Não sabemos como começar esta nota adequadamente.
Você provavelmente já sabe sobre a tragédia ocorrida com a Kyoto Animation, um estúdio de animação bastante especial.
Existem muitos motivos pelo qual o estúdio é diferente, um deles é sua política de trabalho. É o único estúdio que conta exclusivamente com funcionários in-house com salários fixos e decentes, que possui escolas de treinamento para desenvolver seu staff com calma e dar oportunidade para mais jovens e que produz animes fora do ritmo de temporada, fugindo dos prazos apertados, e dando tempo o suficiente para que seus animes sejam completos até mesmo antes da exibição, evitando período de crunch e priorizando a saúde mental e física de seus funcionários. Um verdadeiro exemplo para o resto da indústria, onde a maioria faz o contrário do que deveria.
Outro motivo pelo qual o estúdio é especial são as próprias pessoas que trabalham nele. Algo claro sobre a Kyoto Animation e suas produções é que o trabalho in-house e os prazos longos permite uma proximidade maior entre cada contribuinte individual que trabalha em um anime, gerando uma coesão muito grande nos mínimos detalhes possíveis que se encaixarão em uma visão maior. Geralmente eles gostam de tratar de temas que deixem mensagens positivas para o espectador, trabalhando de diferentes formas o cotidiano e mostrando diferentes perspectivas sobre as pequenas coisas da vida. E mesmo quando alguns de seus animes não se sobressaem em relação às suas grandes obras, é inegável como cada um deles é incrivelmente humano.
E tudo isso deixa ainda mais triste essa nota.
Caso não saiba do ocorrido, no dia 19 de julho, um assassino em série incendiou o prédio da Kyoto Animation, matando e ferindo gravemente dezenas de pessoas.
Considerando a natureza do estúdio e o fato de que no Quadro x Quadro sempre pensamos em colocar o fator humano em consideração nos textos e no podcast, soaria errado não comentar nada sobre caso.
Todos do Quadro x Quadro foram influenciados e impactados em níveis diferentes por algum anime feito pela Kyoani, é um estúdio inegavelmente importante para nós.
Caso você queira ajudar a Kyoani de forma prática e monetária, a Sentai Filmworks criou uma campanha de financiamento coletivo na gofundme
A Sentai Filmworks é quem distribui os animes da Kyoani no ocidente. O dinheiro vai ser pra ajudar o estúdio e funcionários.
Caso você tenha condições e queira ajudar comprando mercadorias de produtos da Kyoani, também pode fazer isso diretamente no site da loja deles
Se você quiser saber mais o porque a Kyoto Animation é tão especial, recomendo dar uma assistida neste vídeo:
Ou neste:
E quem sabe também dar uma lida neste artigo
Como está tudo em inglês, agradeceríamos se alguém souber de um artigo ou vídeo bacana em português e nos avisasse, para que compartilhássemos também.
E por fim, tentem lembrar da Kyoto Animation não pela tragédia que ocorreu, mas pelas obras que eles fizeram. Você pode até mesmo não gostar de alguma, mas temos certeza que alguma irá ressoar com você.
Um pensamento em “Ajude e lembre da Kyoto Animation”
Descobri tem poucos dias dessa tragédia, acredite ou não. Realmente é um caso muito triste e que foi uma bomba jogada que realmente destruiu meu dia. E foi a apenas algumas semanas que eu tinha assistido o maravilhoso Hyouka, que depois de eu ter descobrido essa tragédia fez-se esvair todo o doce dessa peculiar obra. E pelo que sei, eu, e você Pedro(vou supor que você quem escreveu, já que você ama o estúdio tanto quanto eu, apesar da rixa com relação à Suzumiya) adoramos o estúdio de forma incomensurável, desde os belos dias de Hibike Euphonium.
O pior de tudo é que parece um pesadelo horrível, que de milhares de desastres horríveis, mais fáceis de prever, a segunda maior tragédia do Japão foi com um estúdio de animação, e logo a nossa querida; Kyoto Animation. Eu fiquei realmente pasmo, e extremamente cético do ocorrido. Fui direto buscar em mais sites, veículos de notícias, esgotei as manchetes brasileiras e fui para as japonesas. E com a ajuda do Translate, recebi mais informações desse desastre, de tão assombroso e irreal, me fez duvidar até depois de ler tudo sobre.
Tantas pessoas talentosas, dentre elas: Futoshi Niyshia, Yoshiji Kigami, Yasuhiro Takemoto – diretor de Hyouka. E tantos mais deixaram esse mundo de maneira tão inesperada. No auge do período da minha dúvida com relação a Deus, essa tragédia me fez até pedir à Ele que ao menos cuide da essência dos funcionários da Kyoani. Inclusive posso estar sendo hiperbólico, mas nem ao menos sei se terei o mesmo tato para assistir as animações do estúdio novamente. O doce se torna amargo, a inocência se perde. Mas provável que os funcionários que ainda estão no estúdio não querem que os fãs se sintam dessa forma. Mas como um todo, é difícil deixar de pensar nisso.
Mas enfim, apenas um desabafo. Queria comentar em relação ao ocorrido com pessoas que têm o mesmo gosto “animístico”. Grande abraço!!