Arco X Arco : Boku no Hero Academia #4 – Festival Esportivo

E chegamos a mais um texto do Arco X Arco de Boku no Hero Academia. Nesse texto, vamos falar do arco do festival esportivo da U.A que vai do capítulo 22 ao 44 no mangá e do episódio 1 ao 12 da segunda temporada do anime.

URARAKA TEM SEU HOLOFOTE

Começamos com um capítulo de “consequências” do último arco, algo que é essencial já que tivemos uma invasão de vilões na escola mais importante desse mundo e os alunos foram colocados em perigo direto.

Um dos pontos mais interessantes dessas consequências são os heróis falando que, querendo ou não, eles criam os próprios vilões, algo que vai ser importante daqui para frente na historia.

Depois disso, somos apresentados ao conceito do festival esportivo da U.A e como ele é muito importante para os alunos que querem ser heróis profissionais e junto disso aprendemos um pouco mais sobre a Ochaco Uraraka e o porquê dela querer se tornar uma heroína. Seu objetivo é bem simples, conseguir dinheiro para ajudar os seus pais que trabalham no ramo de construção, algo que quando visto pela primeira vez pode parecer fútil até, mas é bem trabalhado, já que ela só quer dar uma vida melhor para a sua família.

PRIMEIRA PROVA

Então depois de algum treino realmente começa o festival esportivo, logo no começo vemos a rivalidade entre a turma A e B de heróis e algumas outras nascendo dentro da própria turma A que vão ser desenvolvidas no decorrer do arco.

Como primeira prova temos uma corrida, mas como é uma escola de heróis existem alguns desafios a mais nela, como robôs e minas terrestres.

A melhor parte dessa corrida é, sem duvida, o Deku usando a sua inteligência para chegar em primeiro lugar, já que isso o  diferencia dos outros alunos, ele consegue bolar planos rapidamente e que funcionam para enfrentar certos desafios. Além disso, os pequenos twists fazem a gente torcer pelo Deku e realmente comemorar quando ele chega em primeiro lugar.

SEGUNDA PROVA

Chegamos na minha prova favorita desse arco, a prova da cavalaria. Eu gosto muito dela principalmente porque ela é original e obriga os personagens a pensarem como juntar os seus poderes para fazer a melhor estratégia, sendo ela voltada para o ataque ou defesa. Além disso, colocar um alvo na cabeça do Deku o faz ter que pensar  mais sobre a estratégia para ganhar o jogo.

O que podemos tirar de interessante das lutas dessa parte são os confrontos entre Bakugou vs Monoma Neito e Todoroki vs Deku.

O importante da luta do Bakugou é apresentar o personagem do Monoma, que vai começar a aparecer mais vezes junto com a turma B no geral e mostrar que o Bakugou também tem um pensamento estratégico.

Já a parte do Todoroki vs Deku é importante para mostrar a rivalidade deles aumentando e fazer o leitor perceber que o Deku não é invencível, já que ele perde a bandana com um milhão de pontos e consegue se classificar em ultimo lugar por causa de um dos amigos dele.

TERCEIRA PROVA

Essa etapa não tem nenhuma coisa de especial, é um torneio simples e direto ao ponto, dividem as pessoas em chaves para lutas 1v1 até sobrar apenas uma pessoa que será declarada o vencedor do festival desse ano.

Antes de começar as lutas, de fato temos uma pausa onde vemos o Todoroki confrontando o Deku sobre a ligação dele com o All Might, mesmo a ideia do Todoroki sendo errada é bom ver que as pessoas notam as semelhanças entre o Deku e o All Might e que uma hora ou outra a informação sobre a relação deles virá a tona.

DEKU VS  HITOSHI

A primeira luta que temos e do Deku contra Hitoshi Shinso, um aluno que não faz parte do núcleo das salas de heróis, mas tem o poder de controlar a mente das pessoas. O ponto forte dessa luta é mostrar como a sociedade no mundo de Boku no Hero não é boa, desde pequeno todos falavam que o poder do Hitoshi era um poder de vilão e acabavam o julgando por isso, mesmo que o sonho dele fosse o de ser um herói. Mas essa crítica acaba sendo ruim para Boku no Hero, por que um poder só é bom ou ruim dependendo do que o autor quer.

Um exemplo é o poder do Mineta, mesmo a individualidade dele sendo útil em combate sempre fica aquela duvida na cabeça de: “como ele entrou para a sala A dos heróis?”, isso deixa aquela sensação de que um poder é forte ou não só se o autor quiser, e isso fica mais evidente no decorrer da trama.

O Deku consegue acabar com essa luta com facilidade, passando para a próxima fase do torneio.

BAKUGOU VS URARAKA

Esse arco tem muitas lutas, mas algumas estão mais como alivio cômico ou momentos rápidos, então, a partir daqui, eu vou pular algumas para ir logo para as mais interessantes e que tem algo mais a dizer.

Uma dessas lutas interessantes é a do Bakugou contra a Uraraka que pode ser definida como uma luta de genialidade contra esforço. Esse duelo  é algo muito usado em mangás Shonen, principalmente nos de luta e esporte, mas é algo que tem que ser muito bem usado se não fica com a impressão de que um personagem é claramente o melhor por que ele é o gênio.

Felizmente nessa luta isso não acontece, mesmo o Bakugou sendo o gênio você sempre vê a possibilidade da Uraraka ganhar a luta, principalmente quando você descobre qual é o grande plano dela para derrotar o Bakugou.

E o final dessa luta é realmente bom e importante para os dois personagens, tanto para a Uraraka que fez o seu melhor para ganhar e viu que ainda tem muito que melhorar para poder ajudar os seus pais quanto para o Bakugou que sai com aquela sensação de vitória incompleta, já que a Uraraka desmaiou por usar muito a sua individualidade.

TODOROKI VS DEKU

Agora chegamos na grande luta do arco, durante as outras provas, fomos descobrindo um pouco mais sobre o Todoroki e o seu passado.

Todoroki é fruto de um casamento arranjado para criar uma criança com um poder mais forte, sua mãe tinha o poder de gelo e seu pai, Endevor, o poder de fogo, com isso ele nasceu podendo usar ambos os poderes e foi treinado desde pequeno para ser o novo herói numero um. Porém Endevor abusivo com a sua família, o que fez a mãe do Todoroki ter uma crise e atacar ele com água quente, queimando um lado do seu rosto e fazendo-o prometer nunca usar o poder de fogo que ele ganhou do pai.

O arco do Todoroki nessa parte é aceitar que o poder dele não é o do pai e entender o quão arrogante ele estava sendo por não estar dando o seu 100% nas lutas até agora, já que todos os outros participantes do torneio estavam lutando no seu máximo. No quesito luta, essa é bem fraca, temos de um lado Deku se quebrando de novo e o Todoroki dando rajadas de gelo, porém a parte final fica melhor, com um último golpe grandioso.

E como resultado da luta temos o Deku perdendo, mas isso funciona muito bem para guardar a luta dele contra o Bakugou para um momento mais oportuno, e também mostra que o real centro desse arco é o Todoroki.

TODOROKI VS BAKUGOU

Como a grande final temos a luta do Todoroki conta o Bakugou, nela vemos que mesmo o Todoroki aceitando o poder do fogo como seu, ele ainda não se sente confortável para usá-lo e ainda vai precisar de tempo para conseguir controlar,

E temos outra luta do Bakugou, terminando com um anti-climax, já que o Todoroki não usa os seus 100% e perde a luta bem rápido.

 

Esse arco é o primeiro arco grande de Boku no Hero Academia e não decepciona, mesmo com alguns momentos mais fracos, ele entrega uma boa ação e bons personagens, além de plantar muito bem a semente do próximo vilão.

No próximo Arco X Arco vamos falar do Arco do Assasino de Heróis.

Deixe uma resposta