Arco X Arco: Boku no Hero Academia #5 – Assassino de Herois

Vamos para mais um Arco X Arco de Boku no Hero Academia, dessa vez falando do arco do assassino de heróis, que vai dos capítulos 44 a 59 no mangá e dos episódios  13 ao 20 da segunda temporada do anime.

VAMOS ESCOLHER NOSSOS NOMES?

Começamos com um capítulo mais leve onde os alunos precisam escolher os seus nomes de heróis que vão ser usados mais para frente, o que é um momento cômico interessante e ajuda a passar um pouco mais da personalidade de cada um.

Nesse momento também vemos que o Iida está com algum problema causado pelo ataque que o seu irmão sofreu, ataque esse que o deixou sem poder movimentar as pernas.

OS ESTÁGIOS

Logo após, vemos que os alunos da sala A-1 terão a oportunidade de fazer estágios de uma semana em escritórios de heróis profissionais e alguns receberam convites por causa da sua atuação no festival escolar.

Com isso temos o nosso núcleo de alunos que até agora sempre esteve agindo junto se separando e indo para os seus treinamentos individuais, Uraraka foi treinar sua habilidade em combate, Deku foi aprender a usar o One for All com um antigo professor do All Might e Iida escolheu um escritório perto do lugar onde seu irmão foi atacado para investigar o assassino de heróis.

O PROBLEMA DO DEKU

Temos então o centro da história voltada no Deku e Grand Torino e o seu treinamento para aprender a usar o One for All de uma maneira mais funcional e que não quebre o seu corpo, algo que ele consegue facilmente depois de pensar um pouco.

Nessa parte da história, o Deku começa a se tornar um personagem problemático e sem graça por alguns motivos. O primeiro é a adição das porcentagens para mostrar como o Deku está forte, essa escolha é muito preguiçosa já que no lugar de mostrar pela arte ou enredo que o personagem ficou mais forte, ele coloca um número mais alto do que já tinha antes e pronto.

O segundo problema é que o Deku vai se tornando mais desinteressante a cada passo que ele dá em direção a controlar o poder totalmente, algo que começa aqui com o treinamento do Grand Torino. Esse problema vem mais do autor não saber como usar o Deku, ele acaba se tornando mais e mais um personagem unidimensional, e pior, deixando as lutas dele sem graça, algo bem preocupante para um mangá onde o foco são lutas.

A VINGANÇA DE IIDA

Desde o começo desse arco vemos que o Iida ficou mexido com o ataque que seu irmão sofreu do assassino de heróis e está querendo de algum modo se vingar dele. Isso é uma ideia muito interessante e poderia ser o foco central desse arco, mas isso não acontece.

Toda a relação do Iida com seu irmão soa artificial já que realmente o conhecemos no momento em que o ataque ocorre, então não sentimos a real ligação que esses dois personagens tem. Além disso, a vingança do Iida nunca é bem desenvolvida, em nenhum momento parece que ele realmente está virando um vigilante e não um herói, por isso que o foco desse arco devia ser no personagem dele, para sentirmos melhor e entendermos os motivos dele estar quase indo para esse outro lado.

UM PERSONAGEM VAZIO

Agora vamos falar sobre o personagem que dá nome a esse arco. O assassino de heróis, ou Stain, que é a pior coisa desse arco.

Quando você olha superficialmente parece que ele é um personagem interessante, alguém que fala que os vilões estão errados, mas que não existem heróis de fato e que só ele pode mudar isso, mas olhando com mais atenção você percebe que na verdade ele é um personagem vazio.

Ele é uma clara tentativa do autor fazer o público ver que ele entende que o mundo de boku no hero academia é ruim, mas acaba ai, ele é só uma repetição mais violenta de uma ideia que já tinha ficado bem clara antes.

Porém, mesmo sendo uma repetição, ele pode apresentar um ponto de vista novo, certo? Sim, e ele apresenta um ponto de vista, mas o ponto dele, que é a violência extrema, nunca parece ter efeito de fato. Os noticiários dizem que os índices de criminalidade caíram em lugares onde ele atuou, mas isso é igual a usar números para representar poder, fica artificial e falso.

QUE COINCIDÊNCIA!!!

Indo em direção a luta final temos o que é a segunda pior coisa desse arco, as coincidências. Nessa hora nada parece trabalhado, as coisas são jogadas e eu tenho que acreditar nelas.

Então no momento que os Nomu começam a atacar a cidade, o trem onde Deku estava é atacado por um deles e ele acaba saindo para tentar achar o Iida, que no meio de uma confusão acaba esbarrando no Stain e, no meio disso tudo, quando o Deku consegue encontrar o Iida ele manda uma mensagem com a sua localização para todos os números da sua turma e incrivelmente o Todoroki estava lá perto com o seu pai e sai para ajudar ele.

São tantas coincidências que deixa a impressão que o autor pensou primeiro em quem iria lutar para depois pensar em como trazer esses personagens para o mesmo lugar.

O FINAL

A luta final desse arco é ok. É bom ver Deku, Todoroki e Iida lutando juntos contra o Stain e perceber que principalmente o Todoroki cresceu como personagem do último arco para esse.

Depois da luta temos mais alguns capítulos de consequências do arco e a apresentação da história de como surgiu o One for All. Ela é interessante e coloca um aspecto mais épico na historia, além de trazer a ideia que o tempo do All Might pode estar acabando.

No próximo Arco X Arco vamos falar arco dos exames finais da U.A

Deixe uma resposta

8 pensamentos em “Arco X Arco: Boku no Hero Academia #5 – Assassino de Herois”