de milhões de livros vendidos no mundo, sendo por muitos anos a série mais vendida (no filão light novel).
Tudo isto ocasionou uma enorme demanda por mais conteúdo. Entretanto, a crise criativa do autor Nagaru Tanigawa (difícil encontrar maiores informações), que se estabeleceu por volta de 2007 (entre as duas temporadas do anime, em 2006 e 2009) e desde então ele só conseguiu publicar mais dois livros Suzumiya Haruhi no Kyōgaku (Zen) e Suzumiya Haruhi no Kyōgaku (Go),  que nas versões da Yen Press vieram compiladas em um único volume, The Suprise of Haruhi Suzumiya, em 2011, após diversos adiamentos. E isso é o que quase impossibilita que tenhamos o que os fãs mais clamam: mais anime de Suzumiya Haruhi no Yuutsu, embora hajam diversas histórias que não foram adaptadas: A Kadokawa era majoritária no comitê SOS Dan, responsável pela produção do anime, e provavelmente principal interessada em novos conteúdos… Entretanto, cada vez mais, é vital para as empresas que uma produção leve ao consumo de produtos licenciados, mas também de outra mídia, derivada, adaptada ou fonte original. E como Tanigawa não escreve mais, a Kadokawa acaba tendo outras obras passando muito à frente em sua lista de prioridades. Inclusive com outras produções minguando com o passar do tempo, como a adaptação em mangá que não tem mais o que cobrir, spinoffs como Nagato Yuki-chan no Shoushitsu, que se encerrou e teve adaptação por outro estúdio, Satelight, o que traz à luz outro dificultador: Possivelmente o segundo player no Comitê SOS Dan era a Kyoto Animation, que produziu duas temporadas muitíssimo competentes com momentos excelentes e um filme maravilhoso, dirigido por Yasuhiro Takemoto, falecido no ataque incendiário à empresta neste ano. Mas o tempo passou e a mesmo a Kyoto Animation mudou suas diretrizes internas, passando seu foco para produções originais e adaptações de materiais sobre os quais possui relação mais direta, como as light novels de seus concursos culturais. Mesmo se tivermos eventualmente mais Haruhi animada, o que já é extremamente improvável, dificilmente seria pelas mãos da KyoAni…

Para maior entendimento das ordens de exibição e publicação, consulte os links abaixo:
Ordem dos episódios
Lista dos Livros (para se comparar pelos arcos)

Gostou do episódio? Tem contribuições sobre o Haruhismo, Kyoto Animation ou quer mais viagens no tempo no podcast? Então encara o ameaçador backup de entidade de dados e deixa teu comentário aqui em baixo, envia um e-mail para contato@quadroxquadro.com.br ou entra em contato com a gente para trocarmos ideias pelas nossas redes sociais, que estão nos links abaixo, junto com os feeds RSS e do iTunes/Apple Podcasts.

Nosso FEED
Disponível também no iTunes
A nossa Página no Facebook
O nosso perfil no Twitter

Edição de áudio: José Verissimo

Artes de capa e Vitrine: José Verissimo

Músicas do Episódio:
1 (abertura até 4:10 – Bouken Deshou, Aya Hirano)
2 (4:10 a 8:55 – Gypsy Senshi – Kamen Rider Decade OST)
3 (8:55 a 16:00 – Hare Hare Yukai, encerramento de Haruhi, pela filarmônica de Tóquio)
4 (16:00 a 23:42 – Tomare – Suzumiya Haruhi no Yuutsu 2009 tema de abertura)
5 (23:42 a 29:35 – Battlefield – Kamen Rider Decade OST)
6 (29:35 a 35:48 – Power Form – Kamen Rider Decade OST)
7 (35:48 a 41:10 – Battle Tsukasa – Kamen Rider Decade OST)
8 (41:10 a 46:05 – Lost My Music – Aya Hirano e filarmônica de Tóquio)
9 (46:05 a 55:45 – Bouken Deshou – Aya Hirano e filarmônica de Tóquio)
10 (55:45 a 1:04:59 – Chiisana Hatodokei – Kamen Rider Decade OST )
11 (1:05:33 a 1:14:43 – God Knows – Aya Hirano e Filarmônica de Tóquio)
12 (1:14:43 a 1:26:45 – Mystery World – Kamen Rider Decade OST)
13 (1:26:45 a 1:35:  Dakaka Katte – Medaka Box OST)
14 (1:35:00 a  Hare Hare Yukai – Aya Hirano)
Primeira viagem no tempo: Doctor Who Theme XI
Segunda viagem no tempo: Doctor Who Theme XII
Trilha de fundo nos loops temporais: Hare Hare Yukai Remix
Encerramento: God Knows – Aya Hirano

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Quadro x Quadro 038 – Suzumiya Haruhi no Yuutsu”