O tédio de My Hero Academia: 2 Herois

My Hero Academia: 2 Herois (ou Boku no Hero Academia the Movie 1: Futari no Hero) é um filme lançado em agosto de 2018 nos cinemas japoneses  baseado no mangá Boku no Hero Academia, escrito e desenhado por Kouhei Horikoshi. O filme teve como estúdio o BONES (Mob Psycho 100, Fullmetal Alchemist: Brotherhood) direção de Kenji Nagasaki (Boku no Hero Academia, Classroom Crisis)  e roteiro de Yousuke Kuroda (Boku no Hero Academia, Mobile Suit Gundam 00).

O filme foi distribuído no Brasil pela Sato Company e chegou aos cinemas em agosto de 2019.

Uma premissa simples

O Enredo desse filme se centra em All Might e Deku indo visitar um antigo parceiro de All Might durante uma feira de tecnologia. Durante uma festa, um grupo de vilões toma o local e fazem os heróis, incluindo All Might, de refém, agora Deku e seus amigos tem salvar o dia.

Com uma história bem simples e uma equipe que já sabe trabalhar com o material de Boku no Hero Academia, eu fui esperançoso ver o filme. Eu gosto muito quando o mangá original deixa de ser algo grandioso e se foca nos personagens e em coisas menores, e com uma historia tão simples achei que ia ver isso, mas não foi o que aconteceu.

ZzZzZzZzZzZzZzZzZzZzZ

Filmes de anime são coisas difíceis de fazer, principalmente de obras grandes como Boku no Hero Academia  ou One Piece, eles tem que entreter você pelo tempo de exibição, mas não podem mudar nada em nenhum personagem da serie, no final, eles são arcos filler que duram só uma hora e meia.

Existem bons filmes de animes grandes, mas a grande maioria cai no abismo de ser esquecível, e infelizmente o filme My Hero Academia: 2 Heróis consegue ser pior que esquecível.

O filme é tedioso, se eu não estivesse vendo a versão com dublagem em português eu teria desistido na metade, a primeira metade do filme (que dura  45 minutos) é apenas um bando de desculpas para juntar o maior número de personagens com alguma personalidade da turma 1-A para depois irmos para a ação de fato.

Muitos personagens para pouco filme

Esses 45 minutos poderiam muito bem  ser reduzidos, mas a impressão que se tem vendo é que o filme foi pensado de trás para frente, pensamos na ação para depois pensar em como os personagens chegaram a ela, e isso nunca é um bom sinal.

Vamos enfrentar inimigos genéricos 

Quando a história realmente começa, vê-se que o filme é basicamente um “encontramos um desafio, X personagens vão enfrentar esse desafio enquanto o resto vai se encontrar com o chefão final”, algo que acontece em muitos mangás de luta como Cavaleiros do Zodíaco e Naruto. Essa estrutura em si não é um problema, se você fizer desafios interessantes e lutas inventivas isso vira um ótimo planejamento, mas, mais uma vez, o filme falha nisso.

Inimigo genérico numero 33 e 67

Tirando a cena de abertura e o último trecho da luta final, esse filme não tem nenhuma luta empolgante, o que é muito triste, já que as lutas de Boku no Hero Academia são uma parte muito boa até nos piores arcos, e não ajuda muito que a maioria dos inimigos nesse filme robôs genéricos que não representam nenhuma ameaça real.

Robôs: os inimigos com mais carisma do filme

O plot twist dentro do plot twist dentro do plot twist

A partir daqui teremos spoiler do final do filme.

No final, descobrimos que na verdade, todo esse plano de sequestro era mentira, que os vilões são atores e que o real “”””vilão”””” do filme é o antigo amigo do All Might que queria roubar uma invenção para tentar ajudar o All MIght a ficar mais forte….

MAS NÃO, na verdade os vilões contratados eram vilões de fato e que o real vilão é na verdade o assistente do amigo do All Might que queria pegar a invenção para beneficio próprio.

MAS NÃO, na verdade os vilões contratados foram mandados para lá pelo All For One, o inimigo MÁXIMO do All Might, para ele mostrar como até um amigo pode virar um vilão querendo fazer a coisa boa..

Confuso? Sim.

Bom? Não.

Essa parte é muito problemática, e o primeiro ponto é: não, o amigo do All Might não virou um vilão, ele estava desesperado em ver o amigo ficando fraco e tentou ajudar, em nenhum momento o filme consegue convencer que ele foi para o outro lado e que não tem mais volta para ele, os culpados de tudo foram os vilões mandados pelo All For One e não ele.

E em segundo: qual o sentido de ter o All For One? Isso não acresenta em nada no filme, só deixa com a sensação de que quer ser mais do que ele pode.

Ele tá aqui né?…. Então tá…..

A dublagem

Antes de concluir o texto queria falar um pouco sobre a dublagem do filme.

Eu gostei bastante da dublagem, principalmente da voz do Deku e do All Might, mas eu tenho as minhas ressalvas principalmente no quesito de adaptação. Alguns golpes tem o nome traduzido para o português, enquanto outros se mantem em inglês, e para mim a principal crítica é deixarem Ka-Chan e não adaptar para algum apelido.

O elenco é bom, tirando uma ou outra voz que eu não achei que combinou muito com o personagem, mas pareceu ser mais um problema de direção do que do dublador não passando a emoção necessária.

Vale a pena?

Sinceramente, eu não recomendaria esse filme para ninguém. A Melhor parte dele pode ser vista se você procurar “My Hero Academia 2 Heroes Final Fight” no youtube, tirando isso, o filme é muito enrolado e sem ritmo nenhum.

Mas se você já tiver lido/visto tudo que tem de Boku no Hero Academia e estiver sedento por material novo talvez se interesse e até goste desse filme.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “O tédio de My Hero Academia: 2 Herois”