A Inconsistência de Yami no Koe

Yami no Koe (ou Voices in the Dark) é uma coletânea de contos de terror escritos e ilustrados por Junji Ito (Uzumaki, Gyo) entre 2002 e 2003.

Uma boa ideia

Eu gosto muito das obras do Junji Ito, acho impressionante como ele consegue passar a ideia de terror pelos desenhos e pela pequena ansiedade de virar uma pagina. Mas ele tem um problema muito grave, ter ótimas ideias e conceitos, mas não desenvolver eles durante a historia.

Eu posso contar nos dedos o numero de contos e mangás dele que eu li e terminei satisfeito, eles sempre acabam com um sentimento de que a historia contada não é boa, mas as ideias apresentadas eram interessantes e acabavam ofuscando uma historia ruim. Isso se repete nessa coleção de contos, só que de uma maneira pior.

Turbilhão de loucuras          

Durante a leitura dos contos fica aparente que Junji Ito é uma pessoa muito criativa, todos os contos tem um conceito bem interessante.

Uma enchente fantasma que aparece sempre no mesmo horário levando eternamente as almas das pessoas que morreram nela  ou uma casa assombrada com alguma coisa realmente sinistra dentro dela. Esses conceitos são muito bons, o problema e que a maioria deles não sustenta uma historia inteira com trinta paginas.

Parece que o autor estava se aquecendo, os primeiros contos são bem ruins, no meio começa a melhorar e os últimos são bons. Dos sete contos apresentados, só três realmente foram interessantes de serem lidos, e ainda assim um deles só pelos desenhos grotescos em uma cena.

Como ficaria um texto muito longo falando de cada conto, escolhi três para mostrar o pior, o mediano e o melhor dessa coleção de contos.

The Dark Drinks Blood

Nesse conto vemos a historia de uma menina querendo emagrecer muito depois de um termino de namoro e como isso a leva a sonhar noite após noite com uma chuva de sangue.

Esse conto tem o problema de ser muito longo. A parte realmente que impressiona acontece muito no final, então parece que mais da metade da historia foi uma enrolação para chegarmos realmente no ponto final.

Realmente parece que o autor pensou primeiro na cena dos morcegos funcionando como o sistema circulatório de uma pessoa e assim mantendo a alma dela viva e depois criou a historia de como isso aconteceu.

Mystery of the Hounted House

A ideia desse conto bem simples, uma casa mal assombrada itinerante chega em uma cidade e algo realmente assustador acontece dentro dela.

O que sustenta essa historia são os desenhos do Junji Ito, a cada sala nova que os nossos protagonistas entram você fica pensando o que vai aparecer e como isso vai superar a ultima sala. Essa é a proposta da historia e ela a cumpre, mas o final dela é bem frustrante.

The Earth-bound People

Acompanhamos uma repórter que investiga um curioso caso em que pessoas de todo Japão ficam paradas em posições estranhas sem motivo aparente.

Esse conto me lembrou muito o meu conto favorito de Fragmentos do Horror, uma historia simples com um mistério envolvente , um twist final muito bom e que você não vê chegando, é sem duvida a melhor historia da coleção e recomento MUITO a leitura dela.

Uma introdução a Junji Ito         

Yami no Koe é um ótimo resumo das historias de Junji Ito. Ao mesmo tempo em que temos algumas excelentes e muito bem desenvolvidas temos outras com conceitos convincentes, mas que não sustentam uma historia com mais de cinco paginas.

Deixe uma resposta