Ajude e lembre da Kyoto Animation

Não sabemos como começar esta nota adequadamente.

Você provavelmente já sabe sobre a tragédia ocorrida com a Kyoto Animation, um estúdio de animação bastante especial.

Existem muitos motivos pelo qual o estúdio é diferente, um deles é sua política de trabalho. É o único estúdio que conta exclusivamente com funcionários in-house com salários fixos e decentes, que possui escolas de treinamento para desenvolver seu staff com calma e dar oportunidade para mais jovens e que produz animes fora do ritmo de temporada, fugindo dos prazos apertados, e dando tempo o suficiente para que seus animes sejam completos até mesmo antes da exibição, evitando período de crunch e priorizando a saúde mental e física de seus funcionários. Um verdadeiro exemplo para o resto da indústria, onde a maioria faz o contrário do que deveria.

Outro motivo pelo qual o estúdio é especial são as próprias pessoas que trabalham nele. Algo claro sobre a Kyoto Animation e suas produções é que o trabalho in-house e os prazos longos permite uma proximidade maior entre cada contribuinte individual que trabalha em um anime, gerando uma coesão muito grande nos mínimos detalhes possíveis que se encaixarão em uma visão maior. Geralmente eles gostam de tratar de temas que deixem mensagens positivas para o espectador, trabalhando de diferentes formas o cotidiano e mostrando diferentes perspectivas sobre as pequenas coisas da vida. E mesmo quando alguns de seus animes não se sobressaem em relação às suas grandes obras, é inegável como cada um deles é incrivelmente humano.

E tudo isso deixa ainda mais triste essa nota.

Caso não saiba do ocorrido, no dia 19 de julho, um assassino em série incendiou o prédio da Kyoto Animation, matando e ferindo gravemente dezenas de pessoas.

Considerando a natureza do estúdio e o fato de que no Quadro x Quadro sempre pensamos em colocar o fator humano em consideração nos textos e no podcast, soaria errado não comentar nada sobre caso.

Todos do Quadro x Quadro foram influenciados e impactados em níveis diferentes por algum anime feito pela Kyoani, é um estúdio inegavelmente importante para nós.

Caso você queira ajudar a Kyoani de forma prática e monetária, a Sentai Filmworks criou uma campanha de financiamento coletivo na gofundme

A Sentai Filmworks é quem distribui os animes da Kyoani no ocidente. O dinheiro vai ser pra ajudar o estúdio e funcionários.

Caso você tenha condições e queira ajudar comprando mercadorias de produtos da Kyoani, também pode fazer isso diretamente no site da loja deles

Se você quiser saber mais o porque a Kyoto Animation é tão especial, recomendo dar uma assistida neste vídeo:

Ou neste:

E quem sabe também dar uma lida neste artigo

Como está tudo em inglês, agradeceríamos se alguém souber de um artigo ou vídeo bacana em português e nos avisasse, para que compartilhássemos também.

E por fim, tentem lembrar da Kyoto Animation não pela tragédia que ocorreu, mas pelas obras que eles fizeram. Você pode até mesmo não gostar de alguma, mas temos certeza que alguma irá ressoar com você.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Ajude e lembre da Kyoto Animation”