Kadokawa, suas publishers e suas revistas de mangá

A Kadokawa é um dos maiores conglomerados do Japão com subsidiárias e divisões em diversas indústrias do país. O grupo Kadokawa possui um amplo domínio do mercado de Light Novels com suas diversas publishers, além destas mesmas divisões (Kadokawa Shoten, Media Factory, Enterbrain, Fujimi Shobo e ACSII Media Works) financiarem diversos animes, sejam estes uma propriedade original da Kadokawa ou não, estar no mercado dos jogos como Kadokawa Games para desenvolver e publicar jogos e ser a dona da From Software, ser parte do big 4 do cinema japonês ao lado de Toho, Toei e Shochiku com sua divisão Kadokawa Daiei Studio, publicar diversos mangás, revistas com suas divisões, exibir diversas programações, animes e afins no seu canal ATX e distribuição para outras empresas. Enfim, diversas indústrias inclusas nesse prospecto.

A empresa foi fundada em Novembro de 1945 por Genyoshi Kadokawa como Kadokawa Shoten. Foi renomeada como Kadokawa Holdings em abril de 2003, transferindo os negócios de publicação para a Kadokawa Shoten Publishing. Em 2013, a empresa teve seu nome mudado para Kadokawa Corporation, tal qual permanece até hoje. Em outubro de 2013, nove empresas subsidiárias do Grupo Kadokawa foram fundidas na Kadokawa Corporation e oito delas operam agora como empresas de marca, sendo divisões internas da mesma e existindo como marca.

Em maio de 2014, foi anunciado que a Kadokawa Corporation e Dwango (dona de Niconico, Spike Chunsoft e Mages) se fundiriam em outubro de 2014, formando uma nova empresa chamada de Kadokawa Dwango. Com essa unificação e criação de uma nova empresa, Kadokawa e Dwango se tornaram subsidiárias da Kadokawa Dwango.

Na parte abaixo eu falarei um pouco sobre as publishers da Kadokawa, o foco delas e depois disto as suas revistas de mangás. Nas revistas de mangás eu tentarei dar apenas exemplos de mangás originais, já que todas as revistas possuem dezenas de adaptações, seja de animes ou light novels devido ao envolvimento da Kadokawa e suas divisões com os dois mercados ou mesmo no caso de outras empresas licenciando para a mesma.

 

Kadokawa Shoten é uma publisher e marca da Kadokawa Corporation. Era a a Kadokawa original fundada em 1945 antes da fundação da sua empresa mãe. Hoje ela é apenas mais uma das publishers do conglomerado. Virou uma divisão interna da Kadokawa Corporation em Outubro de 2013. A Kadokawa Shoten publica mangás, light Novels e livros, além de revistas focadas em cobrir mangás, light novels e animes como a Newtype e a Comptiq e revistas comuns focadas em diversas áreas de entretenimento. Abaixo, estarão as revistas com um grande foco em publicação de capítulos de mangás.

Monthly Asuka

Frequência: Mensal
Demografia: Shoujo
Criação: 1985
Circulação: 42,834
Mangás de destaque: X, Shinrei Tantei Yakumo, Uragiri wa Boku no Namae wo Shitteiru, Bloody Mary, Kyou kara Ma no Tsuku Jiyuugyou, Code Geass: Hangyaku no Lelouch

Uma das poucas revistas shoujo do grupo Kadokawa, a revista possui mangás originais, mas ao mesmo tempo possui também diversos mangás baseados em anime ou em light novels da Kadokawa/Kadokawa Shoten

Shounen Ace

Frequência: Mensal
Demografia: Shounen
Criação: 1994
Circulação: 83,334
Mangás de destaque: Hajimete no Gal, Sora no Otoshimono, Nichijou, Deadman Wonderland, Mirai Nikki, Eureka Seven, Big Order, Ga-rei, Tokyo ESP, Blood+

Ao contrário de revistas semanais com circulações bem maiores, Shounen Ace é focada em uma audiência menos mainstream e tem grande ênfase em mangás tie-ins de animes e light Novels. A revista tem um foco grande em ecchi, com poucos mangás de ação em suas obras não adaptadas.

Gundam Ace

Frequência: Mensal
Demografia: Shounen
Criação: 2001
Mangás de destaque: Kidou Senshi Gundam: The Origin, Kidou Senshi Gundam-san, Shin Kidou Senki Gundam Wing: Endless Waltz – Haisha-tachi no Eikou, Kidou Senshi Gundam: Gyakushuu no Char – Beltorchika’s Children, Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans

Assim como o nome já diz, Gundam Ace é uma revista completamente dedicada a Gundam possuindo um catálogo inteiro da franquia, além de notícias, artigos e merchandise de tudo relacionado a franquia.

Young Ace

Frequência: Mensal
Demografia: Seinen
Criação: 2009
Mangás de destaque: Erased, Bungou Stray Dogs, Tajuu Jinkaku Tantei Psycho, Blood Lad, Inari Konkon Koi Iroha, Kurosagi Shitai Takuhaibin, Drug & Drop, Black Star Shooter Innocent Soul, The Disappearance of Nagato Yuki-chan

Uma revista mensal seinen, a Young Ace é a revista de mangás da Kadokawa Shoten com mais mangás originais e que não são adaptações de outra mídia. Desde 2009 a revista tem encontrado sucesso com mangás de diversos gêneros.

 

ASCII Media Works é mais uma publisher e marca da Kadokawa Corporation. Foi originalmente fundada em 2008 com a fusão entre as publishers ASCII Corporation e Mediaworks (que haviam sido adquiridas pela Kadokawa em 2004), onde a MediaWorks legamente absorveu a ASCII. Em 2013, a empresa virou uma divisão interna da Kadokawa Corporation após anos sendo uma subsidiária.

A empresa é especializada em publicação de livros, revistas de mangá, de jogos e de computador. ASCII Media Works é conhecida pela marca Dengeki que compõe suas revistas e selos de livros que incluem Dengeki Daioh, Dengeki G’s Comic, ao lado do selo de publicação de light Novel conhecido como Dengeki Bunko. A maior parte da empresa foca no público otaku japonês, cobrindo tópicos como anime, light novels, mangá, figures e visual novels em suas diferentes revistas como, por exemplo, a Dengeki Playstation, Dengeki Nintendo, Dengeki Maoh e várias outras. Abaixo, estarão as revistas com um grande foco em publicação de capítulos de mangás.

Dengeki Daioh

Frequência: Mensal
Demografia: Shounen
Circulação: 130,000
Criação: 1994
Mangás de destaque: Yotsuba to, Azumanga Daioh, Bloom into you, Toaru Kagaku no Railgun, Gunslinger Girl, Ichigo Machimaro, Toaru Kagaku no Accelerator, Mitsuboshi Colors

A publicação originou-se da revista Cyber Comix da Bandai que depois virou a Media Comix Dyne que durou apenas três edições. Após a publicação da Media Comix Dyne foi cancelada, a então MediaWorks lançou a Dengeki Daioh como uma publicação quaternária em 1994. Eventualmente a revista virou bimensal em 1996 e depois com o tempo virou uma publicação mensal que permanece até hoje. Em anos recentes, a revista além de publicar mangás passou a publicar informações de jogos e também de animes, onde uma boa parte da revista é coberta.

Dengki G’s Comic

Frequência: Mensal
Demografia: Seinen
Criação: 2012
Mangás de destaque: Angel Beats Heaven’s Door, Charlotte, Sword Art Online: Caliber, Love Live, Daitoshokan no Hitsujikai

A revista foi publicada digitalmente pela primeira vez em 2012 com o volume 0 e começou uma publicação mensal na edição seguinte. De abril de 2013 a abril de 2014 a revista passou a ser lançada duas vezes ao mês e em Abril de 2014 a revista passou a ser publicada pela primeira vez em versão física.

Sylph

Frequência: Mensal
Demografia: Shoujo
Criação: 2008
Mangás de destaque: Hakuouki, Hisohiso: Silent Voice, Shiro Ali Jigoku no Enra, Dramatic Irony, S.L.H Stray Love Hearts

A revista foi originalmente publicada em 2006 como uma edição especial da já não existente Dengeki Comic Gao com o título de Comic Syplh e sendo uma publicação quaternária. Em março de 2008 a revista foi transferida como uma edição especial da revista shounen Dengeki Daioh e em maio do mesmo ano a Sylph virou uma revista independente e foi publicada da edição 1 como uma publicação bimensal. Em Maio de 2010 a revista passou a ser publicada mensalmente. A Sylph é uma das poucas revistas da ASCII MediaWorks que é publicada sem a linha Dengeki, o que a torna bem única em comparação com todas as outras.

 

Enterbrain é outra publisher e marca da Kadokawa Corporation. Foi fundada em 1987 como ASCII Film e teve seu nome mudado desde então. As revistas publicadas pela Enterbrain geralmente focam em video games e computadores com a sua maior revista sendo a Famitsu, a maior e mais conhecida revista de jogos do Japão e uma das maiores do mundo. Em adição a isso, a Enterbrain publica artbooks de animes e light novels com o selo Famitsu Bunko, revistas de entretenimento e desenvolvimento de jogos com seu estúdio para a Kadokawa Games. Em 2013 virou uma divisão interna e marca da Kadokawa Corporation após anos sendo uma subsidiária. Abaixo, estarão as revistas com um grande foco em publicação de capítulos de mangás.

Comic Beam

Frequência: Mensal
Demografia: Seinen
Circulação: 30,000
Criação: 1995
Mangás de destaque: Hourou Musuko, Emma, Ultra Heaven, Thermae Romae, Ibara no Ou, Soil, Island, Desert Punk

A Comic Beam é uma revista considerada alternativa pelo seu uso de artes originais e bem diferente de outras divisões da Kadokawa em questão de que a maior parte do seu conteúdo é de mangás originais. Com um número de circulação pequeno, a revista ainda assim mantém uma fanbase fiel entre otakus hardcore e estudantes de arte.

Harta

Frequência: Mensal
Demografia: Seinen
Circulação: 20,000
Criação: 2008
Mangás de destaque: Hinamatsuri, Dungeon Meshi, Otoyomegatari, Hakumei to Mikochi, Gisele Alain, Aoi Horus no Hitomi: Dansou no Joou no Monogatari. Shirley, Shinazu no Ryouken

Assim como a Comic Beam, a Harta é uma revista que é repleta de mangás originais e com quase nenhuma adaptação na mesma, além de que possui artes completamente originais em suas capas ao contrário de outras revistas em que as artes geralmente são dos mangás publicados.

Fujimi Shobo é uma publisher e marca da Kadokawa Corporation que foi fundada em 1991 pela Kadokawa Shoten e publica light Novels com o selo Fujimi Fantasia Bunko, mangás, publica role-playing games com o selo Fujimi Dragon Book e também card games. Em 2013 virou uma divisão interna e marca da Kadokawa Corporation após anos sendo uma subsidiária. Abaixo, está sua única revista com foco maior em publicação de capítulos de mangás.

Dragon Age

Frequência: Mensal
Demografia: Shounen
Criação: 2003
Mangás de destaque: Satougashi no Dangan wa Uchinukenai: A Lollypop or A Bullet, Chrono Crusade, Trinity Seven: 7-nin no Mashotsukai, Karin, Highschool of the Dead, Otaku no Musume-san, Gun x Clover, Dragons Rioting, Triage X

A revista começou como uma combinação entre Comic Dragon e Dragon Junior, duas revistas publicadas anteriormente pela Fujimi Shobo.

Media Factory é uma publisher e marca da Kadokawa Corporation. Foi fundada em Dezembro de 1986 e em outubro de 2011 a publisher foi adquirida pela Kadokawa Corporation por 8 bilhões de yenes (cerca de 73 milhões de dólares). Media Factory além de publicar mangás em volumes e ter suas revistas focadas na publicação dos mesmos, a empresa também possui seu próprio selo de publicação conhecido como MF Bunko J. Em 2013 virou uma divisão interna e marca da Kadokawa Corporation após anos sendo uma subsidiária da mesma. Abaixo estão as revistas de mangás.

Comic Alive

Frequência: Mensal
Demografia: Seinen
Criação: 2006
Mangás de destaque: Non Non Biyori, Iris Zero, Sasameki Koto, Hentai Ouji to Warawanai Neko, Maria Holic, Hinako Note

Comic Alive é uma revista seinen publicada desde 2006 pela Media Factory com diversas adaptações de light novels publicadas pela mesma, além de mangás originais de diversos gêneros e estilos de arte.

Comic Flapper

Frequência: Mensal
Demografia: Seinen
Criação: 1999
Mangás de destaque: Futatsu no Spica, Bonnouji, Chio-chan no Tsugakuro, Tonari no Seki-kun, Dance in the Vampire Bund, Denki-gai no Honya-san, Brave 10

Ao contrário da Comic Alive, a Comic Flapper possui poucas adaptações de light novels e tem bastante mangás originais. Possui diversos gêneros sendo publicados atualmente e em sua história, além de um foco em comédias e alguns mangás com narrativas mais maduras.

Comic Gene

Frequência: Mensal
Demografia: Shoujo (focado em garotas tentando quebrar as barreiras entre Shounen e Shoujo)
Criação: 2011
Mangás de destaque: Kagerou Daze, Lucky Dog 1 Blast, Servamp, Satsuriku no Tenshi, Shuuen no Shiori, Orenchi no Furo Jijou, Aka ya Akashi ya Ayakashi no, Nirvana

A Comic Gene é uma revista Shoujo que tem uma proposta no mínimo curiosa. Desde a sua fundação, o editorial da revista deixou claro que a mesma é uma revista que pretende quebrar as barreiras entre as pré-concepções  das demografias shoujo e shounen com um estilo que não é nenhum dos dois e que pega um público diferente do normal.

(Wikipedia.us)
(Comic Vine)

Deixe uma resposta