A situação dos mangás da Shonen Jump parte I

A Weekly Shonen Jump é a maior revista shonen (e não-shounen) de mangás do Japão com cerca de 2,151,667 de edições circulando pelo país. Além disso, é e foi lar de vários dos mangás mais vendidos e populares da história como Kochikame, Dragon Ball, Naruto, Bleach, One Piece, Slam Dunk, Hokuto no Ken e outros que ajudaram a revista nesse período.

Nos últimos três anos no entanto, perdeu grandes e médios valores no seu catálogo de títulos como Kuroko no Basket, Naruto, Assassination Classroom, Bleach, Kochikame, Nisekoi e Toriko. Três desses mangás foram sucessos absurdos enquanto outros tiveram níveis diferentes de sucesso.

A Jump perdeu títulos de peso e pilares que sustentavam a mesma por anos tanto em vendas de volumes como na popularidade da própria revista mas ao mesmo tempo conseguiu novos títulos que vieram para ficar como Boku no Hero Academia, Hinomaru Zumou, Black Clover, Yakusoku no Neverland, Kimetsu no Yaiba, Yuragi-Sou no Yuna-san e Boruto: Naruto Next Generations que estrearam nesse mesmo período do fim desses mangás icônicos e populares.

Nessa lista eu farei comentários sobre os títulos atuais da revista e sua situação na mesma. Se eu estiver lendo, farei comentários sobre o mangá em si mas no geral, irei falar sobre o status de popularidade na revista em si (a conhecida TOC), vendas e outros quesitos mercadológicos.

Só para lembrar, a classificação da TOC na Jump é feita pelo editor-chefe com base na popularidade que tais capítulos vem tendo com os leitores e em como eles vêem o mangá e sua situação. Com isso, ele faz um ranking de acordo com esses métodos em que praticamente todos os mangás são rankeados com exceção daqueles que são capa da revista ou possuem páginas coloridas na edição. Fora isso, o primeiro lugar na TOC é o mangá que será o primeiro a ser lido pelo leitor enquanto o último lugar é o mangá que fechará a edição e obviamente, o último a ser lido. Com tudo explicado, vamos falar sobre os mangás.

wsj.jpgBlack Clover
Autor: Yuki Tabata
Estreia: 16 de fevereiro de 2015
Adaptação: Um OVA produzido pela Xebec foi lançado 2016 e um anime produzido pela Pierrot está previsto para 2017 sem data anunciada

Sinopse: Asta e Yuno são orfãos que foram criados juntos numa igreja localizada na periferia do reino de Clover. Em um mundo onde todos possuem poderes mágicos, Asta nasceu sem nenhum. Em contrapartida, Yuno nasceu como um prodígio com poder mágico imenso e com o talento para controlá-lo. A história acompanha os dois garotos que competem entre si para se tornar o Feiticeiro Rei, o cavaleiro mágico mais forte do reino de Clover. Mas como Asta pode se tornar um cavaleiro mágico se ele não possui magia? A sua jornada começa quando Asta obtém o misterioso poder “anti-magia”, que pode destruir qualquer mágica. Assim Asta, com sua anti-magia e força física, e Yuno, com seus poderes mágicos e talento, começam a sua jornada.

Black Clover é um mangá amado por uns e odiado por outros. Primeira obra de sucesso de Yuki Tabata após seu fracasso com Hungry Joker há alguns anos atrás, Black Clover desde sua estreia vem tendo promoções e ao mesmo tempo vem tendo boas posições no ranking da Jump ficando muitas vezes em primeiro, no top 5 ou no top 10. Suas vendas de volume também são bem estáveis e boas, geralmente ultrapassando 200 mil cópias. O volume 11, que foi o último a ser lançado, teve mais de 200 mil cópias vendidas até o momento, sendo que no total de 9 volumes, o mangá vendeu mais de 2 milhões de cópias.

Devido a isso, o mangá vai receber um anime no ano de 2017 pelo Estúdio Pierrot (Naruto, Tokyo Ghoul, Akatsuki no Yona), o que pode fazer com que suas vendas aumentem ainda mais caso tenha sucesso na adaptação, o que só poderemos ver daqui a alguns meses.

wsj13.jpg

Boruto: Naruto Next Generations
Autores: Ukyou Kodachi (roteirista), Mikio Ikemoto (desenhista) e Masashi Kishimoto (supervisão)
Estreia: 9 de Maio de 2016
Adaptação: Um anime produzido pela Pierrot desde o começo de 2017

Sinopse: Continuação direta de Naruto. O mangá terá foco em Boruto (Filho de Naruto e Hinata), Sarada (Filha de Sakura e Sasuke),  Mitsuki e na nova geração de ninjas após a 4° Grande Guerra Ninja.

Boruto é a continuação de um dos maiores sucessos da história dos mangás e animes que é conhecido como Naruto. Após o término do mangá original em 2014 e de uma continuação de um volume no meio de 2015 conhecida como Naruto Gaiden, Boruto teve seu próprio filme com uma história original e poucos meses depois teve seu próprio mangá na revista com dois ex-assistentes de Masashi Kishimoto agora sendo criadores efetivados já que Kishimoto não tem participação efetiva no projeto fora supervisão.

Boruto é o único mangá mensal da Jump, algo que raramente acontece em uma revista semanal. Provavelmente é permitido que isso aconteça por ser uma série relacionada a Naruto, que possui um nome forte no mercado.

Desde que estreou, Boruto não tem sido rankeado por ser uma série mensal e ter recebido capas e páginas coloridas em todas as vezes que teve um capítulo lançado. Além disso, Boruto é um dos mangás mais vendidos da revista e seu último volume lançado tem quase 250 mil cópias vendidas sendo que desde a última atualização em dezembro de 2016, seus volumes já tinham vendido 738 mil unidades.

Por ser uma franquia multimídia que começou com um filme, Boruto recebeu um anime no ano de 2017 após o fim de Naruto Shippuden com a mesma Pierrot produzindo.

Em relação ao mangá, ele repete o plot do filme durante boa parte dele e o desenhista tem um traço abaixo do Kishimoto. Acabei dropando o mangá após 10 capítulos por diversos motivos incluindo a história e a arte, ficando apenas no anime que até agora supera sua versão original.

wsj14Boku no Hero Academia
Autor: Kouhei Horikoshi
Estreia: Julho de 2014
Adaptação: Temporadas em 2016 e 2017 com 12 episódios cada feitas pelo estúdio Bones

Sinopse: Em um mundo onde oitenta por cento da população possui algum poder sobre-humano, ou dons, o garoto Izuku Midoriya é um dos poucos casos de pessoas comuns. Pelo mesmo motivo ele sofre constantemente nas mãos de seus colegas de classe. Nesse mundo fictício, desde o primeiro caso constatado de um recém-nascido com algum tipo de poder, o índice de criminalidade cresceu proporcional ao surgimento de heróis com as mais variadas capacidades. E, como não poderia deixar de ser, o sonho de Izuku é se tornar um super-herói. Isso parecia impossível até o dia que ele ajuda o poderoso All Might na captura de um vilão gosmento. Ao demonstrar grande coragem e um forte senso de justiça, com a ajuda do famoso herói de cabelos louros, o garoto, enfim, terá a chance de se tornar quem sempre sonhou!

Após 3 one shots (incluindo o de Boku no Hero) e duas serializações que não deram certo, Kouhei Horikoshi finalmente conseguiu um trabalho de sucesso na revista que foi seu one-shot Boku no Hero que foi publicado em 2008, 6 anos antes de ser escolhido para ser serializado. Na terceira tentativa o autor conseguiu um hit.

Boku no Hero vem tendo promoções como capas e páginas coloridas desde o início e continua sendo bastante promovido até hoje. Seus rankings estão sempre bastante excelentes e o mangá tem uma grande popularidade, sendo um dos grandes pilares da revista atualmente junto de One Piece e Haikyuu. O mangá atualmente tem 13 volumes com 10 milhões de unidades em circulação, o que rendeu duas temporadas de anime feitos pela Bones devido ao seu grande sucesso.

Sobre o mangá em si, é uma série bem boa em que li cerca de 80 capítulos em pouco tempo após ter ido atrás. No entanto, parei na edição 98 e hoje em dia a série está com cerca de 140 capítulos. Dito isso, podem ir ler pois é um dos melhores mangás da revista, este autor que vos fala que prefere deixar boa parte das coisas que lê acumularem.

wsj8.jpgBokutachi wa Benkyou ga Dekinai
Autor: Taishi Tsutsui
Estreia: 6 de Fevereiro de 2017
Adaptação: Nenhuma

Sinopse: O mangá é centrado em Yuiga, um estudante que está estudando para seus exames de entrada do colégio. Um dia duas jovens meninas aparecem na frente dele e apesar de parecem muito mais inteligentes que ele, elas pedem para que ele ajude elas com suas fraquezas em exames

Bokutachi é um dos seis novatos estreantes de uma mesma leva que foi feito no início do ano de 2017. O mangá é escrito e ilustrado por Taishi Tsutsui, que teve seu primeiro grande trabalho em um spin-off de uma das protagonistas de Nisekoi, no caso Magical Pâtissière Kosaki-chan em que tinha um traço muito parecido com Komi Naoshi, o autor de Nisekoi e que acabou levando para seu novo título.

Em relação a seus rankings, Bokutachi começou bem estreando em terceiro lugar mas depois disso teve uma queda e ficou no bottom five por algumas edições até ter subido bastante algumas edições depois. Apesar das baixas posições, o mangá provavelmente é um dos mais seguros em relação a três novatos da leva atual mas só veremos o que esperar a partir do lançamento do primeiro volume que vai ocorrer poucos dias após a publicação desse post.

Indo para o mangá em si, Bokutachi é um mangá de comédia romântica com personagens interessantes e carismáticos. Tenho lido desde o início da publicação e adorado. Hoje em dia talvez seja um dos meus mangás favoritos pois é muito confortante e divertido ler ele toda semana, além de ser um mangá que pra mim começou melhor do que Nisekoi que é outra obra um pouco mais parecida.

wsj4.jpgDr. Stone
Autores: Riichiro Inagaki (roteirista) e Boichi (desenhista)
Estreia: 6 de março de 2017
Adaptação: Nenhuma

Sinopse: Durante 5 anos, Taiju Ooki tentou se confessar para o amor de sua vida, Yuzuriha, mas nunca conseguiu. Um dia ele decode reunir toda sua coragem para dizer a ela tudo o que sente… Mas exatamente nessa hora uma catástrofe de proporções globais extingue toda a humanidade transformando-a em pedra. Como únicos sobreviventes (até então) cabe a Taiju e seu brilhante amigo, o cientista Senkuu, fazerem a humanidade sair da Idade da Pedra, voltar a Era Moderna e salvar Yuzuriha.

Dr Stone é mais um mangá novato com poucas semanas de publicação na revista e obviamente por isso, sem um futuro definido. O mangá é escrito por Richiro Inagaki (Eyeshield 21) e desenhado por Boichi (Sun-Ken Rock, Origin, Hotel), dois mangakás veteranos da indústria que se juntaram para fazer esse trabalho de colaboração.

O mangá teve seu primeiro ranking há pouco mais de um mês desde a publicação desse post e até agora tem se mantido em posições boas com seus capítulos, além de receber uma publicidade de vez em quando. Novamente, o que devemos ver em relação a seu sucesso ou fracasso será decidido nos primeiros volumes do mangá, aí teremos uma noção de como vai se sair com o tempo.

Em relação a história, tenho lido a obra desde o início. É uma história não convencional com uma premissa que eu particularmente nunca vi e até agora tem sido interessante com 11 capítulos publicados. Boichi está desenhando muito bem como sempre o fez, com bastante expressões e Inagaki está fazendo uma construção de mundo e de personagens bem legal. Veremos como a história vai andar, pretendo continuar lendo o mangá.

wsj12.jpgGintama
Autor: Hideaki Sorachi
Estreia: 8 de dezembro de 2003
Adaptação: Quatro OVAs, um filme e cinco temporadas de anime com 277 episódios no total até uma nova temporada ser anunciada. Todos produzidos pela Sunrise e depois pela Bandai Namco Pictures.

Sinopse: Sakata Gintoki é um viciado em doces, um preguiçoso ex-samurai e líder do Yorozuya, uma organização que faz qualquer tipo de trabalho por dinheiro. Esta organização ainda possui outros dois integrantes: Shimura Shinpachi, um garoto otaku e correto que almeja ser um samurai, e Kagura, uma garota comilona que faz parte do clã Yato, o mais poderoso do universo. Os três integrantes do Yorozuya entram em grandes confusões e aceitam qualquer trabalho para fazer do mundo um lugar melhor. Gintama faz paródias de vários mangás publicados na revista Shounen Jump, e também, faz paródias de celebridades, acontecimentos históricos, etc. Também retrata de uma forma cômica e muitas vezes emocionante os acontecimentos do turbulento fim do Tokugawa Bakufu. Além de trazer muitas paródias e comédia, Gintama também traz arcos repletos de ação e emoção.

Gintama é o terceiro mangá mais antigo da revista depois de One Piece e Hunter x Hunter após tantos veteranos terem encerrado sua estadia. O mangá está em seu arco final e tem tudo para ser encerrado no segundo semestre de 2017 no mínimo.

Além do fato de ser uma das maiores comédias da revista e da história dos mangás em geral com mais de 55 milhões de volumes vendidos em 68 volumes (ficando entre os 15 mais vendidos da história da revista), o mangá vende muito bem até hoje e tem uma base de fãs já solidificada. Seus animes aumentaram ainda mais a popularidade da obra que já era grande e solidificou sua posição dentro da revista, onde sempre foi extremamente seguro. Dito isso, como é um mangá de comédia, Gintama nunca teve uma estabilidade notável em rankings tendo vários capítulos no top 5 ou mesmo em primeiro para na outra semana estar no bottom five dependendo de como cada capítulo era visto, o que é normal para um gag mangá do tipo.

Agora em relação ao mangá, Gintama está no meu top 10 de mangás favoritos da vida e é intocável nessa posição. Nunca chorei tanto de rir quando li pela primeira vez a obra, tive uma diversão absurda ao ler, simpatizei com vários personagens que são extremamente carismáticos, enfim, é uma comédia excelente com arcos de ação que tem também um nível de qualidade bem alto e que merece ser lido ou ao menos dar uma oportunidade.

wsj15.jpgHaikyuu
Autor: Haruichi Furudate
Estreia: 20 de fevereiro de 2012
Adaptação: Três temporadas com 60 episódios produzidos pelo estúdio Production I.G

Sinopse: Tudo começa com Hinata Shouyou olhando uma partida do pequeno gigante em uma TV de uma loja, querendo ser como ele, Hinata decide jogar voleibol. Infelizmente no ensino fundamental II, no último ano, o time de vôlei só tinha ele como membro. Improvisando alguns membros, Hinata vai jogar o torneio de voleibol. No torneio ele é eliminado no primeiro jogo pelo “Rei da Quadra”, Kageyama Tobio. Determinado a derrotar ele, Hinata entra na escola Karasuno. O que ele não esperava era que ele encontraria Kageyama lá e agora ele precisa aprender a lidar com ele.

Haikyuu é o primeiro grande sucesso de Haruichi Furudaite após um fracasso e alguns one-shots na revista. Desde sua estreia, o mangá tem sido um grande sucesso, ganhando cada vez mais popularidade e se tornando um dos destaques da Jump. Após o término de Kuroko no Basket em 2014, a obra se tornou a única focada em esporte na revista e desde então nenhuma outra conseguiu se estabelecer na revista.

Em 2014 recebeu sua primeira animação que fez muito sucesso e aumentou ainda mais a popularidade e vendas do mangá. Falando nas vendas, a obra já vendeu mais de 22 milhões em 20 volumes disponíveis no Japão, sendo um dos grandes pilares da revista junto de One Piece e Boku no Hero atualmente e o mais vendido fora One Piece, ou seja, o segundo maior mangá da revista em popularidade e vendas.

No quesito ranking, Haikyuu também vai muito bem. Está sempre no top 5 e por vezes acaba pegando o primeiro lugar, além de raramente ter ficado muito atrás a ponto de sair do top 8. E ao contrário de muitos mangás, a obra parece não perder fôlego tanto em vendas quanto em popularidade, o que veremos se até o fim isso irá permanecer. Até o momento, o estado atual prevalece.

wsj5Harepeko no Marie
Autor: Ryuhei Tamura
Estreia: 27 de fevereiro de 2017
Adaptação: Nenhuma

Sinopse: Bijogi Taiga é um garoto que vive em um templo taoista e é apaixonado por Sagimiya Anna, sua vizinha que mora numa igreja. Um dia, Taiga a encontra realizando um treinamento para um ritual de invocação muito estranho e na tentativa de se aproximar dela, aceita fazer parte do ritual… Mal sabia ele que seria usado como sacrifício para invocar… Maria Teresa Carlota de França, a antiga rainha francesa.

Um dos seis novatos da primeira leva de mangás de 2017, Harepeko no Marie é escrito e ilustrado por Ryuhei Tamura, autor de Beelzebub que foi um sucesso médio e durou mais de 5 anos na Jump. Tamura voltou a revista quase 3 anos depois do fim de Beelzebub e tenta mais uma vez estabelecer uma série na revista.

Marie começou tendo uma página colorida na sua primeira semana de ranking mas depois disso passou todas as semanas no bottom five e tendo um desempenho muito ruim. Obviamente, o mangá pode se recuperar como já houveram vários casos de outros mangás que passaram pelo mesmo mas a situação atual não é nada agradável. Resta saber como a série ficará nos futuros rankings de seus capítulos mais atuais e como seus primeiros volumes vão se sair.

Sobre a obra, Beelzebub é um dos meus mangás favoritos em que amo praticamente todos os personagens e adoro a comédia e a história no geral então quando uma nova obra do mesmo autor foi lançada fiquei muito feliz pois era algo que eu esperava desde o fim de Beelzebub. Marie tem sido divertido e engraçado para mim desde o início com personagens carismáticos, situações bizarras, um belo traço e tendo um plot que tem me interessado. Apesar disso, os capítulos iniciais foram bem lentos e a construção pode ter prejudicado esse início.

wsj22Hinomaru Zumou
Autor: Kawada
Estreia: 26 de Maio de 2014
Adaptação: Nenhuma

Sinopse: Um ritual divino, uma arte marcial, um esporte, isso que é o combate do sumô !! O “pequeno” novo aluno, Ushio Hinomaru, aparece perante ao fraco e pequeno clube de sumô do Colégio Oodachi! As palavras “grandes” e “pesados​​” são as regras para esse esporte, que não se encaixam em nenhuma polegada desse novato, mas o que esse garoto quer no clube…!? Ushio e o pequeno clube de sumô começam a trilhar seu caminho para o topo! O objetivo é Hinoshita Kaisan! O título de maior lutador de Sumô!  

Zumou é o primeiro mangá de Kawada e um dos mangás da jump que está com rumores de que terá seu fim ainda em 2017. O mangá é publicado desde 2014 e vendeu cerca de 327 mil com 13 volumes no mercado sendo um dos menos vendidos da Jump, o que mostra como não dá para considerar o mangá um sucesso pois nessa quantidade de volumes ainda não conseguiu ultrapassar um milhão. Apesar disso, Zumou conquistou uma base de fãs que compra seus volumes em todo o lançamento e a obra consegue cerca de 25 mil por volume.

E apesar de suas vendas relativamente fracas, Zumou consegue boas posições nos rankings já que fica por muitas vezes no top 10 e vez ou outra entra no top 5 ou chega em primeiro lugar em algumas vezes. É um caso de um mangá que não vende muitos volumes mas muitas pessoas gostam de ler na própria revista, o que colaborou bastante para sua permanência nesse tempo inteiro.

O mangá está em sua reta final e deve terminar ainda nesse ano, provavelmente no segundo semestre após três anos de publicação.

wsj10Hunter x Hunter
Autor: Yoshihiro Togashi
Estreia: 3 de março de 1998
Adaptação: Um anime produzido pelo estúdio Nippon Animation com 62 episódios, além de um OVA de 30 episódios produzido pelo mesmo estúdio. Anos depois, o anime foi adaptado novamente, dessa vez pela Madhouse com 148 episódios

Sinopse: Os Hunters são dedicados a rastrear tesouros, bestas mágicas, e até mesmo outros homens. Mas tais atividades requerem uma licença, e menos de um em cem mil pode passar no exame de qualificação esgotante. Aqueles que o fazem passar ganho de acesso a áreas restritas, lojas incríveis de informações, bem como o direito de se chamar Hunter.

Hunter X Hunter é a terceira obra de sucesso de Togashi após o grande sucesso que foi Yu Yu Hakusho na Jump e o médio sucesso de Level E na mesma revista. É o segundo mangá mais antigo das séries atuais com quase 20 anos de publicação, estando atrás apenas de One Piece no atual momento.

Desde 2006, a obra tem estado em constantes hiatos, ficando ausente por meses até voltar a ser publicado e depois ter uma pausa de meses novamente. Ainda assim, o mangá não foi cancelado até hoje por ser um dos maiores sucessos da história da revista com mais de 68 milhões de volumes vendidos em 33 volumes publicados. Mesmo com uma situação como essa, a popularidade não caiu e a cada volume lançado Hunter consegue chegar a 1 milhão em poucas semanas, o que faz com que ainda que esteja sempre em hiato, o mangá permaneça na revista e esteja seguro.

Em relação ao ranking, por muitos anos antes de seu hiato Hunter ficou em primeiras posições e teve bastante promoção por parte da revista com capas e páginas coloridas frequentes. Após 2006, o mangá por muitas vezes quando voltava acabava ficando entre os últimos quando não recebia páginas coloridas ou capas. Isso mudou de uns anos para cá em que quase sempre o mangá está no meio da revista e em uma posição melhor. Não que isso importe tanto, afinal, HunterxHunter tem seu desempenho definido pelas vendas e não pelo seu ranking em si.

wsj11.jpgIsobe Isobee Monogatari: Ukiyo wa Tsurai yo
Autor: Nakama Ryou
Estreia: 27 de março de 2013
Adaptação: Três ONAs (Original Net Animation)

Sinopse: Isobe Isobee é um samurai preguiçoso com grandes sonhos. Ele vive com sua mãe que pensa que seu filho é incrível. Ele não faz nada em casa, olha para pornografia do período Edo sem a mãe perceber, dorme na escola.. mas mesmo assim ele planeja virar um respeitável samurai algum dia!

Isobe Isobee Monogatari é um mangá com um caso curioso em que começou sendo um one-shot despretencioso na revista para suprir a ausência de One Piece mas devido a um grande sucesso e feedback dos leitores, o mangá acabou serializado na revista pouco tempo depois.

Isobe tem vendas relativamente boas, com mais de 1 milhão de volumes vendidos em 13 volumes publicados e com cerca de 50 mil de vendas a cada volume.

Em relação a seu ranking, a série foi colocada no fim da revista desde 2015 (ou seja, o último mangá a ser lido) por ser uma comédia mais light para que após o leitor leia séries mais pesadas ou com bastante plot e diálogos, ele acabe encerrando positivamente com uma bela comédia. Devido a isso, Isobe não é rankeado desde o mesmo período por estar nessa situação, algo que já aconteceu com outros mangás em outros períodos em que ficaram imunes ao sistema por terem uma característica parecida em que eram uma comédia mais simples e rápida como Jaguar e Pyu to Fuko não eram rankeados entre os exemplos mais recentes.

 Kimetsu no Yaiba
Autor: Gotouge Koyoharu
Estreia: 15 de fevereiro de 2016
Adaptação: Nenhuma

Sinopse: O cenário é a era Taisho no Japão (que ocorreu de 30 de julho de 1912 até 25 de dezembro de 1926 durante o reinado do Imperador Taisho.). O mangá conta a história de Tanjiro, um rapaz de bom coração que vivia pacificamente com sua família como um vendedor de carvão. Sua vida normal muda completamente quando sua família é morta por demônios. O único sobrevivente é sua irmã, Tanjiro Nezuko que se tornou um feroz demônio. Para retornar Nezuko ao normal e se vingar do demônio que matou sua família, os dois partem em uma viagem. De um jovem talento, um conto de aventura de sangue e espadas começa!

Kimetsu no Yaiba é um dos quatro mangás estreantes de 2016 que conseguiram adquirir sucesso na mesma. Kimetsu começou mal, tendo rankings em que chegava próximo do bottom five e sendo bastante inconstante. No entanto, o mangá acabou se recuperando alguns capítulos depois de seu início ruim e desde então tem figurado entre os primeiros colocados no ranking, a partir daí ganhando páginas coloridas e capas após conseguir esses feitos.

O mangá hoje em dia fica entre os primeiros e nunca mais chegou ao bottom five, ficando sempre entre os 8 primeiros e chegando várias vezes ao top 5, sendo uma das séries mais proeficientes da revista no atual momento, recebendo inclusive uma indicação de Togashi, autor de Hunter x Hunter pela sua qualidade.

Em relação as vendas, o mangá chegou a 1 milhão de volumes vendidos até seu sexto volume, passando a vender bem com o tempo e tendo uma boa receptividade dos leitores. Tem tudo para ganhar um anime daqui a alguns meses ou anos.

Agora falando sobre a obra em si, vi muitas pessoas falando bem sobre o mangá em vários lugares e elogiando o mesmo. Por meses observei aquilo e coloquei na minha gigante lista pra ler. Na semana passada a essa publicação, acabei lendo os 62 capítulos publicados em cerca de 2 dias e adorei. Hoje em dia é um dos meus mangás favoritos da revista com uma proposta relativamente original, batalhas e personagens interessantes com conceitos bons e um mundo bem feito. Além de um traço não tão comum para a revista e uma violência também não tão normal. Enfim, leiam, vale muito a pena.

One Piece
Autor: Eiichiro Oda
Estreia: 19 de julho de 1997
Adaptação: Um anime com mais de 700 episódios produzido pela Toei Animation que continua até hoje, além de diversos filmes e OVAs produzidos pelo mesmo estúdio

Sinopse: One Piece segue as aventuras de Monkey D. Luffy, um jovem cujo corpo ganhou as propriedades de borracha depois de ter comido uma Fruta do Diabo sem querer. Com sua tripulação de piratas chamada de Piratas do Chapéu de Palha, Luffy explora a Grand Line em busca do maior tesouro do mundo conhecido como “One Piece”, cuja identidade ainda é um mistério, a fim de se tornar o próximo Rei dos Piratas.

Acho que nem precisamos falar tanto sobre quão grande é o sucesso de One Piece, certo? O maior e mais vendido mangá da história da Shonen Jump e de todas as editoras continua firme e forte até hoje, sendo anualmente o mais vendido com mais de 10 milhões com  todos os volumes lançados no ano. O mangá tem incríveis 350 milhões de volumes vendidos até o momento com 84 volumes disponíveis. Além disso, One Piece vendeu mais de 66 milhões fora do Japão, totalizando 416 milhões. Sucesso absurdo com números absurdos, não é a toa que é o maior mangá da história.
Seu anime também é um dos mais populares da história e continua sendo até hoje, ficando entre os 10 mais vistos do Japão, o que sempre contribuiu para seu sucesso na mídia original. Sua popularidade só aumentou com o tempo e não dá sinal que vai diminuir, mesmo após mais de 800 capítulos e 700 episódios.

Falando sobre os rankings, One Piece é extremamente estável. O mangá nunca saiu do top 5 e por muitas vezes está em primeiro durante o ano, o que vem fazendo e mantendo tal estabilidade desde seu começo. Devido a ser um fenômeno, One Piece recebe promoções regularmente com capas e páginas coloridas, o que não é de surpreender ninguém pelos números que o mangá faz.

Já sobre a história e o mangá, One Piece desde seu último arco tem sido muito bom para mim. Como mangá em si sempre achei um dos melhores e mais divertidos apesar de como tudo na vida, não ser perfeito. Desde o time-skip algumas partes tiveram algumas caídas mas acabei gostando de boa parte com exceção de dois arcos desde então.

Deixe uma resposta