Henshin Mangá RED é ruim

Henshin Mangá Red é uma antologia de historias que foram classificados no concurso Brazil Mangá Awards.

As histórias contidas nessa edição são:  Planaltin Powers (Owlopes), Marcas (Perobense e Mei Linwau), O Cotidiano de Sensei (Lucas Ferreira Santos) e Olá, Sou Soro Positivo (Cristiano Gonçalves Gomes).

Apoie a Cena Local

Henshin Mangá Red possui histórias feitas por pessoas amadoras e brasileiras e a ordem dessas palavras é muito importante para a análise que eu vou fazer dessa antologia.

Geralmente, quando pessoas brasileiras analisam coisas feitas por brasileiros elas parecem “pegar  leve” com elas, erros são minimizados ou deixados de lado por argumentos como “mas eles se esforçaram né?” ou “Mas a gente tem que apoiar eles”.

Neste caso, essa colher de chá é bastante problemática. A falta de críticas construtivas e o excesso de apoio cego desacelera a evolução da qualidade desses novos escritores.

Dito isso, vamos para a análise dessas 4 obras:

Planaltin Powers

Na primeira história, vemos as desventuras de um grupo de amigos que se intitulam os Planaltin Powers, um grupo de heróis da justiça que ajudam as pessoas na pior maneira possível.

A premissa da obra parece interessante, mas logo se perde. Seria mais interessante ela ser algo mais leve, com a história dessas crianças tentando ajudar pessoas de uma maneira atrapalhada, mais no final dando tudo certo em vez de partir para um lado mais sério, que mesmo com pitadas de humor, não se mantém tão bem.

Os desenhos não chamam muita atenção, eles estão sempre medianos, mas funcionais. O que chama mais atenção é quando o traço muda para algo mais chibi, que combina com as cenas de comédia e funciona muito bem com o timing cômico.

O Principal problema do mangá é o seu enredo. Algumas vezes, a comédia se perde por uma decisão errada de onde colocar uma frase ou um desenho.

Outro problema é a narração em off que acontece no começo e no final da historia, que não se liga com basicamente nada e tem uma lição de moral bem ruim.

No final, a obra tem mais erros que acertos, mas ainda sim podemos ver qualidades que o autor pode usar e melhoras nas suas próximas histórias.

Marcas

Aqui temos um dia na vida de dois irmãos gêmeos e no relacionamento deles.

O Principal problema dessa história são os desenhos, eles são muito inconstantes e não conseguem passar o peso que a obra pede. Outro problema é a narrativa, ela é muito previsível e fraca, o drama que ela apresenta parece nada verdadeiro e crível.

Tem muito pouco a ser falado sobre esse quadrinho, o único ponto positivo que posso tirar dele é que as dicas que ela mostra para a grande virada de roteiro são bem feitas.

O Cotidiano do Sensei

Temos aqui um dia na vida de Sensei, um alienígena que mora no Brasil, com duas pessoas com quem ele divide o apartamento.

Essa foi de longe a minha historia favorita, o traço tem muita personalidade e chama a atenção quando você vê, além de que é o único que usa página dupla nessa coleção, os personagens, mesmo sendo clichês funcionam bem no enredo.

Gosto também da estrutura de 3 páginas para cada parte de comedia, deixa um ritmo bom quando você está lendo. Já que falamos sobre comedia, ela  funciona bem , mesmo que em alguns momentos ela seja um humor basicamente referencia a memes.

No geral, é uma boa história e eu fico interessado para ler uma continuação dela ou até mesmo outra coisa do autor.

Olá, Sou Soropositivo

Até agora eu estava fazendo um pequeno resumo da obra antes de falar sobre ela, mas nesse caso eu não vou fazer isso por um simples motivo, pois não existe história, só uma ideia.

Aqui temos um mundo distópico, onde as pessoas usam placas no peito com possíveis doenças que elas podem adquirir ou doenças que elas já tem. E é isso.

Toda a tentativa de construção que essa narrativa tenta fazer é falha, ele apresenta o mundo por meio de notas de rodapé e por diálogos expositivos que não funcionam para nada e só deixam as coisas mais confusas.

A Mensagem sobre amor e compreensão sobre o outro, é mais uma coisa que não funciona. Os diálogos são vazios e chatos e o autor parece achar que colocar palavras difíceis  e textos grandes faz ele parecer adulto.

Além disso,  a obra trata a pessoa portadora do vírus HIV de uma maneira bem insensível, inclusive o titulo da historia é bem estranho e parece estar ai só para chocar e ser um clickbait sem vergonha em vez de querer passar algo.

 

No final, essa coletânea acaba sendo ruim e, das quatro narrativas, apenas uma realmente tem qualidade de um produto finalizado, porém não vale a pena pagar os R$ 5,90 que é cobrado por ela.

Deixe uma resposta