O mito da quantidade de Isekai nos animes da década atual

Você provavelmente já leu ou ouviu em vários lugares da internet que Isekai é algo que está saturado em animes ou que há muitos por aí em cada temporada. Mas será que isto é realmente verdade? Ou é só um exagero que vem sido dito durante os anos e se tornou um consenso irreal da realidade dessa indústria? Talvez ainda mais  se compararmos com o restante dos animes em quantidade? Venha comigo neste post que nós vamos descobrir e quebrar esse mito que foi criado e espalhado nesta última década.

Antes de entrar completamente na discussão em si, vamos primeiro falar um pouco sobre Isekai. Há uma discussão bem grande sobre Isekai ser um gênero ou não, mas isso é bem irrelevante pro texto já que a premissa é a parte essencial. Pessoas indo para outros mundos é algo que existe há centenas de anos em histórias como Mágico de Oz ou Alice no País das Maravilhas. Esse é um conceito que é carregado pelo mundo há séculos e no Japão não é diferente, com Isekai basicamente sendo a mesma coisa com um personagem ou vários estando em outro mundo diferente do seu.

Isekai, no Japão, em si, existe há quase 200 anos mesmo que ainda nessa época novels não possuíssem esse nome, com o primeiro trabalho tendo tal conceito sido publicado em 1822 por Hirata Atsutane em Senkyou Ibun. Mas não foi ele quem realmente foi realmente o pioneiro de Isekai, e sim, Haruka Takachiho em 1979 com sua novel Isekai no Yuushi, sendo considerado amplamente como o primeiro Isekai em tempos modernos e pioneiro do mesmo no país que deu origem a várias obras do mesmo estilo nas décadas seguintes.

É claro que quando falamos em Isekai modernos, estaremos falando de obras que em uma consideravel parte começaram como web novels. Ou seja, são novels publicadas na internet seja em sites próprios dos autores ou em sites como o Shousetsuka ni Narou (que você pode ver mais informações aqui ). Essas obras são adquiridas por editoras japonesas devido a sua popularidade ou potencial e então reescritas pelo autor e editadas por um editor da linha da editora onde a novel estiver sendo publicada, e então ela é lançada no mercado. Então como dito, a popularidade de Isekai na era moderna é basicamente devido a web novels que foram oficializadas no formato de light novels. Claro, não são todas as Light Novels de Isekai que começaram dessa forma, mas um número considerável sim, ainda mais considerando o que foi adaptado para anime nessa década que é um número bem grande, o que faz sentido já que a explosão veio com o Narou e web novels em geral e então algumas dessas séries quando já eram light novels ganharam adaptações em animes.

Isekai no Yuushi, a novel que é tida como pioneira do Isekai e a primeira da era moderna, servindo de inspiração para futuros trabalhos nas décadas seguintes

Existem 3 tipos/sub-gêneroes de Isekai que podemos considerar aqui. O primeiro é reincarnação (tensei) que foi popularizado no fim dos anos 2000 por obras do Narou e atingiram o ápice de sua popularidade a partir de 2011 em light novels e web novels. Fora este, temos invocação (shoukan) que já é um meio mais antigo que Isekai no Yuushi popularizou no fim dos anos 70 e foi sendo utilizado por décadas. Por último temos transferência (teni) em que há uma transferência de um mundo pra outro com diferentes métodos que não são os dois mencionados anteriormente, desde simplesmente aparecer em outro mundo do nada sem uma invocação ou até mesmo tendo seu mundo transferido para outro.

Com isso tudo dito e explicado, esses são os métodos usados para Isekai. Aqui eu falarei exclusivamente de animes agora e vou fazer a listagem de todos os Isekai em todas as temporadas. Eu poderia somente considerar animes baseados em light novel que são Isekai, mas vou considerar animes originais e adaptações de mangás e jogos também, mesmo que no fim das contas a maioria vá vir de light novels já que a maioria é do mercado e não existem muitos Isekai originais em mangá e outras mídias.
E quando digo todos os animes da temporada, vou começar por Summer 2012 já que esse é o período em que Sword Art Online teve sua primeira adaptação. Existe uma discussão se SAO é um Isekai ou não (a única certeza é que faz parte do gênero VRMMORPG), mas novamente por fins de texto, vamos considerar que seja, nem que seja ao menos pelo primeiro arco.

Com base no na lista de temporadas do My Anime List, eu estarei aqui listando todos os Isekai sejam eles de animes de canais da TV japonesa, que é onde mais tem animações e se existir, também citarei animes originalmente exibidos na internet (os ONA) com a quantidade de anime totais fora Isekai desses dois tipos e os Isekais presentes neles. Fora isso, também listarei se é original ou em adaptação, de onde veio.

Summer 2012 – 27 animes estreantes na TV

Sword Art Online (Light Novel)

Fall 2012 – 41 animes estreantes na TV

Ixion Saga DT (Jogo Online da Capcom)

Winter 2013 – 37 animes estreantes na TV

Mondaiji-tachi ga Isekai kara Kuru Sou Desu yo? (Light Novel)

Spring 2013 – 51 animes estreantes na TV

Hataraku Maou-sama (Light Novel). Sim, nada mais justo que considerar Isekai reverso já que o protagonista é quem é transportado.

Summer 2013 – 41 animes estreantes na TV

Nenhum Isekai

Fall 2013 – 43 animes estreantes na TV

Log Horizon (Light Novel) e Outbreak Company (Light Novel)

Winter 2014 – 45 animes estreantes na TV

Nenhum Isekai

Spring 2014 – 59 animes estreantes na TV

No Game No Life (Light Novel)

Summer 2014 – 44 animes estreantes na TV

Sword Art Online II (Light Novel)

Fall 2014 – 48 animes estreantes na TV

Log Horizon Season 2 (Light Novel)

Winter 2015 – 37 animes estreantes na TV

Dog Days (Original)

Spring 2015 – 53 animes estreantes na TV

Nenhum Isekai

Summer 2015 – 53 animes estreantes na TV

Overlord (Light Novel) e Gate: Jieitai Kanochi nite Kaku Tatakaeri (Light Novel)

Fall 2015 – 57 animes estreantes na TV

Nenhum Isekai

Winter 2016 – 47 animes estreantes na TV

Konosuba (Light Novel), Hai to Gensou no Grimgar (Light Novel) e Gate: Jieitai Kanochi nite Kaku Tatakaeri Season 2 (Light Novel)

Spring 2016 – 58 animes estreantes na TV

Rezero (Light Novel)

Summer 2016 – 51 animes estreantes na TV

Nenhum Isekai

Fall 2016 – 68 animes estreantes na TV

Drifters (Mangá)

Winter 2017 – 48 animes estreantes na TV

Konosuba Season 2 (Light Novel) e Youjo Senki (Light Novel)

Spring 2017 – 67 animes estreantes na TV

Nenhum Isekai

Summer 2017 – 52 animes estreantes na TV

Knights & Magic (Light Novel), Isekai wa Smartphone to Tomo ni (Light Novel) e Isekai Shokudou (Light Novel)

Fall 2017 – 57 animes estreantes na TV

Nenhum Isekai

Winter 2018 – 50 animes estreantes na TV

Overlord II (Light Novel) e Death March kara Hajimaru Isekai Kyousoukyoku (Light Novel)

Spring 2018 – 69 animes estreantes na TV e 11 ONA

Isekai Izakaya: Koto Aitheria no Izakaya Nobu (Light Novel) como anime lançado pela internet

Summer 2018 – 56 animes estreantes na TV

Overlord III (Light Novel), Isekai Maou to Shoukan Shoujo no Dorei Majutsu (Light Novel) e Hyakuren no Haou to Seiyaku no Valkyria (Light Novel)

Fall 2018 – 56 animes estreantes na TV

Tensei Shitara Slime Datta Ken (Light Novel), Sword Art Online Alicization (Light Novel) e Conception (Jogo de PSP da Spike Chunsoft)

Winter 2019 – 43 animes estreantes na TV

Tate no Yusha no Nariagari (Light Novel)

Spring 2019 – 46 animes estreantes na TV

Kenja no Mago (Light Novel) e Isekai Quartet (Crossover Original)

 

RESULTADO: 34 Isekais de 1404 animes, totalizando 2.3%

É basicamente isso o que foi lançado nesse período de 2012 até a temporada atual. Como dá pra perceber vendo durante a lista, a quantidade de Isekai é ridiculamente baixa perto do total de animes lançados por temporada que obviamente, qualquer um pode fazer a mesma contagem que eu fiz e vai achar números iguais ou muito similares em comparação com o total. Não faz sentido algum que existam argumentos ou reclamação de quantidade e saturação de Isekai no mercado de animes quando é algo tão pequeno que pode ser facilmente ignorado. Isekai na maior parte dos casos tem somente 1 entre mais de 40 animes e na pior parte dos casos, tem 3 entre mais de 40 animes. É um número muito irrisório que não faz nem um pouco jus ao mito que foi criado na internet sobre ele.

Tendo dito isto, a quantidade de Isekai ser baixa é facilmente explicada por mangá ser amplamente a mídia mais adaptada desde sempre e a história de anime seguido por jogos e depois light novels. Como Isekai vem em sua gigante maioria de Light Novels e essa é uma mídia que está bem atrás em números de adaptação e não é de todo Isekai, seja no seu mercado original ou em adaptações, isso acaba acontecendo com a quantidade sendo menor com por exemplo, 10 animes sendo baseados em Light Novels e 1 ou 3 sendo Isekai.

Então finalizando, independente do que você ache de Isekai como premissa/gênero na mídia de anime, o que se diz por aí é uma completa mentira que virou um consenso carregado por pensamento de manada, o que não é lá tão diferente quanto o mito de que há um monte de anime de idols quando durante um ano inteiro não há quase nada em comparação com o total.

Deixe uma resposta

11 pensamentos em “O mito da quantidade de Isekai nos animes da década atual”