A simplicidade de Demon Slayer

 

Demon Slayer (ou Kimetsu no Yaiba) é uma anime da temporada da primavera de 2019 baseado no mangá homônimo, escrito e desenhado por Koyoharu Gotouge. Conta com 26 episódios e foi produzido pelo estúdio ufotable (Fate/Zero, God Eater) com direção de Haruo Sotozaki (Tales of Symphonia: The Animation) e series composition de HIkari Kondou (God Eater).

Antes de começar, eu tinha lido o mangá de Demon Slayer antes de ver o anime e estou acompanhando ele semanalmente,  mas não, esse texto não vai ter spoilers sobre nada que não tenha sido adaptado no anime.

Uma boa premissa 

Em Demon Slayer acompanhamos a história de Tanjiro Kamado, que um dia chega na sua casa e vê quase toda sua família morta em um ataque feito por demônios, menos a sua irmã Nezuko que acabou transformada em um demônio. Assim, Tanjiro parte com o objetivo de encontrar um jeito de fazer sua irmã voltar ao normal.

A história do anime é muito simples, mas bem aplicada. Nesses 26 episódios temos uma adaptação dos arcos iniciais, antes de entrarmos no primeiro grande arco, mas diferente da maioria, onde essas historias iniciais logo são deixadas para o lado, em Demon Slayer sentimos que tudo o que acontece vai ser usado mais para frente e é muito importante para os arcos dos personagens.

A sustentação

Com uma história simples e funcional, o que chama mais a atenção no anime para mim são os seus personagens.

Tanjiro é um personagem que eu não sabia que ia amar tanto, a sua simplicidade em tratar das coisas é muito honesta e nunca parece ser algo forçado, sempre que ele toma uma atitude você entende de onde ela veio e o porquê ele fez isso.

Depois de alguns episódios somos introduzidos a mais dois personagens que vão fazer parte do grupo principal. Zenitsu Agatsuma e Inosuke Hashibira. Inosuke é um ótimo personagem, ele consegue ser o esquentado e facilmente irritável do grupo sem ficar chato, além de crescer com o decorrer dos episódios, tendo que enfrentar a realidade de que ele não é tão forte quanto acha.

Já com o Zenitsu eu tenho alguns problemas maiores. Ao mesmo tempo que ele é um personagem muito interessante pela sua origem e por só usar uma técnica, a relação dele com as mulheres me incomodava demais, em algum momento eu achei que isso fosse parar, mas acaba voltando.

O mundo

A ambientação da série também chamou muito a atenção. Ela se passa em um momento de transição entre o antigo e o moderno, então ao mesmo tempo em que vemos vilas antigas com iluminação a vela temos cidades  grandes com novas tecnologias, isso funciona principalmente por vermos o deslumbramento do Tanjiro vendo esses mundos novos, tanto o da nova tecnologia quanto o mundo dos demônios.

Melhorando o que já era bom

A ufotable conseguiu melhorar o que já era muito bom no mangá. As cenas são bem trabalhadas, principalmente com o uso do 3D para você se sentir em constante movimento durante as batalhas. Isso somado com uma trilha sonora incrível deixa todas as cenas de ação com um ritmo incrível.

Essa qualidade da obra não se reflete só nas cenas de ação, temos muitas cenas de comédia e de slice of life que funcionam muito bem para quebrar esse clima sério, algo que ajuda muito a nossa ligação com os personagens.

O simples

Lendo esse texto pode parecer que ele é muito superficial, ou que não tem muito a ser dito sobre Demon Slayer, e isso é ao mesmo tempo verdade e mentira.

O anime é simples, para o lado bom, ele é divertido de ser visto e empolga, mas ao mesmo tempo ele tem camadas para serem analisadas, só que elas vão aparecer mais para a frente do enredo.

Demon Slayer é um anime ótimo, tem boas cenas de comédia e ação e personagens  carismáticos, mesmo com uma história simples ele consegue apresentar um mundo interessante e que você fica com vontade de explorar mais, tanto em uma próxima temporada quanto lendo o mangá.

Deixe uma resposta