A Situação dos mangás da Shonen Jump: edição 2019

Olá, seja bem-vindo a mais uma análise sobre os mangás da Shonen Jump, dessa vez focando no período entre o post passado e o dia de publicação desse post (08 de julho de 2019). Assim como nos anos anteriores, a análise será focada em vendas, desempenho das séries, popularidade e situações no geral dos mangás, fora dizer o que aconteceu com os mangás nesse período. Caso não tenha visto as partes anteriores, todas estão disponíveis nas categorias do site no lado direito onde é possível ver facilmente. Com isso dito, vamos começar:

Act-Age

Autores: Tatsuya Matsuki (roteirista) e Shiro Usazaki (desenhista)
Estreia:
22 de janeiro de 2018

Act-Age foi uma das obras que estreou no ano passado e se estabeleceu na revista. Após um começo relativamente quieto e em posições baixas antes de seu primeiro volume, a série evoluiu bastante no decorrer do ano e nesse período em vendas e popularidade. Act-Age é agora uma das séries mais promissoras da revista, aumentando suas vendas exponencialmente desde então e no momento vendendo cerca de 90 mil unidades com seus volumes, ultrapassando mangás com mais tempo de casa como Dr. Stone, Yuna-san e Hinomaru Zumou que desde o volume 5 da série vendem menos que o mangá mais novo. Com esse novo sucesso e o mangá sendo estabelecido, é muito óbvio de que a série terá uma adaptação em anime como já é de costume com todas as séries da revista desde Dr. Slump em que mangás estabelecidos ganham ao menos algum tipo de adaptação.

Black Clover

Autor: Yuki Tabata
Estreia: 16 de fevereiro de 2015
Adaptação: Um OVA produzido pela Xebec foi lançado 2016 e um anime pela Pierrot estreou em 2017 e continua desde então

Black Clover continua sendo um sucesso. Seu anime foi estendido comparado com o seu prazo original de 51 episódios, o anime é um dos produtos de maior receita e vendas para a TV Tokyo que é a emissora onde o anime passa e sua popularidade dentro e fora do país tem sido bem grande. Fora seu anime, o mangá também tem ido bem desde então, vendendo cerca de 230 mil unidades por volume.

Boku no Hero Academia

Autor: Kouhei Horikoshi
Estreia
: 7 de Julho de 2014
Adaptação
: 3 temporadas lançadas em 2016, com 13 episódios, 2017, com 25 episódios e 2018, com 25 episódios pelo estúdio Bones. Também recebeu um filme em 2018 e receberá uma quarta temporada em 2019.

Boku no Hero Academia continua sendo o sucesso grande que é na revista, ficando atrás apenas de One Piece no momento em vendas e superando Haikyuu desde então em popularidade e vendas de volumes, vendendo cerca de 700k por volume. A série também quebrou novos recordes desde então, vendendo mais de 6 milhões de volumes em 2018, ficando atrás apenas de One Piece e sendo o segundo mangá mais vendido do ano no Japão, o que demonstra como a série tem subido e se mantido em popularidade.

Beast Children

Autor: Kento Terasaka
Estreia
: 27 de Maio de 2019

Um dos novatos do ano de 2019 e parte da segunda leva de novos mangás da revista em que nessa houveram seis estreias, não há muito o que dizer sobre a série no momento já que o primeiro volume ainda precisa ser lançado e a série não começou a ser classificada por si só. Porém, até o momento, o mangá tem sido relativamente bem classificado, então é um bom sinal ao menos por enquanto.

Bokutachi wa Benkyou Ga Dekinai

Autor: Taishi Tsutsui
Estreia: 6 de Fevereiro de 2017
Adaptação: Um anime pelos estúdios Silver e Arvo Animation que estreou em Abril de 2019 e uma segunda temporada para Outubro de 2019

Já em seu terceiro ano de publicação, Bokutachi, ou Bokuben como é mais conhecido, tem continuado estável na revista com aumento gradual de vendas mesmo após seu anime que não teve um boost muito significativo, embora ainda tenha ocorrido. A série vende no momento cerca de 130 mil unidades em seus volumes faz um bom tempo e como mencionado anteriormente, o crescimento da série aconteceu mais em seus volumes anteriores e tem sido mais estável, o que prova que a série conquistou um público mas não um número grande de novos fãs. O que nos leva ao anime, que não deu um boost muito visível a série e o anime em si, embora tenha sido bem produzido, não fez sucesso, o que não deu visibilidade para que um boost em vendas considerável acontecesse. Ainda assim, a série não corre nenhum perigo de cancelamento e vende bem, então no mínimo tem uma garantia de mais um ano de publicação, dependendo de como a história siga.

Chainsaw Man

Autor: Tatsuki Fujimaki
Estreia: 3 de Dezembro de 2018

Um dos mangás que estrearam no fim de 2018, Chainsaw Man se estabeleceu nesse período com o autor Fujimaki, que havia publicado Firepunch no app de smartphone/website da Shueisha chamado Shonen Jump+ por anos, e agora está na revista principal em si. Com 7 meses de publicação, a série tem vendido bem pra um novato, com cerca de 35 mil unidades em seus primeiros volumes, já ultrapassando Hinomaru zumou e também em posições boas na toc com colocações dos editores desde então. A série tem um futuro promissor e provavelmente vai aumentar suas vendas ainda mais com o tempo.

Dr. Stone

Autores: Riichiro Inagaki (roteirista) e Boichi (desenhista)
Estreia: 6 de março de 2017
Adaptação: Um anime pelo estúdio TMS Entertainment vai estrear em Julho desse ano

Dr. Stone está em seu terceiro ano na revista assim como seu companheiro de leva Bokuben. Infelizmente para o mangá, o crescimento do mesmo não acompanhou o romcom harém que estreou na mesma leva de mangás que ele. Stone tem tido uma dificuldade muito grande de aumentar as suas vendas faz um bom tempo mesmo com toda a promoção que o editorial dá ao mangá com altas posições, páginas coloridas e capas que não tem feito diferença na série, que estacionou em 80 mil unidades vendidas e foi ultrapassado por Act-Age, Jujutsu Kaisen e Bokuben, com Yuna quase alcançando a série. Com essas vendas praticamente presas, o mangá realmente vai depender muito do anime pra que as vendas aumentem já que com todos os métodos sem anime, as vendas não tem aumentado, então o anime seria sua última chance.

Futari no Taisei

Autor: Kentarou Fukuda
Estreia:
20 de Maio de 2019

Um dos mais novos mangás no ano de 2019 e parte da segunda leva de seis mangás, Futari no Taisei, assim como outros, não pode ser qualificado já que seu primeiro volume ainda não está no mercado para uma avaliação e nem mesmo na toc o mangá está classificado. No entanto, assim como no caso anterior, o mangá tem sido classificado em posições altas.

Haikyuu

Autor: Haruichi Furudate
Estreia:
20 de fevereiro de 2012
Adaptação: 
Três temporadas pelo estúdio Production IG com a quarta vindo no fim de 2019

Haikyuu continua um sucesso tremendo no mercado. Apesar de ter sido ultrapassado em vendas e popularidade por Boku no Hero Academia, o mangá ainda continua sendo o terceiro mais vendido da revista, vendendo cerca de 700 mil unidades a cada volume, o que fez com que em 2018 o mangá vendesse mais de 5 milhões de unidades, sendo o quinto mangá mais vendido do mercado japonês no período em questão.

O fato de Haikyuu ter perdido espaço para Boku no Hero provavelmente tem a ver com a série não tendo um anime que daria boosts constantes a série, enquanto Boku no Hero tem um anime todo o ano, o que aumenta as vendas e volumes antigos começam a vender mais também. Considerando esse aspecto, imagino que as vendas de Haikyuu devem aumentar esse ano novamente, embora não tenho certeza se a ponto de ultrapassar Boku no Hero que também tem um anime estreando no fim do ano.

Hinomaru Zumou

Autor: Kawada
Estreia: 26 de Maio de 2014
Adaptação: Um anime estreou em outubro de 2018 pelo estúdio Gonzo

Ainda é inacreditável que Zumou tenha cinco anos de publicação, mais de 200 capítulos e uma adaptação de anime com as vendas que tem. O mangá continua vendendo na casa dos 30 mil desde os seus primeiros volumes e nunca mais aumentou suas vendas, mesmo com uma adaptação, onde suas vendas não aumentaram nada.

A única possibilidade que vejo que faça algum sentido pra que a série continue durante todo esse tempo é a receptividade que há em sua popularidade interna na revista que não é transferida para os volumes já que de resto, Zumou é uma série que não cresce e se mantém com vendas baixas pra uma série veterana por muito tempo sem ser cancelada. O que já aconteceu em outros casos mas todos na minha memória eram séries de comédia, enquanto aqui é uma série de esporte. Mas enfim, o mangá continua indo firme e forte na revista mesmo com vendas estagnadas e baixas, e seu anime fracassando.

Hunter x Hunter

Autor: Yoshihiro Togashi
Estreia:
3 de março de 1998
Adaptação:
Um anime feito pelo estúdio Nippon Animation com 62 episódios, além de um OVA de 30 episódios produzido pelo mesmo estúdio. Anos depois, o anime foi adaptado novamente, dessa vez pela Madhouse com 148 episódios.

Não há muito o que falar de Hunter x Hunter como sempre. A série continua com seu hiato em vários capítulos, voltando vez ou outra a publicação na revista e o mangá continua vendendo mais de 1 milhão de unidades quando tem volumes lançados, então é basicamente a mesma situação que a série tem com sua publicação irregular por anos.

Jujutsu Kaisen

Autor: Gege Akutami
Estreia:
5 de março de 2018

Jujutsu Kaisen foi um dos mangás de 2018 que se estabeleceu na revista juntamente de Act-Age e Chainsaw Man. O mangá estreou ainda no comecinho do ano e apesar dos primeiros capítulos sendo relativamente quietos em popularidade, o mangá se tornou um sucesso bem grande já no seu primeiro volume, que conseguiu o belo número de 80 mil unidades em duas semanas de vendas na época e agora nos seus volumes mais recentes, vende no total cerca de 120 mil unidades, superando mangás mais antigos como Bokuben, Dr. Stone, Act-Age, Yunna e Hinomaru zumou. A série tem tudo pra vender mais no futuro, ainda mais com a óbvia adaptação em anime que deve ser anunciada esse ano juntamente de Act-Age pra uma estreia em 2020 ou 2021.

Kamio Yui wa Kimi wo Yui

Autor: Hiroshi Shiibashi
Estreia:
10 de março de 2018

O mangaká Shiibashi está de volta após cinco anos desde sua última publicação com Illegal Rare, que era o seu segundo mangá e na época, sua segunda tentativa na revista após o grande sucesso de Nurarihyon no Mago que começou em 2008 e durou cinco anos na revista. Shiibashi está agora na sua terceira tentativa com Kamio Yui que infelizmente pra ele, o mangá provavelmente será cancelado ainda que seu primeiro volume nem tenha sido lançado já que a recepção não tem sido boa e nós podemos ver pelas posições da série na Toc em que está em penúltimo a maior parte das vezes e isso pra um mangá novo é um mau sinal.

Kimetsu no Yaiba

Autora: Gotouge Koyoharu
Estreia
: 15 de fevereiro de 2016
Adaptação
: Um anime de 24 episódios começou em Abril de 2019, feito pelo estúdio Ufotable

No período entre o ano passado e agora, Kimetsu no Yaiba teve sua adaptação anunciada e ela está em andamento, no momento com 12 episódios. A série que já possuía muito bons números de vendas, teve um grande aumento de popularidade com a adaptação de anime que estreou em Abril. Kimetsu, obteve um grande boost nas suas vendas, seja de volumes anteriores com vários deles aparecendo no top 50 por várias semanas até o momento e seu último novo volume vendeu 250 mil unidades no Japão.

Mas como o anime ainda tem bastante no que dar já que possui mais 12 episódios na sua primeira temporada, esse boost pode aumentar ainda mais nesse período.

One Piece

Autor: Eichiro Oda
Estreia
: 19 de julho de 1997
Adaptação
: Anime criado a mais de 20 anos, com mais de 800 episódios pela Toei Animation, continua ativo e é um grande sucesso até hoje, estando sempre no top 10 mais vistos do Japão.

O que comentar sobre One Piece? Seu anime continua sendo um sucesso tremendo no Japão e no mundo com muita audiência, enquanto seu mangá vendeu em 2018 mais de 8 milhões no total, sendo o mangá mais vendido do Japão novamente, o que já não é novidade pra série a esse ponto. Enfim, não há muito o que falar já que a série continua dominando as vendas de mangá no país por anos e anos, ainda que esteja longe do seu auge de vendas do início dos anos 2010 em 2010 e 2011 quando vendeu incríveis mais de 30 milhões por ano devido ao boost de One Piece Film Z, o que depois fez a série voltar a estabilizar os números com 20 milhões em 2012 e depois na casa dos 10 milhões desde então.

Saigo no Saiyuki

Autor: Daijiro Nonoue
Estreia
: 3 de março de 2019

Saiyuki foi um dos primeiros mangás a estrear em 2019 com o autor Daijiro Nonoue, que também publicou Mutou Black na própria Shonen Jump em 2013 e que teve seu mangá cancelado em apenas dois volumes. Mas, infelizmente para o autor, essa também não deve ser a vez que ele deve sucesso na revista. Seu mangá tem aparecido entre os últimos na TOC por várias edições e como é uma série nova, isso é muito perigoso. Fora isso, as pré-vendas do seu primeiro volume tem sido muito fracas, o que já não ajuda nem um pouco. Enfim, só um milagre salva.

Samurai 8: Hachimaru Den

Autores: Masashi Kishimoto (roteirista) e Akira Okubo (desenhista)
Estreia
: 13 de Maio de 2019

Depois de 4 anos desde o fim de Naruto em 2014, Kishimoto está de volta a revista. Seu mangá foi originalmente anunciado ainda sem nenhum nome ou ilustração em 2017, mas somente um ano depois no fim de 2018 foi anunciado o seu mangá na Jump Festa do ano em questão com a data marcada pra 2019.

E obviamente, isso é um big deal já que Naruto é um dos mangás mais vendidos da Shonen Jump com mais de 250 milhões de volumes vendidos mas também da indústria inteira, ficando apenas atrás de Dragon Ball e One Piece, fora que é uma das séries mais famosas no Japão e também no ocidente, onde uma parte ainda que menor do mangá também conta nisso tudo. O editorial não seria idiota de ignorar esse fato e várias campanhas de marketing começaram para a série, divulgando que o autor estava de volta com um novo mangá, o que no caso do Kishimoto, eu duvido muito que o mangá não dê certo ou seja cancelado mesmo antes de ver o primeiro volume devido ao tamanho do mangaká na indústria. Pra mim até um anime já mais do que certo daqui a cerca de 1 ou 2 anos.

E claro, não poderia deixar de falar que ao contrário de Naruto, o mangá de Samurai 8 não é desenhado pelo Kishimoto mas sim pelo Akira Okubo que é um ex-assistente do Kishimoto e trabalhou em Naruto por mais de 10 anos. Apesar disso, Kishimoto ainda cuida do storyboard do mangá, então muito do planejamento dessa parte acaba vindo dele, ainda que o Okubo cuide da arte.

Tokyo Shinobi Squad

Autores: Yuki Tanaka (roteirista) e Kento Matsuura (desenhista)
Estreia
: 3 de Junho de 2019

Tokyo Shinobi Squad é um dos mangás que estreou na mais recente leva de mangás que teve 4 estreias. O mangá ainda está bem longe de ter o primeiro volume lançado, então é mais complicado analisar. No entanto como em todo caso de mangás estreantes, o desempenho na TOC da revista é um bom indicativo da recepção do mangá antes das suas vendas e até o momento, esse é o mangá fora Samurai 8 que tem mais chances de sobreviver. Mas ainda assim, eu não tenho certeza de que ainda com posições boas o mangá tenha bom desempenho nas vendas.

Yakusoku no Neverland

Autores: Kaiu Shirai (roteirista) e Demizu Posuka (desenhista)
Estreia
: 1 de Agosto de 2016
Adaptação
: Um anime de 12 episódios estreou em janeiro desse ano e uma segunda temporada foi anunciada para 2020

O maior sucesso dos últimos 4 anos dentre as séries que estrearam e permaneceram nesse período, Neverland que já era um mangá enorme na revista faz um bom tempo, se tornou ainda mais com seu anime estreando em janeiro desse ano que foi um sucesso e deu um boost enorme na série seja em volumes antigos com o backlog ou em volumes mais novos. No ano passado, a série vendeu mais de 4 milhões e ficou no top 10 de mangás mais vendidos do Japão, demonstrando como já era um sucesso enorme mesmo antes da estreia da sua adaptação. E com o sucesso do anime, não há dúvidas que vai terminar o ano muito alto no top 10 de mangás mais vendidos do ano de 2019.

Yuragi-sou no Yuuna-san

Autor: Miura Tadahiro
Estreia: 8 de fevereiro de 2016
Adaptação: Seu anime estreou em julho de 2018, sendo feito pela Xebec

Com um anime estreando ano em 2018 com 12 episódios, Yunna não teve muita sorte na sua adaptação. Seu anime não só não fez sucesso como o boost no mangá não foi muito grande seja em volumes antigos ou volumes novos. A série ainda vende cerca de 75 mil unidades por volume, então não é como se houvesse problemas muito grandes nesse quesito já que a série vende bem, no entanto, não duvido que o mangá termine já que o anime não fez sucesso, as vendas não aumentaram e a própria história deve seguir e terminar no ano que vem ou no fim desse ano, dependendo de como será conduzido.

Mangás finalizados, cancelados ou transferidos para outras revistas nesse período

Boruto: Naruto Next Generations

Autores: Ukyou Kodachi (roteirista), Mikio Ikemoto (desenhista) e Masashi Kishimoto (supervisão)
Estreia: 9 de Maio de 2016
Adaptação: Um anime produzido pelo estúdio Pierrot desde o começo de 2017

O mangá de Boruto teve uma queda considerável em vendas do ano passado pra cá, tendo quedas de vendas em praticamente todos os volumes novos desde então. Dito isso, seu anime continua tendo um ótimo desempenho com a série sendo a segunda com mais vendas e renda pra TV Tokyo, apenas atrás de Naruto, que sim, é considerado uma franquia separada nos resultados financeiros da empresa de TV, o que mostra como fez e continua fazendo sucesso no mercado.

Fora isso como já pode ter percebido, Boruto está em uma categoria de mangás que não estão mais em publicação na Shonen Jump. No caso de Boruto, o mangá que era mensal desde a sua estreia em 2016 e basicamente o único na história da revista a estar nessa situação, foi transferido pra V-Jump, uma das revistas shonen da Shueisha e que no caso é mensal. V-Jump é uma revista com um foco maior em spin-offs/sequências de mangás da Jump, então eu especulo que a transferência se deu a esse fato, ainda mais que Dragon Ball Super e os mangás de Yu-Gi-Oh são publicados lá, por exemplo.

Gokutei Higuma

Autor: Natsuki Hokami
Estreia: 17 de Dezembro de 2018

Uma das estreias do ano passado, Higuma acabou sendo cancelado com apenas três volumes. A série não fez sucesso com o público seja em recepção na revista ou na venda de tankobon, que foi bem mal.

Neolation

Autores: Tomohide Hirao (roteirista) e Mizuki Yoda (desenhista)
Estreia
: 10 de dezembro de 2018

Assim como Higuma, Neolation foi cancelado com 3 volumes. Suas vendas não foram nada boas e sua recepção foi ainda pior que Higuma, com uma popularidade muito baixa.

Jimoto Ga Japan

Autor: Seiji Hayashi
Estreia:
15 de Setembro de 2018
Adaptação:
Um anime pelo estúdio Oddjob estreou em abril de 2019

Jimoto ga Japan teve um período relativamente pequeno na Shonen Jump mas já deixou seu nome na história. O mangá teve uma adaptação anunciada antes mesmo do seu primeiro volume estar á venda no mercado, superando todas as outras séries da Shonen Jump que tiveram animes anunciados cedo e mesmo na indústria onde provavelmente está lá no alto.

Fora isso, a série teve um desempenho fraquíssimo em vendas nos seus volumes, seu anime não deu nenhum boost na série e o mangá acabou sendo transferido para a Saikyo Jump, uma revista mensal da Shueisha que é focada em um público mais jovem em comparação com a Shonen Jump e que é onde Jimoto continuará.

Noah’s Notes

Autor: Haruto Ikezawa
Estreia:
12 de março de 2018

Em sua terceira tentativa na Shonen Jump depois de Kurogane entre 2011 e 2013 e Mononofu de 2015 a 2016, Ikezawa voltou a revista pra tentar emplacar um sucesso e infelizmente pra ele, não foi dessa vez novamente. E pior ainda, seu novo mangá durou muito menos capítulos e volumes que suas duas últimas tentativas, sendo cancelado em Agosto do mesmo ano no capítulo 23 e tendo 3 volumes no total devido a vendas muito baixas e receptividade ruim.

Shishunki Renaissance! David-kun

Autor: Kuroki Yuushin
Estreia
: 15 de setembro de 2018

Um dos mangás que estrearam no fim do ano passado, David-kun estreou juntamente com Jimoto como uma dupla de comédias pra revista que havia ficado sem um mangá de comédia específico após a saída de Gintama. Infelizmente pro autor, seu mangá foi cancelado no capítulo 43 e sendo encerrado com 4 volumes devido a vendas muito ruins e baixa popularidade.

Shokugeki no Soma

Autores: Yuuto Tsukuda (roteirista), Shun Saeki (desenhista), Yuki Morisaki (chef colaboradora para a parte de comida)
Estreia
: 26 de novembro de 2012
Adaptação
: Uma temporada de 24 episódios em 2015, uma de 13 episódios em 2016, uma de 12 episódios em 2017, outra de 12 episódios em 2018 e uma quarta anunciada para o fim de 2019. Todas feitas pelo estúdio J.C.Staff.

Shokugeki no Soma terminou nesse ano de 2019 após 7 anos de publicação na revista. Sendo sem dúvidas um dos maiores sucessos da década, a série terminou de maneira melancólica sua jornada na revista. Nos últimos dois anos, Soma foi perdendo popularidade e vendas constantemente devido a decisões relacionadas a história do mangá, com cada volume da série vendendo menos que o anterior após semanas no mercado.

Antes, Shokugeki no Soma vendia cerca de 400 mil unidades em seus volumes, enquanto nos últimos anos a série foi caindo e caindo em popularidade a ponto de chegar a menos de 200 mil. Isso é muito ruim e fica muito óbvio por qual motivo teve uma diminuição de ganhar promoções dentro da revista em capas, páginas coloridas e pegando posições baixas na TOC já que a série estava em queda constante. Uma situação parecida é Bleach, mas Bleach no seu ápice vendeu muito mas muito mais que Soma e no seu ponto mais baixo que seria após 2012 ainda era um dos mangás mais vendidos da revista com números muito bons, ao contrário de Soma que vendeu muito menos e no seu ponto mais baixo chegou a números muito abaixo mesmo dos primeiros volumes.

Com isso, não é surpresa que a série tenha terminado dessa forma ruim com seus volumes vendendo menos que seus primeiros antes do boost do anime. No entanto, a série ganhou um epílogo de quatro capítulos na Jump Giga pra concluir a história e surpreendentemente uma quarta temporada, que provavelmente será a última considerando a situação que a série tem.

Momiji no Kisetsu

Autor: Masayoshi Satoshou
Estreia:
14 de maio de 2018

Assim como outros mangás de 2018, foi cancelado devido a falta de popularidade e vendas ruins, sendo encerrado ainda em 2018, 4 meses depois de sua estreia com 2 volumes e apenas 16 capítulos.

Kimi wo Shinrayku Seyo

Autores: Kazusa Inaoka
Estreia:
21 de maio de 2018

Assim como outros mangás, foi cancelado por falta de popularidade e vendas ruins nos seus volumes, sendo cancelado ainda no mesmo ano após 4 meses de sua estreia cno capítulo 31 e com 3 volumes.

Sougou Jikan Jigyou Gaisha Daihyou Torishimariyaku Shachou Senzoku Hisho Tanaka Seiji

Autor: Keiji Amatsuka
Estreia:
21 de junho de 2018

Tanaka Seiji teve uma rejeição enorme dentre os leitores da revista e da mesma forma isso aconteceu quando seus volumes foram lançados no mercado, com 800 unidades vendidas no mercado, batendo o recorde da Shonen Jump com menor quantidade de volumes vendidos de toda a história da revista. Com isso acontecendo, não é nenhuma surpresa que tenha sido cancelado no capítulo 22 com 3 volumes e 5 meses após sua estreia, embora se fosse a uma década atrás com o antigo editor chefe e com um resultado desses, talvez nem chegasse ao segundo volume.

Alice no Taiyou

Autores: Takahide Totsuno
Estreia:
28 de junho de 2018

Assim como os outros mangás, não obteve popularidade na revista e seus volumes venderam mal, tendo sido cancelado no capítulo 22 e finalizado com 3 volumes ainda em 2018, 5 meses após sua estreia.

Gintama

Autor: Hideaki Sorachi
Estreia:
8 de dezembro de 2003
Adaptação:
Quatro OVAs, um filme e oito temporadas de anime que resultam em mais 350 episódios no total, no aguardo de uma nova temporada a ser anunciada. Todos feitos pela Sunrise primeiramente, e a partir da sexta temporada, pela Bandai Namco Pictures

Sendo o terceiro mangá mais antigo da revista após HunterxHunter e One Piece, Gintama encerrou seu ciclo na revista ainda em Setembro de 2018 quando foi anunciado que iria terminar mas acabou transferido da Shonen Jump pra Jump Giga após 15 anos sendo serializado na Jump. Porém, a série não terminaria ali mesmo e ficaria por três edições na Jump Giga que é uma revista mensal, onde teve 3 capítulos longos no período entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, quando foi anunciado que a série ainda não terminaria e que sairia da Jump Giga para o seu próprio aplicativo de celular chamado de Gintama App.

O mangá seria publicado até o seu fim no capítulo 702, encerrando a série após 16 anos de publicação desde sua estreia em 2003 com 77 volumes publicados e mais de 55 milhões de unidades vendidas desde então. Com isso, os mangás mais velhos da Jump atualmente são respectivamente One Piece, Hunter x Hunter e Haikyuu.

World Trigger

Autor: Daisuke Ashihara
Estreia
: 8 de fevereiro de 2013
Adaptação
: Um anime feito pela Toei Animation com 73 episódios.

Após dois anos e meio de hiato por conta de um problema de saúde do autor em que bateu o recorde de Togashi com Hunter x Hunter por mais tempo em hiato, a série voltou a ser publicada na Shonen Jump em 2018. O mangá que foi paralizado por um tempo muito grande teve o anúncio de que voltaria a ser publicado em 2018 por quatro edições da Shonen Jump e então em dezembro seria transferido para a Jump Square, uma revista mensal da Shueisha, onde é publicado desde então sem maiores problemas.

Mesmo com um período enorme de 2 anos sem material e conteúdo lançado no mercado, World Trigger provou que ainda era uma série muito popular, vendendo mais de 300 mil unidades em cada um dos volumes que lançou, mostrando que ainda tem muito espaço no mercado e que ainda é bem grande já que suas vendas não caíram quase nada em comparação com o quanto vendia antes, o que é muito positivo.

E com isso eu encerro essa análise das séries da Shonen Jump pra esse ano. Nos vemos ano que vem!

Deixe uma resposta

Um pensamento em “A Situação dos mangás da Shonen Jump: edição 2019”