Manga Time Kirara e as diferentes revistas da linha contam a origem do Moe moderno e CGDCT

Se o que é conhecido como “Cute Girls doing cute things ou CGDCT” existe hoje em dia, você provavelmente terá que agradecer (ou odiar, sabe-se lá) a Houbunsha pela criação da sua linha Seinen que é a Manga Time Kirara.

Essa linha são revistas seinen criadas durante o começo dos anos 2000 com foco em geral em mangás 4-koma com gêneros em sendo slice-of-life e com arte bastante moe. Uma grande parte dos animes moe/CGDCT que fizeram sucesso no decorrer da metade dos anos 2000, foram influentes e ficaram populares vieram dessas revistas e com isso eu falarei um pouco dessas revistas que a cada ano tem vários de seus mangás sendo adaptados para anime desde então.

A linha Manga Time Kirara foi criada aos poucos pela publisher Houbunsha. A primeira revista Manga Time Kirara foi criada em Maio de 2002, enquanto Manga Time Kirara Carat foi criada em Janeiro de 2003, Manga Time Kirara Max foi criada em Setembro de 2004, Manga Time Kirara Forward foi criada em Março de 2006 e Manga Time Kirara Miracle! em Março de 2011 e Manga Time Kirara Magica foi criada em Junho de 2012.

Manga Time Kirara


Frequência: Mensal
Demografia: Seinen
Criação: 2002
Mangás de destaque: K-on, K-on College, Yuyushiki, Hitsugikatsugi no Kuro, Acchi Kocchi, Doujin Work, Hakoiri Drops, Slow Start. Urara Meirochou (vinda da Kirara Miracle), Jokumachi no Dandelion (vinda da Kirara Miracle)

Manga Time Kirara Carat
 

Frequência: Mensal
Demografia: Seinen
Criação: 2003
Mangás de destaque: Hidamari Sketch, New Game, K-on Highschool, Swap Swap, A-channel, Gokicha, Blend S, GA: Geijutsuka Art Design Class, Kill Me Baby

Manga Time Kirara Max
 

Frequência: Mensal
Demografia: Seinen
Criação: 2004
Mangás de destaque: Gochuumon wa Usagi desu ka, Kiniro Mosaic, Comic Girls, Kanameno, Stella no Mahou, R18, Rakka Ryuusui

Manga Time Kirara Forward
 

Frequência: Mensal
Demografia: Seinen
Criação: 2006
Mangás de destaque: Gakkougurashi, Yuru Camp, Yumekui Merry, Itoshi no Karin, Futari no Renai Shoka, Anne Happy, Hanayamata, Harukana Receive, HajiOtsu

Ao contrário do restante das Manga Time Kirara que são completamente 4-koma e em sua maioria tem mangás com slice-of-life e “CGDCT”, a Kirara Forward é uma revista de mangá mais comum em comparação com muito poucos 4-koma e com um formato mais comum de mangá, além de gêneros diferentes como Gakkougurashi que é um mistério/aventura/ação e diversos mangás de romance. A Forward é com certeza a revista mais diferente de todas e por isso merece uma escrita a detalhando mais já que as outras basicamente tem um formato padrão de 4-koma com um estilo definido.

Manga Time Kirara Miracle!

Frequência: Mensal
Demografia: Seinen
Criação: 2011. Descontinuada em 2017
Mangás de destaque: Sakura Trick, Urara Meirochou (previamente), Joukamachi no Dandelion (previamente), Koufuku Graffiti

A Kirara Miracle foi uma revista da linha Kirara que foi criada em 2011 e teve vários mangás desde então, com muitos conseguindo relativo sucesso e ganhando animes devido a isso. No entanto, em 2017 a revista foi descontinuada sem motivo divulgado e os mangás que ainda estavam sendo serializados como Urara Meirochou e Joukamachi no Dandelion foram transferidos para outras revistas da linha.

Manga Time Kirara Magica

Frequência: Irregular
Demografia: Seinen
Criação: 2012
Mangás de destaque: Diversos mangás de Mahou Shoujo Madoka Magica

Como já deu pra perceber, essa é uma revista inteira para Madoka Magica. Todos os mangás, one-shot e conteúdo da revista são sobre a franquia e tem sido assim desde a sua criação. Outras adaptações ou novos conteúdos da franquia já apareceram em outras Kirara como a Forward mas isso aconteceu devido ao fato de que a revista em si só passou a existir depois da iniciativa.

O motivo pelo qual existe essa revista fica um pouco óbvio quando você olha o Comitê de Produção do anime e dos filmes de Madoka Magika e você verá que a Houbunsha é parte dele, o que deixa claro que a publisher está investindo na produção do anime e a revista, além dos mangás, estão ali para gerar a receita da empresa já que é a área da mesma. Por último, a revista não tem uma frequência realmente definida, saindo vez ou outra sem exatidão.

(Fonte: Wikipedia en; Comicvine)

Deixe uma resposta