E sejam muito bem vindos queridos ouvintes a mais um podcast Quadro X Quadro. O assunto do episódio de hoje é Gainax! O famoso estúdio responsável por obras como Otaku no Video, Tengen Toppa Gurren Lagann e um marco dos animes, Neon Genesis Evangelion.
Gabriel Guerrero, José Verissimo, Kei, Pedro Guilherme e Victor Hugo se juntam para falar sobre essa história cheia de criatividade, problemas administrativos e animes marcantes para a tv, o vídeo e o cinema. Como começaram? Quais suas principais características da Gainax? Porque o dinheiro nunca é suficiente para concluir as obras? Como uma empresa que produziu um dos animes mais explorados comercialmente de todos os tempos ainda tem problemas financeiros? E por que não ouvimos mais falar tanto deste estúdio tão importante? Qual a perspectiva de futuro? Esperamos que gostem deste episódio tanto quanto gostamos de gravá-lo!
E para aqueles que se interessam pelo tema do nosso último episódio, sobre Yuri!!! on Ice, na leitura de comentários fizemos todo um novo bloco sobre tópicos levantados por ouvintes que renderam algumas reconsiderações em relação ao anime mais popular da temporada anterior. Para nos ajudar a ter um podcast cada vez melhor (além de alimentar nossos egos carentes snif-snif), façam como a Jéssica e a Lívia! Deixem suas contribuições nos comentários, mandem e-mails ou interajam conosco através dos links abaixo. Como preferirem.
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Mangás Quadro X Quadro
Edição: Matheus Santos
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2 pensamentos em “Gainax – Dinheiro, Depressão e Debandada – Quadro X Quadro 005”
Opa, valeu pelo retorno 👍🏻 Concordo que as apresentações de personagens secundários foram chatas para alguns, mas muitos gostaram, inclusive o interesse pela patinação no gelo por parte de pessoas que nem conheciam o esporte cresceu.
Concordo que os personagens poderiam ser melhor explorados, mas, novamente, há diversas nuances que talvez, para o público japonês, tenha sido o suficiente (como foi a abordagem do relacionamento homoafetivo). É verdade que muitos animes apresentam os personagens e seus dramas de forma mais clara, mas a diretora Sayo Yamamoto, queria um tom mais “off”, talvez justamente por causa das questões de homossexualidade e problemas psicológicos, que são dois tópicos MUITO sensíveis para a sociedade japonesa. Esclarecendo: os japoneses mais ou menos “aceitam” a pessoa sofrer de um trauma (como acontece com o protagonista de Sangatsu no Lion), mas problemas como ansiedade e depressão, que acontecem independentemente da pessoa ter uma vida boa ou não, isso eles não aceitam de jeito nenhum!
Falando da questão do merchan, vejam Tiger and Bunny! É um anime da Sunrise, sobre super heróis que ganham a vida participando de uma espécie de reality show. Cada herói é patrocinado por empresas reais como a Pepsi, Domino’s Pizza e várias outras. Os uniformes têm os logos das empresas e os heróis aparecem fazendo propaganda dos produtos em outdoors e cartazes nos planos de fundo. A Blue Rose, personagem patrocinada pela Pepsi, fez uma propaganda real para a marca: https://www.youtube.com/watch?v=Ip-1APqBic0
vc sabe dizer se a intenção do hideaki era mostrar o relacionamento homoafetivo mais livremente? teria algo onde eu poderia ter mais informações sobre?