Square Enix e suas revistas de mangás

Não, você não leu errado, é isso mesmo que está aí. Por mais estranho que pareça para você, a conhecida Square Enix dos video games é uma publicadora de mangás no Japão. Neste texto eu falarei um pouco sobre como tudo isso aconteceu e também sobre as revistas que a Square Enix possui em seus domínios, além dos mangás em si.

Para falar dessa relação, nós teremos que voltar bastante no tempo, ainda antes da fusão entre as duas empresas. Ainda na época em que Enix e Square eram empresas separadas e rivais no mercado (principalmente por conta de Dragon Quest e seu amplo domínio vs Final Fantasy que era uma das séries que gerava competitividade), a Enix era uma publisher de video games fazendo outsourcing para desenvolvedoras (já que a publisher não tinha divisões ou estúdios para desenvolvimento, apenas planejadores, produtores e outras funções) que em 1991 decidiu entrar em mais um novo mercado após ter entrado em 1982 no de jogos. Em 1991 a Enix criou a revista Shounen Gangan que com o tempo foi se expandindo em novas revistas e virando uma linha inteira de revistas shounen e seinen.

A Enix desde o início dos anos 2000 estava interessada em uma fusão com a Square pelo fato das duas empresas terem filosofias e mercados parecidos. No entanto, essa intenção teve um pequeno problema, houve uma hesitação por parte da Enix por que Square sofreu um grande prejuízo financeiro devido ao filme Final Fantasy: The Spirits Within, a empresa ficou no negativo por dois anos fiscais devido a isso. Só que a Square solicitou a Sony que investisse no capital da empresa, o que fez com que a Sony comprasse 18.6% das ações da empresa em outubro de 2001, recuperando a Square de seu estado crítico. Então, em novembro de 2002 foi anunciado que Enix e Square iriam se fundir em uma única empresa, o que ocorreu cerca de um ano depois com a Enix sendo a empresa sobrevivente entre as duas e a Square Enix sendo formada, herdando todos os assets, IP’s e demais de propriedades de ambas as empresas, inclusive nosso tema principal que são os mangás e as revistas publicadas no selo Gangan Comics que são as seguintes:

Shounen Gangan

Frequência: Mensal
Demografia: Shounen
Criação: 1991
Mangás de destaque: Fullmetal Alchemist, Soul Eater, Zetsuen no Tempest, Handa-kun, Mahoujin Guruguru, Dragon Quest Retsuden: Roto no Monshō, Kingdom Hearts 2, Kingdom Hearts 365/2 Days, Kingdom Hearts, Kingdom Hearts Chain of Memories, Toaru Majutsu no Index, 666 Satan, Kyou no Cerberus, Nagasarete Airantou, Hero Tales, Shibakane Hime, Heroman

Shounen Gangan é uma revista mensal com cerca de 600 páginas. A revista foi lançada em 1991 para competir com outras revistas da época como Monthly Shounen Magazine, Monthly Shounen Jump e Shounen Sunday Super que focavam no mesmo público jovem masculino. Em seu catálogo, as histórias mais comuns encontradas giram em torno de ação e aventura, sci-fi e elementos de fantasia.

GFantasy

Frequência: Mensal
Demografia: Shounen
Criação: 1993
Mangás de destaque: Black Butler, Pandora Hearts, Horimiya, Sayuuki Gaiden, Kimi to Boku, Saiyuuki, Nabari no Ou, Switch, Durara, Cuticle Detective Inaba, E’s, Superior Cross, Zombie Loan, Shinigami to Gin no Kishi

Também conhecida como Gangan Fantasy, a GFantasy é uma revista shounen em que os mangás mais comuns da revista tem como gênero mais comum ação e aventura com toques sobrenatuais em geral.

Gangan Joker

Frequência: Mensal
Demografia: Shounen
Criação: 2009
Mangás de destaque: Kakegurui, Vanitas no Carte, Akame Ga Kill, Tasogare Otome x Amnesia, Inu x Boku SS, Prunus Girl, Gugure Kokkuri-san, Kakegurui Twin, Ishuukan Friends, Boku ga Boku de Aru Tame ni, Happy Sugar Life, Yandere Kanojo, Kuzumi-kun, Kuuki Yometemasu ka, Arachnid

Gangan Joker é uma revista que foi criada em 2009 após a descontinuação das revistas Gangan Powered e Gangan Wing que foram finalizadas no mesmo ano e sendo substituídas pela nova.

Young Gangan

Frequência: Duas vezes ao mês
Demografia: Seinen
Criação: 2004
Mangás de destaque: Arakawa Under the Bridge, Bitter Virgin, Saki, Murciélago, Working, Plastic Nee-san, Mangaka-san to Assistant-san, Sekirei, Nicoichi, Kurokami, Tentai Senshi Sunred, Dimension W, Ubel Blatt

Young Gangan é uma revista seinen que é publicada desde 2004, sendo no caso a primeira revista unicamente seinen da Square Enix após uma década somente tendo revistas shounen sendo publicadas.

Big Gangan

Frequência: Mensal
Demografia: Seinen
Criação: 2010
Mangás de destaque: Kusuriya no Hitorigoto, Goblin Slayer, Ubel Blatt, Shiori Experience: Jimi na Watashi to Hen na Ojisan, High Score Girl, Servant x Service, Dimension W, ACCA: 13-ku Kansatsu-ka, Kuzu no Honkai, Kekkon Yubiwa Monogatari

A segunda revista seinen da Square Enix. Foi criada em 2010, 6 anos após a criação da Young Gangan para atrair um público diferenciado com um conteúdo mais brando e mangás mais diferentes da primeira revista criada anteriormente.

Gangan Online

Frequência: Mensal
Demografia: Shounen
Criação: 2008
Mangás de destaque: Barakamon, Gekkan Shoujo Nozaki-kun, Danshi Koukousei no Nichijou, Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge, Watamote, Fujimura-kun Mates, Classmate Kamimura Yuuka wa Kou Itta, Majo no Shinzou, Hori-san to Miyamura-kun, Kitakubu Katsudou Kiroku, Fukigen na Mononokean

Gangan Online é uma revista online de mangá e light novel grátis distribuída na internet que é publicada e atualizaa pela Square Enix. A revista online possui e possuiu diversos mangás, com todos esses mesmos mangás sendo juntados em volume no formato tankobon e sendo publicados e distribuídos fisicamente em lojas.

(Fonte: Wikipedia en; Comicvine)

Deixe uma resposta

5 pensamentos em “Square Enix e suas revistas de mangás”