Porque conhecer bem o Japão é essencial para o aproveitamento de uma obra

Akihabara001 - Quadro x Quadro Podcast e Blog

A cultura japonesa é uma das mais interessantes para mim faz anos, seja devido ao fato de eu já ter ido ao Japão quando mais novo ou devido ao meu contato com o mesmo ao ser bombardeado pelo entretenimento veiculado a minha volta desde minha infância como jogos, mangás ou animes. No entanto, algo que nunca havia me passado pela cabeça até algumas semanas atrás fez com que eu pensasse bastante sobre como o conhecimento faz com que você aproveite mais o que consome.

Yuru Yuri, o anime causador de todo esse texto

Falando estritamente sobre isso, eu estava assistindo um anime colegial chamado Yuru Yuri (um ótimo anime/mangá por sinal, vejam e leiam tudo) quando por algum motivo comecei a me questionar sobre a série que estavam. Essa dúvida me perseguiu por alguns minutos até que fui pesquisar sobre o colégio japonês e vi o funcionamento completo deles, ou seja, as meninas do anime em questão estavam no Middle School (Chūgakkō), o que para nós brasileiros seria o período pré-ensino médio (sétimo, oitavo e nono ano).

Partindo dessa premissa, comecei a relembrar como ao assistir e ler várias obras se passando em ambientes escolares nunca tive a ideia de pesquisar sobre o sistema escolar japonês, enquanto esse anime fez com que isso acontecesse. Algo simplesmente único e interessante que eu nunca havia ligado antes até esse momento. Usando deste princípio, relembrei de várias obras que poderia ter deixado de pegar alguma referência ou entender aspectos em questão das mesmas; ou mesmo críticas a sociedade e cultura japonesa que poderiam ter passado por mim quando na época não possuía o conhecimento em si para julga-las. Isso é algo muito interessante que muitas pessoas não se preocupam e acham que não fazem falta. Mas já digo logo, faz falta sim.

Conhecer o país, sua cultura, sociedade, práticas e diversos aspectos do mesmo aumenta sua capacidade de entendimento e percepção de uma obra. E isso não é exclusivo do entretenimento japonês pois todos os mercados de entretenimento necessitam de uma dose de conhecimento ao menos mínima para aproveitamento. O maior exemplo para nós é obviamente o Estados Unidos com seus filmes, desenhos, quadrinhos, séries e jogos tendo diversas referências a cultura norte-americana e ao país em si. Não conhecer muito bem o país em questão que produz o que você consome pode te prejudicar exponencialmente no entendimento.

Love Live 001 - Quadro x Quadro Podcast e Blog
Love Live, um anime com foco em idols

Voltando ao Japão e utilizando de alguns exemplos do mercado japonês, imagine ler um mangá protagonizado por um Hikkomori (literalmente um isolado) em que você não sabe sobre essa condição na vida real mas da mesma forma está lendo tal conteúdo. Ou sobre um mangá de Youkais (Monstros do folclore japonês) em que você perde informação devido a não saber o mínimo disso. Ou sobre a vida escolar e os problemas e pontos positivos que ela tem na vida de um personagem. Ou mesmo sobre um anime que tenha um foco enorme em idols? Quantas informações e histórias você não deixa de aproveitar por não conhecer bem a cultura e todo o país em questão? Pense nisso. Conhecer o ambiente e o local de onde a obra é publicada é essencial para o aproveitamento dela, ainda mais quando você é um estrangeiro que não teve tanto contato profundo com várias facetas do Japão como o brasileiro padrão normalmente o é.

 

Deixe uma resposta