Como um fã de Dragon Ball passou a trabalhar profissionalmente na franquia

Dragon Ball é um dos maiores mangás e animes da história, sendo ainda hoje uma das franquias que mais rende no mercado com seus animes, mangás, brinquedos, jogos e diversos produtos.

Toyotaro/Toyble em pessoa

Como não era nada de se estranhar, doujinshis (obras de fãs) começaram a ser feitos no Japão em Comikets e diversos eventos, além de trabalhos menores. No começo dos anos 2000 uma imagem de um Super Saiyajin 5 circulava pela internet no ocidente com os dizeres Dragon Ball AF, que foi criado um rumor de que a série havia continuado ou iria continuar após o fim de Dragon Ball GT.

Dragon Ball AF de Toyble

Obviamente isso foi negado por todas as partes envolvidas incluindo Toei Animation, Shueisha e o próprio Akira Toriyama e depois foi descoberto que era uma farsa. No entanto, o boato foi tão grande que artistas de doujin no Japão começaram a fazer histórias e desenhos com base nisso e vários projetos começaram a partir daí. Um desses projetos notáveis de Dragon Ball AF foi o de Toyble que criou no início dos anos 2000 e publicou uma série de doujins por cerca de 10 anos emulando e continuando o mundo que tanto amava e sonhava em ver uma continuação.

Mensagem de despedida de Toyble

A partir de 2012 no entanto a série de doujins de Toyble foi encerrada no seu último volume publicado com uma silhueta de um personagem e uma mensagem enigmática que dizia que ele iria parar com o doujinshi em questão devido a um novo projeto dele e que um dia quando tivesse tempo o suficiente, iria voltar com tal.
O projeto em questão era o mangá baseado no jogo de arcade Dragon Ball Heroes e que na sua versão em mangá, ganhou um subtítulo de Victory Mission. Além disso, Toyble deixou de existir e com isso nasceu Toyotaro, seu novo pseudônimo.

Devido a esse projeto que ainda está em andamento, Toyotaro acabou sendo aprovado e a partir de 2015 teve seu primeiro trabalho com uma obra mainstream de Dragon ball que foi o one-shot do filme “O retorno de Freeza”. Ainda no mesmo ano, Toyotarou virou o desenhista oficial do mangá mensal de Dragon Ball Super publicado na V-Jump da Shueisha após Toriyama pedir para ele fazer duas páginas do mangá, o que lhe garantiu uma vaga na equipe pela habilidade do autor.

Character design dos personagens criados por Toriyama e Toyotaro

Desde então, Toyotaro vem fazendo o mangá de Dragon ball super e escrevendo com base nos scripts de Toriyama, com quem tem uma relação próxima e que tem uma supervisão do mesmo. Para mostrar a importância que tem, Toyotaro acabou virando um character designer a partir do arco Sobrevivência do Universo – que está em andamento no anime e vai começar no mangá – ao criar personagens sozinho ou em colaboração com Toriyama para o anime e mangá de Dragon Ball Super.

No fim das contas, Toyotaro tem uma relação próxima com Toriyama e o mesmo já deu declarações de que vê o autor como seu sucessor. Toyotaro começou como um fã da obra e um autor de doujinshi para trabalhar oficialmente para a Shueisha em mangás de Dragon Ball e com o próprio Akira Toriyama. Isso sim é um sonho realizado e que veremos o que o futuro espera desse autor.

Deixe uma resposta