Hakusensha e suas revistas de mangá

A Hakusensha foi fundada em 1973 pela Shueisha (que havia sido fundada pela Shogakukan décadas atrás e virou independente, apesar da Shogakukan ainda ter 50% da empresa) e apesar das três empresas serem independentes uma das outras, as três são parte do Grupo Hitotsubashi com a Hakusensha sendo a menor e mais nova dentre as três.

Originalmente especializada exclusivamente em shoujo, apenas alguns meses depois de ser fundada, a Hakusensha lançou a sua revista principal Hana to Yume e em poucos anos depois, mais alguns spin-offs que duraram e duram até hoje como LaLa e Bessatsu Hana to Yume. Essas revistas resultaram em grande parte de grandes franquias de mangás shoujo como Skip Beat, Patalliro, Sukeban Deka e Glass no Kamen.

Nos anos 80, Hakusensha começou a ir para outras demografias fora Shoujo, lançando Shounen Jets em 1981 e Silky em 1985. Silky existiu por várias décadas e depois Melody foi criada para a demografia Josei, mas Shounen Jets falhou rapidamente e a Hakusensha teve várias revistas de mangás que falharam nos anos 80 pra encontrar um público masculino. Jets foi substituida pela ComiComi, depois a Animal House foi criada e posteriormente ocorreu a mudança de nome da revista para Young Animal em 1992, nome que permanece até hoje.

Por conta do fim da Jets no início dos anos 80, a Hakusensha tem zero presença no mercado de mangá shounen e continua se focando primariamente em Shoujo e Seinen.

Young Animal

Frequência: Semi-mensal
Demografia: Seinen
Criação: 1989
Circulação: 103,500
Mangás de destaque: Berserk, Sangatsu no Lion, Holyland, Nana to Kaoru, Detroit Metal City, Futari Ecchi, Yubisaki Milk Tea, Umi no Misaki, Gal Gohan, Honeymoon Salad

A revista começou em 1989 como Animal House e anos depois foi renomeada Young Animal em 1992. Uma edição consiste de aproximadamente 300 páginas em preto e branco com cerca de 20 páginas coloridas com adolescentes ou adultas em biquínis que geralmente são pop stars ou gravure idols. Propagandas aparecerem apenas em algumas partes de trás da revista. Cada edição tem cerca de 15 diferente mangás, variando desde histórias mais sérias até comédias românticas, fantasia e aventura.

Young Animal Arashi

Frequência: Mensal
Demografia: Seinen
Criação: 2001
Circulação: 87,333
Mangás de destaque: Nana to Kaoru: Black Label, My Balls, Toshiue no Hito, Koibana Onsen, Futari Ecchi extra

Uma revista irmã da Young Magazine, vêm sendo publicada desde 2001.

Melody

Frequência: Sem frequência definida
Demografia: Josei
Criação: 1997
Circulação: 39,200
Mangás de destaque: Oooku, Top Secret, Himitsu, Omyoji, Hana Yori mo Hana no Gotoku, Sonko o Nantoka

O primeiro e único mangá Josei da Hakusensha foi criado em 1997 para tentar abocanhar um mercado demográfico que nunca havia sido explorado. Apesar de não ser uma das revistas Josei do mercado com maior circulação, ainda assim conseguiu conquistar seu próprio espaço.

Hana to Yume

Frequência: Semi mensal
Demografia: Shoujo
Criação: 1974
Circulação: 128,583
Mangás de destaque: Akatsuki no Yona, Skip Beat, Glass no Kamen, Fruits Basket, Hana to Akuma, Kamisama Hajimemashita, Gakuen Alice, Love so Life, Oresama Teacher, Soredemo Sekai wa Utsukushii, Fukumenkei Noise, Special A

Hana to Yume começou sua publicação como uma revista mensal em Maio de 1974, no entanto em 1975 a publicação foi mudada de mensal para semi-mensal. É a maior revista de mangá da Hakusensha.

Qualquer série serializada na Hana to Yume será coletada em formato de tankoubon sobre a marca Hana to Yume Comics. Apesar de séries de revistas relacionadas como Bessatsu Hana to Yume, LaLa, LaLa DX e Melody serem também publicadas na mesma marca, certas séries da Melody são publicadas em Jets Comics.

Leitores da revista são 95% mulheres e 5% homens. Sua demografia consiste em 4% de leitores abaixo de 13 anos, 62% entre 13 e 18 anos, 18,6% entre 19 e 23 anos e de 24 anos pra cima sendo 15,2%.

Bessatsu Hana to Yume

Frequência: Mensal
Demografia: Shoujo
Criação: 1977
Circulação: 37,833
Mangás de destaque: Ludwig Kakumei, Shitsuji-sama no Okiniiri, Patalliro, Yukarism, Otomen, Usotoki Rhetoric

Spinf-off de Hana to Yume, mudou a frequência de sua publicação várias vezes durante as décadas. Originalmente de 1977 a 1991 era quaternal, então de 1991 a 1993 foi bi-mensal, se tornou mensal de 1993 a 2001 e depois voltou a ser bi-mensal até 2006 quando decidiu ser mensal como permanece até hoje.

LaLa

Frequência: Mensal
Demografia: Shoujo
Criação: 1976
Circulação: 125,500
Mangás de destaque: Ouran Kokou Host Club, Kanata Kara, Kaichou wa Maid Sama, Gakuen Babysitters, Last Game, Kareshi Kanojo no Jirou, Toshokan Sensou: Love & War, Penguin Kakumei, Akagami no Shirayuki Hime, Natsume Yuujinchou

Lala é a segunda revista shoujo que a Hakusensha publicou em 1976. Inicialmente uma revista irmã de Hana to Yume como Hana to Yume Lala e sendo bi-mensal. Então em 1977 a revista mudou sua frequência, virou mensal e se tornando independente, mudando seu nome para somente LaLa e ganhando uma revista irmã anos depois que seria a LaLa DX.

Leitores da revista são 97% mulheres e 3% homens. A idade dessas leitoras consiste entre 4% abaixo de 13 anos, 23,4% entre 13-17 anos, 20% entre 18-20 anos, 13% entre 21-23 anos e o restante com 24 anos e acima com 29,7%.

LaLa DX

Frequência: Bi-mensal
Demografia: Shoujo
Criação: 1983
Circulação: 50,000
Mangás de destaque: Koi dano ai dano, Hanatsukihime, Zettai Heiwa Daisakusen, Vampire Knight Memories, Kanojo ni Naru Hi: Another

Publicada pela primeira vez em 1983 como uma revista suplementar a LaLa, depois virou uma revista irmã da mesma. A revista originalmente era publicada quaternalmente mas agora é publicada bi-mensalmente.

(Fonte: Wikipedia en; Comicvine)

Deixe uma resposta