Shogakukan e suas revistas de mangás

A Shogakukan foi fundada em 1922, lançando revistas de aprendizado para crianças. Anos depois e ainda hoje a publisher publica revistas dos mais diversos ramos com divisões de livros de ilustrações, light novels, novels, livros de referência, dicionários, enciclopédias, livros literários e a divisão que é mais reconhecida, por publicar revistas de mangás (e obviamente volumes dos seus mangás) com diversas obras encontrando sucesso e sendo extremamente icônicas e reconhecidas no país em suas diversas formas de mídia.

Além de tudo isso, a Shogakukan fundou a sua rival Shueisha em 1925 como uma divisão para produzir revistas de entretenimento. Só que no ano seguinte a Shueisha se tornou independente da sua antiga dona, com 50% das suas ações ainda parte da Shogakukan. De toda forma, apesar de serem rivais no mercado, Shogakukan e Shueisha são parte do grupo Hitotsubashi com várias outras empresas dentro da mesma, como a também rival Hakusensha (que foi fundada pela Shueisha). Hitotsubashi foi criado pela Shueisha e pela Shogakukan quando a última entrou no mercado de revistas de entretenimento (revistas de mangá, por exemplo). As duas empresas concordaram em criar uma empresa maior para fazer as duas crescerem e o grupo existe até hoje. Como prova disso, Shueisha e Shogakukan tem sedes uma do lado do outra, o que reafirma ainda mais essa conexão.

Como um exemplo dessa parceria, a Viz Media foi fundada com a ajuda da Shogakukan e em 2002 a Shueisha também se tornou uma das donas da Viz, formando mais uma vez essa união entre as empresas.

E com isso, apesar de parceiras, Shogakukan e Shueisha são as maiores publishers do Japão ao lado da Kodansha , mas o que impressiona é o fato de que essas duas empresas são parte de um mesmo grupo, o que mostra o alcance e dominância exercidos por elas. Mas com tudo isso dito, vamos falar das revistas em si.

Weekly Shounen Sunday

Frequência: Semanal
Demografia: Shounen
Criação: 1959
Circulação: 330,000
Mangás de destaque: Detective Conan, Inuyasha, Osomatsu-kun, Urusei Yatsura, Touch, Cross Game, Major, Magi, The World God Only Knows, Konjiki no Gash, Gin no Saji, H2, Rough, Kenichi, Kekkaishi, Ranma 1/2, Hayate no Gotoku, Komi-san wa Comyushou desu, Ushio to Tora, Katsu, Rekka no Honoo, Hatsukoi Zombie, Keijo, Mar, Kyoukai no Rinne, Maoujou de Oyasumi, Zettai Karen Children, Dagashi Kash, Kyou kara Ore wa, Kidou Keisatsu Patlabor

A revista shounen mais tradicional e antiga do mercado e que também já foi a mais popular. Berço de diversos mangás e mangakás que foram revelados para o mercado. Hoje em dia, a Sunday está bem atrás das suas grandes rivais Shounen Magazine e Shounen Jump em circulação, mas ainda tem vários mangás que fizeram e fazem sucesso como Detective Conan que está firme e forte desde sua estreia nos anos 90 e Major que ganhou uma continuação como Major 2nd quando o original terminou e continua fazendo tanto sucesso quanto antes.

Dois dos mangás da revista ultrapassaram a marca de 100 milhões de unidades vendidas e estão entre os mais vendidos da história. Touch tendo vendido mais de 100 milhões com apenas 26 volumes e Detective Conan com mais de 200 milhões e 92 volumes, sendo o quarto mangá mais vendido da história.

Apesar de ser a revista mais conhecida, não é a que possui maior popularidade na questão de circulação dentre as revistas de mangá da Shogakukan (apesar de ser a mais popular dentre as shounen), ficando atrás de outras com outras demografias.

Ura Sunday

Frequência: Semanal
Demografia: Não específica
Criação: 2011
Mangás de destaque: MOB Psycho 100, Helck, Magi: Sinbad no Bouken, Kengan Ashura, Yuusha ga Shinda: Murabito no Ore ga Hotta Otoshiana ni Yuusha ga Ochita Kekka, Sekai Oni, Dumbbell Nan Kilo Moteru, It’s My Life, Zelda no Densetsu – Twilight Princess, Karakai Jouzu no (Moto) Takagi-san

Criada em 2011, a revista online Ura Sunday é um site e aplicativo mobile com mangás sendo lançados semanalmente de graça em sua página com diversos mangás e artistas no meio disso. Assim como outras revistas online, os mangás da Ura Sunday são publicados em volume no formato tankobon quando há capítulos o suficiente para serem impressos e distribuídos.

Shounen Sunday Super

Frequência: Mensal
Demografia: Shounen
Criação: 1978
Circulação: 19,667
Mangás de destaque: Bestiarius, Nine, Imawa no Kuni Alice, Ningyo Series, Samurai High School, King Golf

Originalmente uma edição especial da Shounen Sunday chamada de Shounen Sunday Zokan, a revista teve seu nome mudado para o atual em 1995. Em 2004, a revista passou a ser publicada duas vezes ao mês, mas em 2009 voltou a sua publicação original, tendo apenas uma edição ao mês.

Não é incomum que séries que sejam populares da revista sejam transferidas para a Shounen Sunday. Um dos motivos pelo qual os volumes dos mangás da Shounen Sunday Super são publicados pela mesma marca Shounen Sunday Comics assim como os títulos da Shounen Sunday para não causar confusão entre os leitores no caso de que tais mangás sejam transferidos.

Monthly Shounen Sunday (Gessan)

Frequência: Mensal
Demografia: Shounen
Criação: 2009
Circulação: 36,000
Mangás de destaque: Karakai Jouzu no Takagi-san, Dorohedoro (transferido de revista seinen), Tetsugaku Letra, Les Misérables, Mix, Shinobi no Kuni, Ninja Shinobu-san no Junjou, Vanilla Fiction, Fudatsuki no Kyouko-chan, Q and A, Koi ni Koisuru Yukari-chan

A Gessan é uma revista que possui uma demografia Shounen parecida com a Jump Square e a Bessatsu Shounen Magazine, que foca-se em garotos na fase final da adolescêscia até o início dos vinte anos, tendo um foco diferente demograficamente de outras revistas shounen como a Shounen Jump, Magazine ou Sunday mesmo que ainda estejam na mesma linha de demografia.

CoroCoro Comic

Frequência: Mensal
Demografia: Kodomo
Criação: 1977
Circulação: 790,000
Mangás de destaque: Doraemon, Pocket Monsters Special, Dorabase: Doraemon Super Baseball Gaiden, Pokémon Pocket Monsters, Hoshi no Kirby: Dedede de Pupupu na Monogatari, Youkai Watch, Super Mario-kun, Splatoon

A CoroCoro é a maior revista de mangás para crianças do Japão e também uma das maiores do país. Ao contrário de revistas shounen que focam mais em adolescentes em sua grande maioria, a Corocoro tem seu foco destinado a crianças de 6 a 12 anos de idade.

Muitos dos mangás da revista são baseados em franquias de vídeo-games e brinquedos, com alguns desses até mesmo tendo um tie-in como o Pokémon Blue que era vendido somente na revista. Corocoro também tem informações e artigos exclusivos sobre Pokémon (em relação a filmes, anime e jogos) e diversas franquias que são promovidas por ali.

Big Comic

Frequência: Duas publicações por mês
Demografia: Seinen
Criação: 1968
Circulação: 302,333
Mangás de destaque: Golgo 13, Haruka no Machi e, Blue Giant, Ayako, Eagle, Galaxy Express 999

Uma das revistas seinen mais populares e tradicionais do Japão. A Big Comic teve diversos mangakás famosos publicando mangás na mesma, incluindo Osamu Tezuka, Shotaro Ishinomori , Sanpei Shirato, Takao Saito, Fujiko F. Fujio e Tetsuya Chiba.

A Big Comic também serializa Golgo 13 de Takao Saito que é o mangá mais antigo ainda em publicação, sendo publicado desde 1968 na revista e um dos mangás mais tradicionais, influentes e vendidos da história com mais de 200 milhões de unidades vendidas, sendo o quinto mangá mais vendido da história e com atualmente 187 volumes, estando atrás apenas de Kochikame que possui 200 volumes.

Ao contrário de outras revistas em que você veria na capa as ilustrações dos mangás da revista ou modelos (gravure idols ou idols), a Big Comic possui caricaturas não relacionadas a seus mangás em todas as suas edições, algo que não é tão comum de se ver no mercado japonês.

Big Comic Original

Frequência: Duas publicações por mês
Demografia: Seinen
Criação: 1972
Circulação: 504,333
Mangás de destaque: Monster, Pluto, Saikyou Densetsu Kurosawa, Master Keaton, Abu-san, Haguregumo

Big Comic Original ao contrário do que seu nome diz, não é a original. A revista foi criada depois da Big Comic e é a revista irmã da mesma, com a diferença de que é publicada nas semanas em que a Big Comic não é. A arte da capa na maioria das vezes é um cachorro ou um gato dispostos com um haiku (poema japonês). As dezenas de séries que estão na revista contém diferentes tipos de material, indo de dramas históricos até suspense, esporte e romance com um pouco de sci-fi ou fantasia.

Em relação a sua demografia, mais de 83% dos leitores são homens de mais de 30 anos de idade, com mulheres sendo o restante de todo esse total. Ao mesmo tempo, a maior parte desses leitores são funcionários de empresas.

Big Comic Spirits

Frequência: Semanal
Demografia: Seinen
Criação: 1980
Circulação: 150,000
Mangás de destaque: Oyasumi Punpun, Oishinbo, 20th Century Boys, Ping Pong, Homunculus, Tekkon Kinkreet, Maison Ikkoku, Uzumaki, Bambino, I am a Hero, Koi wa Ameagari no You ni, Tetsuwan Birdy Evolution, Happy, Yawara, Jagaaaan, Black Paradox, Gyo, Kono S wo, Mi yo! – Cupid no Itazura, Dead Dead Demon’s De De De De Destruction, Yamikin Ushijima-kun

A Big Comic Spirits é uma revista em que seus mangás em sua maioria tem temas de comida, esportes, amor e negócios, muitas vezes questionando tais valores. Em 1996, os leitores da revista foram caracterizados como homens de 28 anos que trabalhavam em empresas.

Na Big Comic Spirits é publicado Oishinbo que é um mangá sobre as aventuras de um jornalista de culinária, o maior mangá da revista e um dos mangás mais vendidos e tradicionais da história do Japão, sendo publicado desde 1983 e com atualmente 111 volumes, sendo um dos mangás mais longos da história. Apesar disso tudo, o mangá está em hiatus indefinido desde 12 de Maio de 2014 como resposta da Shogakukan as várias críticas que o mangá teve ao tratamento do desastre de Fukushima que ocorreu 3 anos antes no Japão

Big Comic Superior

Frequência: Mensal
Demografia: Seinen
Criação: 1987
Circulação: 108, 667
Mangás de destaque: Kidou Senshi Gundam Thunderbolt, Sanctuary, Iryuu: Team Medical Dragon, Azumi, Yuureitou, Kichi, Lord, Chi no Wadashi, Gigant, Heat, Hibiki: Shousetsuka ni Naru Houhou

A Big Comic Superior era originalmente uma edição especial da Big Comic Original publicada duas vezes ao mês no dia 1 e 15. No entanto, a edição especial vendia tanto quanto as principais revistas seinen (Big Comic, Big Comic Original, Big Comic Spirits), o que fez que se tornasse uma revista principal e que fosse publicada semanalmente. Isso acabou não durando por muitos anos e com isso a revista voltou ao formato de duas edições por mês com publicações na segunda e quarta sexta-feira do mês em questão.

Monthly Sunday Gene-X

Frequência: Mensal
Demografia: Seinen
Criação: 2000
Circulação: 10,000
Mangás de destaque: Black Lagoon, Re:Creators, Subarashii Sekai, Jormungand, Hikari no Machi, GJ Club, March Story

O título da revista se refere a missão como uma revista para a Geração X. A primeira edição foi publicada em 2000 e as novas edições eram publicadas a cada dia 19 do mês, mas nunca nos domingos como seu nome diz. Assim como suas revistas irmãs, Sunday acaba sendo mais uma trademark que qualquer outra coisa.

A revista não é necessariamente limitada a produções japonesas, visto que um manwha (hq sul-coreana), Shin Angyo Onshi foi publicado na revista por anos por conta do interesse que o público teve com o filme de anime da obra.

Pucchigumi

Frequência: Mensal
Demografia: Kodomo (meninas)
Criação: 2006
Circulação: 65,677
Mangás de destaque: My Little Pony: Friendship Is Magic, Pretty Rhythm All Star, Pretty Rhythm Dear My Future, Pretty Rhythm Rainbow Live, Nico in Fairyland, Toki no Tani, Idol x Warrior Miracle Tunes

Pucchigumi é uma revista kodomo focada em garotas de 6 a 10 anos e isso se reflete nos leitores quando a maior parte está nessa faixa etária. Além de séries originais, mangás baseados em franquias também são serializados na revista incluindo futuros animes e mangás que a Shogakukan tenha direitos. Vários títulos no passado foram adaptados para mangá na revista como Lilpri, Jewlpet, Tamagotchi e My Little Pony. Além disso, a revista também é usada para recrutar garotas para audições de dramas com diferentes anúncios e demais coisas.

Betsucomi

Frequência: Mensal
Demografia: Shoujo
Criação: 1970
Circulação: 41,000
Mangás de destaque: Dengeki Daisy, Banana Fish, Bokura ga Ita, Piece, Joou no Hana, Haruyuki Bus, Yugure Light, QQ Sweeper, Basara

Betsucomi é uma revista shoujo que originalmente focava em garotas mais jovens no seu marketing mas com o tempo passou a focar em adolescentes e mulheres no início de seus 20 anos. Suas competidoras históricas são a Bessatsu Margaret (Shueisha), Princess (Akita Shoten) e LaLa (Hakusensha).

Cheese!

Frequência: Mensal
Demografia: Shoujo
Criação: 1996
Circulação: 57,333
Mangás de destaque: Reimei no Arcana, Suijin no Hanayome, Koishitagari no Blue, Himitsu no Ai-chan, Kanojo wa Uso wo Aishisugiteru

A revista foca-se em leitoras jovens entre 10 e 14 anos com histórias focando geralmente entre romance e relacionamentos maduros.

Ciao

Frequência: Mensal
Demografia: Shoujo
Criação: 1977
Circulação: 480,000
Mangás de destaque: Hamtaro, Beauty Pop, Mahochuu, Oresama Kingdom, Chibi Devil

Ciao é uma revista dedicada a leitoras de 8 aos 14 em que além da revista de mangá em si, há também a cada mês uma surpresa diferente vindo com a revista como relógios, bolsas, canetas de colorir, bijuteria e outras coisas. Suas rivais históricas no mercado são Ribon (Shueisha) e Nakayoshi (Kodansha)

Shocomi (Shoujo Comic)

Frequência: Quinzenal
Demografia: Shoujo
Criação: 1968
Circulação: 102,167
Mangás de destaque: Kaze to Ki no Uta, Sora wa Akai Kawa no Hotori, Fushigi Yuugi, Ayashi no Ceres, Thomas no Shinzou, Katayoku no Labyrinth, Zettai Kareshi, Kaikan Phrase

Shocomi é uma revista com marketing focado em garotas dos 15 aos 18 anos. Originalmente a Shocomi era uma revista que raramente tinha elementos sexuais em seus mangás, nem mesmo beijos entre os personagens, mas com o tempo, durante os anos 90, novas séries foram surgindo como Kaikan Phrase que continham vários elementos sexuais e a revista passou a ser mais liberal nessa questão. Hoje em dia, a Shocomi é vista como uma revista com muito mais conteúdo sexual do que suas rivais Margaret (Shueisha) e Hana to Yume (Hakusensha)

Flowers

Frequência: Semanal
Demografia: Josei
Criação: 2002
Circulação: 150,000
Mangás de destaque: Sakamichi no Apollon, 7 Seeds, Shirokuma Café, Shiki no Zenjitsu, Kaze Hikaru

Flowers originalmente começou como Petit Flower em 1980 como uma revista quaternária que foi descontinuada em 2002 e dois anos depois, em 2004, a revista voltou á ativa como Flower e com uma nova roupagem.

Petit Comic

Frequência: Mensal
Demografia: Josei
Criação: 1977
Circulação: 84,333
Mangás de destaque: Hapi Mari: Happy Marriage, Private Actress, Sekai no Chuushin de Ai wo Sakebu, Chou yo Hana yo, Darling wa Namamono ni Tsuki, Kitto Aishiteshimaunda, Midnight Secretary

Petit Comic é uma revista que assim como sua demografia já identifica, é focada em mulheres mais velhas, começando dos 18 e indo bem acima disso com mulheres nas faixas de 20, 30 e 40 anos lendo a revista. Várias séries da revista tem romance como base e muitas são conhecidas pelas suas cenas de sexo.

(Fonte: Wikipedia en; Comicvine)

Deixe uma resposta