O que a nota diz a respeito de uma obra?

o que a nota diz a respeito de uma obra? - Quadro X Quadro

Recentemente tive uma discussão com um amigo (que faz parte desse site) sobre o uso das notas que os mangás recebem no My Anime List (MAL para os íntimos) como forma de curadoria para achar mangás novos para ler, o que parecia algo bem complicado para mim e me fez discordar do ato de cara, já que sempre achei que a maioria das notas no MAL destoam bastante de minhas opiniões pessoais (Danganronpa 3 Kibou-Hen tem média 8, e quanto mais eu penso nesse anime, mais eu o odeio, por exemplo), mas tempo depois da discussão, eu comecei a ter alguns questionamentos.

O que uma nota quer dizer para uma obra? Uma obra com notas baixas merece sua atenção? Quais aspectos são importantes considerar? Será que de fato as notas do MAL são tão destoantes do meu gosto pessoal quanto eu achava?Pensando nessas perguntas, eu me lembrei de um mangá que havia lido a muito tempo atrás que volta e meia entra na minha cabeça: Cigarette Anthology

Cigarette Anthology é uma compilação de diversos oneshots (mangás que possuem apenas um capitulo) de diversos autores que usam o cigarro como tema principal.

Haviam historias boas, historias criativas, historias ruins mas com algum valor ali, e algumas histórias que eram simplesmente esquecíveis.

De alguma forma aquela coletânea de oneshots me marcou, eu vi diversas histórias legais e muitas eram um tanto intimistas e era perceptível a visão de mundo que o autor queria passar, assim como era possível entender como é o tipo de historia que o autor costuma fazer, reconhecer o nome de algum mangaká que teve um oneshot em Cigarette Anthology me deixou muito satisfeito.

Mas é uma coletânea inconsistente, e mesmo com histórias boas, com ótimos textos e tentando dar uma profundidade na limitação de apenas um capitulo, havia diversas histórias problemáticas que simplesmente eram mal escritas ou vazias, eu daria uma nota 6 para Cigarette Anthology…. Daí eu procurei a nota que Cigarette Anthology teve no MAL e vi que a média é 6 também.

Com isso, eu comecei a rever minhas notas e comparar com as médias, e percebi que minhas notas no geral não eram tão destoantes assim, mas ao ver apenas uma média ali, havia uma grande estranheza, pois notas são apenas respostas curtas, e por mais que você possa concordar com uma resposta curta, ela talvez não lhe satisfaça

Se eu tivesse trombado com Cigarette Anthology no MAL sem ter lido nada dele, veria que era uma coletânea sobre cigarros e que as pessoas no geral achavam “okzinho”, provavelmente ignoraria e iria atrás de outra coisa para ler, e com isso teria perdido histórias interessantes.

Acontece que é necessário analisar diversos aspectos de uma obra para entendê-la por completo, e muitas vezes estamos tão preocupados com o valor numérico que uma obra recebeu que não vamos atrás de outros valores que a obra possa ter.

Um ponto que mostra bastante isso é quando outro amigo meu (que também é membro do site, quem diria!) assistiu Yuri on ice para gravar um podcast (que olha só que coincidência, é o podcast deste site!), quando ele terminou de assistir, disse que a nota final do anime era um 7, pois reconhecia seus pontos positivos apesar de não ter se divertido nem um pouco e ter achado uma experiência muito cansativa.

Eu dei uma nota 6 para Yuri on ice e disse que era  “o melhor anime medíocre da minha vida”, pois mesmo vendo vários problemas para dar uma nota média, consegui  aproveitar o anime e me divertir com ele.

Isso mostra como nota pode ser muito subjetiva, mesmo minha nota sendo menor do que a do meu amigo, não significa necessariamente que ele tenha gostado mais.

Outro ponto que me lembrei, é o fato de muitas pessoas (eu incluso) que usam o MAL mudar as notas dos animes/mangás que consumiram com certa frequência, e isso acontece porque na medida em que você vai vendo outras obras, seus gostos mudam aos poucos seu senso crítico vai crescendo.

A primeira vez que vi The World God only knows em 2010, não havia encontrado um erro sequer naquele anime, achei o tema do anime super interessante e bem abordado, amei a trilha sonora e achava os personagens fascinantes, com todos esses pontos, achei super justo dar uma nota 10 para ele… Daí poucos anos depois eu reflito mais sobre o anime, encontro vários problemas nele e encontro o anime Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru (Oregairu para os íntimos), que mostrou uma execução muito melhor nos temas abordados do que em The World God Only Knows. Minha nota 10 com um tempo caiu pra 7

E isso é só um exemplo de muitos outros de como as notas podem ser inconsistentes por dependerem muito do momento, também houve animes e mangás que aumentei a nota quando relembrei deles com outras perspectivas.

No fim das contas, acho que a nota é um fator válido para termos uma noção sobre a obra, mas jamais deve ser tratado como uma das maiores partes dentro de uma obra, ainda mais porque talvez nem você nem outras pessoas entendam tão bem sobre seus gostos, e algo fraco ou medíocre pode ter coisas que te acrescentem muito, assim como coisas grandiosas e aclamadas podem acabar não te acrescentando em nada.

Deixe uma resposta