Os amores de Chihayafuru

Chihayafuru é um anime lançado durante a temporada de primavera de 2011. O anime tem 25 episódios e adapta o mangá homônimo, que foi escrito e desenhado por Yuki Suestsugu. O estúdio responsável pela adaptação foi o Madhouse (Death Note, One Punch Man) e  com direção de Morio Asaka (Cardcaptor Sakura, Nana).

Uma boa interseção

Quando eu penso sobre animes que falam sobre amor, dois gêneros sempre vêm a minha mente: romance e esporte.

Romance é fácil de entender onde está o amor, em um anime de esporte ele está um pouco mais escondido, mas ainda sim pode ser facilmente visto. Um time/atleta tão apaixonado por um determinado esporte que faz tudo para conseguir ser O MELHOR nele, fazendo amizades, criando rivalidades e laços com pessoas que são tão apaixonadas por aquele esporte quanto ele.

E Chihayafuru consegue ser uma ótima interseção entre esses dois gêneros.

O amor pelo jogo

O esporte desse anime é o Karuta, um jogo que mistura memorização com velocidade  para você ouvir um poema e pegar uma cara onde ele está escrito em meio a vários outras. O anime faz um bom trabalho de apresentação do jogo e mostrar o seu funcionamento, mas, ele brilha quando a sua relação com os personagens se evidencia.

Como no começo da história temos a nossa protagoniza Chihaya Ayase querendo montar um clube de karuta do zero, temos um elenco de personagens que não conhecem aquele esporte e acabam se apaixonando por ele por motivos diferentes.

Tsutomo era o aluno mais inteligente da sala e acaba entrando no grupo de karuta por ver que ele podia usar as suas habilidades pra ajudar o time em estratégias, mas também por que ele viu como era bom ter amigos. Kanade era uma menina que amava os poemas usados no karuta, mas não gosta que as pessoas não saibam os significados deles e esse amor pelos poemas faz ela entrar no time.

O amor pelo outro

O outro pilar fundamental de Chihayafuru é o triangulo amoroso que temos entre a protagonista Chihaya e seus amigos de infância: Taichi e Arata.

Desde o começo, é escancarado que Chihaya tem sentimentos pelo Arata, ao mesmo tempo vemos que o Taichi gosta de Chihaya e o que logo podia acabar sendo um triângulo amoroso padrão vai para outro lado.

Taichi sabe que a Chihaya gosta do Arata, mas nem por isso ele não deixa de demonstrar que ele gosta dela ao mesmo tempo que não faz de tudo para que a menina dos seus sonhos acabe com outro amor. Ele tem oportunidades para fazer isso, mas não faz, e no decorrer da temporada ele tem o maior crescimento, aceitando que sim, ele ama a Chihaya, mas que ele também ama o karuta e tem que se esforçar mais para ficar a cada dia melhor.

O clichê não é problema

Tanto o arco do personagem do Arata quanto o da Chihaya são clichês de animes de esporte, mas isso não significa que eles não sejam bons.

Arata perdeu um parente importante que ensinou a ele jogar karuta e então desistiu do esporte, mas depois da ajuda dos amigos ele volta a jogar, Já a Chihaya era uma ótima jogadora e não enfrentava muitos obstáculos, mas quando começa a competir ela percebe que tem que se esforçar muito mais para chegar ao posto de Rainha, a melhor jogadora de karuta do mundo.

Mesmo não sendo as escolhas mais originais do mundo para esses personagens elas funcionam e cumprem o seu propósito no final de tudo.

Nem tudo são flores 

Ainda falando do arco da Chihaya eu vejo um grande problema estrutural nele que faz com que no final vc não esteja  tão animado com a continuação do arco dela.

A partir da metade do anime ela começa a perder muitos jogos, e isso é comum em animes de esporte, Haikyuu!! por exemplo tem todo um arco que é só o time principal perdendo jogo atrás de jogo, mas o problema em Chihayafuru é que você não sente que as derrotas estão servindo de aprendizado para a protagonista.

Com tantas derrotas sem sentido, parece que ela é a mesma menina do episódio 1, enquanto todos os outros personagens já amadureceram um pouco, o que torna as partidas dela no final bem maçantes.

Esse vermelho é o rio Tatsuta

Chihayafuru é um bom anime de romance e um bom anime de esporte, com ótimos arcos e personagens carismáticos, além de apresentar um esporte desconhecido no ocidente, mas muito interessante.

Deixe uma resposta

7 pensamentos em “Os amores de Chihayafuru”